Montparnasse não é um bairro famoso como Saint Germain ou o Marais e não possui nenhum monumento ícone. Montparnasse é um bairro tradicional e bem residencial.
Nesse artigo nós te contamos tudo que você precisa saber sobre Montparnasse: segurança, hotéis, o que fazer, atrações, restaurantes etc
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França. Clique aqui e compare preços no site Seguros Promo. Ganhe 5% de desconto com o código CONEXAO5 |
Índice Montparnasse, Paris
- Montparnasse, Paris
- Montparnasse é perigoso? Montparnasse é seguro?
- Onde ficar em Montparnasse / Hoteis em Montparnasse
- O que fazer em Montparnasse
- Onde comer em Montparnasse / Restaurantes em Montaparnasse
- O que fazer em Paris em cada mês do ano / O que fazer em Paris em cada época do ano / Roteiros de Paris 1 a 5 dias / O que NÃO fazer em Paris
- DESCONTOS E PRESENTES aos leitores do Conexão Paris: baixe os voucheres
Montparnasse, Paris: vantagens de ser hospedar na região
Montparnasse é uma região do 14° arrondissement (distrito) de Paris que — apesar de não ser central como as áreas que descrevemos nesse artigo aqui — é interessante, segura, com bela arquitetura e com uma infra estrutura excelente para o turista (transportes, hotéis, restaurantes, programas culturais etc).
Alguns arrondissements (distritos) parisienses são tão grandes que eles possuem áreas agradáveis e outras nem tanto, áreas com grande oferta de transporte público e outras com pouca ou nenhuma, áreas com bons restaurantes e outras com opções duvidosas, áreas com museus e teatros e outras um verdadeiro deserto cultural.
Montparnasse é exatamente a área “boa” do 14° arrondissement em relação ao turismo. Estamos nos referindo a uma região bem precisa, delimitada pelo boulevard Montparnasse (entre a praça Montparnasse Bienvenue e Port Royal) e pelo boulevard Raspail (entre Denfert Rochereau e o boulevard Montparnasse). Vamos nos dar a liberdade de acrescentar à nossa delimitação da região de Montparnasse, uma parte do vizinho 6° arrondissement, pois essa área tem mais a ver com a atmosfera de Montparnasse.
Hospedagem mais barata (ou menos cara)
Uma vantagem de ficar hospedado em Montparnasse é que os hotéis nessa região costumam ser mais baratos (ou menos caros) do que nos bairros mais turísticos, centrais e próximos ao rio Sena.
Clique e aqui e leia nosso artigo com dicas de bons hotéis nas regiões centrais de Paris.
Meios de transportes
Montparnasse possui várias estações de metrô e muitos ônibus passam pela região.
Ali fica também a estação ferroviária Montparnasse. Desta gare você ao castelo de Versailles.
A principal estação de metrô da região e uma das principais de Paris é a Montparnasse – Bienvenüe onde passam cinco linhas de metrô.
Da estação de metrô Montparnasse – Bienvenüe você chega direto a vários locais turísticos de Paris: o Museu Orsay (linha 12); Saint Germain (bairro ícone de Paris – linha 4); ilha Cité para visitar a catedral Notre Dame e lá você já está quase no Marais (linha 4); praça Concorde (linha 12); avenida Champs Elysées e Arco do Triunfo (linha 6); Torre Eiffel (linha 6); Montmartre (linha 12).
De Montparnasse você pode também ir a pé a Saint Germain e ao Jardin du Luxembourg, um dos mais bonitos da cidade. Você pode esticar até a praça Denfer Rochereau, a pé também. Nesta praça você tem a estação do trem RER B que liga Paris ao aeroporto Gharles de Gaulle e ao aeroporto Orly. E, saindo da estação ferroviária Montparnasse, são 35 minutos de caminhada até a Torre Eiffel.
Para quem gosta de conhecer as cidades a pé, Montparnasse é uma boa localização.
Compre aqui INGRESSOS ANTECIPADOS de museus, monumentos, atrações e passeios. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto |
Montparnasse é perigoso? Montparnasse é seguro?
Montparnasse é um bairro seguro, assim como a maior parte da cidade de Paris. Não se preocupe.
O maior perigo que existe em Paris são os pickpockets que estão sempre agindo nas regiões, ruas e locais mais cheios e conturbados como filas de museus e monumentos, dentro dos museus, monumentos e das estações e vagões do metrô.
Para se proteger contra a ação dos pickpockets: andar com a bolsa e a mochila voltada para a frente do corpo e não colocar carteira, documentos, celular nos bolsos traseiros das calças e nos bolsos externos dos casacos.
Onde ficar em Montparnasse / Hoteis em Montparnasse
Hoteis em Montparnasse 2 estrelas:
- Hôtel Odessa Montparnasse | avaliação Booking: muito bom / 8,4 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
Hoteis em Montparnasse 3 estrelas:
- Lenox Montparnasse | avaliação Booking: fabuloso / 8,8 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
- Hôtel A La Villa des Artistes | avaliação Booking: fabuloso / 8,6 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
- Hôtel le Royal Rive Gauche | avaliação Booking: fabuloso / 8,5 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
- Citadines Montparnasse Paris | avaliação Booking: fabuloso / 8,0 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
Hoteis em Montparnasse 4 estrelas:
- Hotel Aiglon | avaliação no Booking: fabuloso / 8,7 | Inúmeros leitores já se hospedaram neste hotel e todos ficaram satisfeitos. Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
- Hôtel Léopold | avaliação no Booking: muito bom / 8,5 | Mesmo cenário: inúmeros leitores já se hospedaram neste hotel e todos ficaram satisfeitos. Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
- Pullman Montparnasse | avaliação no Booking: muito bom / 8,4 | Este hotel é diferente dos dois citados em alguns aspectos. Além de ser uma categoria superior, o hotel é imenso, arquitetura contemporânea, com restaurantes, salas de esporte, salas de convenções. Algumas pessoas preferem este tipo de hotel clássico das grandes cadeias. Outros buscam hotéis tipicamente franceses, menores e mais charmosos. Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
Hoteis Ibis em Montparnasse:
-
Ibis Paris Gare Montparnasse | avaliação no Booking: bom / 7,3 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
-
Ibis Paris Tour Montparnasse | avaliação no Booking: bom / 7,5 | Clique aqui para saber as tarifas, ver fotos e fazer sua reserva.
O que fazer em Montparnasse
Montparnasse não é o bairro onde estão os museus mais importantes de Paris. Mas ele possui alguns outros endereços, mais discretos, para aqueles que buscam a Paris fora dos roteiros do turismo internacional.
Museus em Montparnasse
- Fundação Cartier para Arte Contemporânea. Esta fundação foi criada em 1984 e sua vocação é divulgar os diversos aspectos da cultura contemporânea francesa e internacional. Ela cruza todas as áreas, du design à fotografia, da pintura ao vídeo, da moda ao espetáculo ao vivo.O prédio é do grande arquiteto Jean Nouvel.Todos os anos ela organiza exposições temáticas encomendada aos artistas. E o jardim da Fundação merece ser conhecido. Endereço: 261 boulevard Raspail, 75014. Metrô Raspail, linhas 4 e 6.
- Museu Zadkine. Museu dedicado ao escultor russo Ossip Zadkine. Este endereço foi sua casa e seu atelier até sua morte em 1967. O museu Zadkine está perto do Jardim Luxemburgo. Ele apresenta toda a obra do artista, esculturas, pinturas, fotografias. O jardim do museu é uma ilha de paz no centro da cidade. Endereço: 100 bis rue d’Assas, 75006. Metrô Vavin, linha 4. O museu é gratuito.
- Museu Bourdelle. Museu dedicado ao escultor francês Antoine Bourdelle. Este endereço foi sua casa e seu atelier de 1885 até sua morte em 1929. Ele possui esculturas do artista, assim como seus protótipos, fotografias, documentos, móveis etc. Há também um anexo onde são apresentadas exposições temporárias variadas. Endereço:18 rue Antoine-Bourdelle, 75015. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe. O museu é gratuito.
- E no boulevard Raspail, quase esquina com boulevard Montparnasse, temos uma escultura famosa, uma homenagem ao escritor Balzac assinada por Auguste Rodin, um dos artistas franceses mais conhecido do mundo.
Passeios e atrações em Montparnasse
- As catacumbas de Paris. Visitar as catacumbas é uma aventura que interessa adultos e adolescentes. O percurso da visita é de 2 km com temperatura constante de 14 graus. Você percorrerá túneis da histórica mina de calcário que serviram, mais tarde, de moradia para os mortos enterrados no centro de Paris. Endereço: 1 avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75014. Metrô Denfert-Rochereau, linhas 4 e 6.
- A vista da torre Eiffel do topo da torre Montparnasse. Sem dúvida alguma o topo desta torre oferece uma vista de Paris deslumbrante. Subí-la não é charmoso, mas lá de cima você verá a Torre Eiffel majestosa. Endereço: 33 avenue du Maine, 75015. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe.
- A feira livre do boulevard Raspail: às terças, sextas e domingo acontece uma das feiras de rua mais simpáticas de Paris. Ela funciona na parte da manhã e seu forte são as frutas, legumes e verduras orgânicos. Clique aqui e veja aqui o vídeo que fizemos sobre esse mercado.
- Cemitério de Montparnasse: onde estão enterrados, entre outros, Charles Baudelaire, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Samuel Beckett, Guy de Maupassant e Serge Gainsbourg. Endereço: 3 boulevard Edgar Quinet, 75014. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe.
Onde comer em Montparnasse / Restaurantes em Montaparnasse
Montparnasse concentra várias brasseries super tradicionais e famosas de Paris que foram muito frequentadas por artistas e intelectuais desde o fim do século 19 até o meio do século 20.
Os habitués desses restaurantes incluíam: Pablo Picasso, Ezra Pound, Man Ray, Henri Cartier-Bresson, Henry Miller, Renoir, Monet, Sisley, Pissarro, Émile Zola, Paul Cézanne, Théophile Gautier, Charles Baudelaire, Ernest Hemingway, Francis Scott Fitzgerald, Gertrude Stein etc
- No boulevard Montparnasse fica uma das mais tradicionais brasseries de Paris: La Rotonde. Desde séculos passados a Rotonde é ponto de encontro privilegiado da cidade. Endereço: 105 boulevard du Montparnasse, 75006. Metrô linha 4, estação Vavin.
- No mesmo boulevard, na frente da Rotonde, está o Le Dôme, tradicional restaurante para os apreciadores de peixes e frutos do mar. Endereço: 108 boulevard du Montparnasse, 75014. Metrô linha 4, estação Vavin.
- La Coupole é um daqueles endereços passagem obrigatória para turistas que retornam sempre a Paris. Famoso, tradicional, bonito com sua decoração art nouveau e com uma cozinha mais que honesta. Endereço: 102 boulevard du Montparnasse, 75014. Metrô linha 4, estação Vavin.
- La Closerie des Lilas possui um café, um restaurante mais sofisticado e um bar. Endereço: 171 boulevard du Montparnasse, 75006. Trem RER B; estação Port Royal.
- Bouillon Chartier Montparnasse faz parte de uma rede de 3 restaurantes com bom custo-benefício que servem os clássicos da tradicional culinária francesa. Clique aqui e leia nosso artigo sobre os restaurantes tipo bouillon. Endereço: 59 boulevard du Montparnasse, 75006. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe.
- A região possui uma excelente creperie: Ty Breiz, eleita uma das melhores de Paris. Endereço: 52 boulevard Vaugirard, 75014. Metrô linha 6, estação Pasteur.
O que fazer em Paris em cada mês do ano / O que fazer em Paris em cada época do ano / Roteiros de Paris
O que fazer em Paris mês a mês:
Paris em janeiro | Paris em fevereiro | Paris em março | Paris em abril |
Paris em maio | Paris em junho | Paris em julho | Paris em agosto |
Paris em setembro | Paris em outubro | Paris em novembro | Paris em dezembro |
Roteiros de Paris:
Roteiro 1 dia em Paris | Roteiro 3 dias em Paris | Roteiro 4 dias em Paris | Roteiro 5 dias em Paris |
O que fazer em Paris em qualquer mês do ano:
O que fazer em Paris em qualquer mês do ano: 18 dicas imperdíveis! |
O que fazer em Paris em cada estação do ano:
Paris no inverno | Paris na primavera | Paris no verão | Paris no outono |
O que NÃO fazer em Paris:
O que NÃO fazer em Paris: 9 dicas do que evitar! |
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
87 Comentários
Marcelo Borba
Passei 35 dias no bairro eu minha esposa. Onde vamos estudar francês no paris lanque
Marcelo Borba
Tem também um lindo paque lá. E a casa onde leni viveu quando estava exilado em paris.
Júlio
Olá! Parabéns pelo post e obrigado pelas valiosíssimas informações. Em abril levaremos nossas filhas de 5 e 10 anos para conhecer Paris. Avaliando algumas alternativas de hospedagem, estamos tendenciosos a nos hospedar ou na rue Des Rosiers, no Marais, ou no Quartier Latin. Qual sua sugestão? Um abraço!!
Rodrigo Lavalle
Júlio, eu adoro a rue de Rosiers (e o Marais no geral), mas ela, por ser uma rua extremamente comercial, é bem barulhenta e movimentada. Dependendo da localização do prédio e do apartamento vocês podem se sentir incomodados. Qual a localização do apartamento no Quartier Latin?
Abraços.
Márcia Viana
Também fiquei com minha família no Hotel Du Lion. A localização é excelente e o preço bem em conta. Meu quarto tinha vista para a Torre Eiffel. Concordo que o único senão é o lance de escada para chegar na recepção para quem está com malas muito grandes. Adorei Montparnasse, fizemos tudo a pé ou de ônibus, há linhas de lá para todos os pontos turísticos e a gente vai apreciando a vista e vendo como é a vida em Paris. Tem supermercado, farmácias, vários cafés e restaurantes para todos os bolsos e várias lojas de marca. Quando voltar a Paris, ficarei com certeza novamente lá.
Leila
Montparnasse é tudo de bom. Me hospedei no hotel Mercure , Rue de La Gaîté . As feiras tipicamente parisienses, restaurantes … tudo maravilhoso. Recomendo.
Heloisa
Faltou falar dos teatros e cinemas da região, bem como um número enorme de crêperies!
Daniela Marchiori
Em 2014 me hospedei no Raspail Montparnasse e foi incrível. Não fui à Paris querendo luxo em hotel e adorei! Aconchegante e deu tudo mto certo. Esse ano estou voltando e ficarei no Mercure (logo ao lado). Adoro o bairro e me senti muito à vontade, além de ter vááários restaurantes mto bons por perto. Localização? Para um bairro residencial, é a melhor.
André Sena Pereira
Fiquei com minha família em um apartamento pelo AirBnB no 14 éme. Familiar e agradável.
Xandão
Também fiquei no Hotel Du Lion que possui quartos muito bons, sempre limpos, staff atencioso e gentil. Unico senão a escada de acesso a recepção do hotel, bem complicado para quem está com malas grandes. Em frente tem a Rue Daguerre maravilhosa. Compras no Monoprix.
Carina
Nos hospedamos em Montparnasse, no Hotel Du Lion, em frente a Praça Denfert Rochereau, por indicação do site de vocês. Na mesma quadra tínhamos cafés, farmácia e mercado. A localização é excelente, além de ter um ótimo custo-benefício. O metrô sai na calçada do hotel e, mesmo assim, fazíamos muitas coisas a pé.