Este texto foi escrito por Claudia Oiticica.
Por que viajar pela Dordogne?
A Provence é linda, mais animada e mais lotada de turistas. A Dordogne é mais bucólica, mais contemplativa, mas também é de uma beleza apaixonante.
Uma paisagem que mescla vinhedos, campos de girassóis, penhascos que escondem cavernas trogloditas e sítios pré-históricos como o da gruta de Lascaux.
foto: os famosos desenhos da gruta de Lascaux
Sem contar os mais de 1.500 castelos e os famosos jardins de Marqueyssac e d’Erignac e cidades fortificadas como Domme.
foto: jardim de Marqueyssac
Foto: La Roque-Gageac
Num pequeno trecho do Périgord Noir, duas cidadezinhas vizinhas e espremidas entre o rio e as falésias se destacam no cenário: Beynac-Cazenac e La Roque-Gageac. As duas fazem parte da lista dos mais lindos vilarejos franceses ( Les Plus Beaux Villages de France ). A primeira serviu de cenário para o filme “Chocolate”.
É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em gabares, embarcações típicas da região. Para os mais corajosos, passeios de balão são oferecidos nas duas cidades.
A culinária do Perigord é um capítulo à parte e uma das atrações do local. Foie-gras, trufas negras, cogumelos selvagens, patés, nozes, muitas vezes vendidos à beira da estrada.
Podemos ver pelo caminho várias fazendas de criação de gansos e patos e em algumas é possível se hospedar, ou mesmo fazer uma refeição típida e informal, mas inesquecível.
Foto: Claudia Oicitica na Place du Marché aux Oies
As feiras na região são muitas, e a de Sarlat-la-Canéda é uma das mais famosas e acontece todos os sábados na Place de la Liberté.
Sarlat, a capital do Périgord Noir, é uma cidade encantadora, onde a parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais que reservam lindas surpresas à medida que vamos desbravando e descobrindo vários pátios internos e passagens meio escondidas.
A referência à gastronomia está em toda parte e os gansos são levados à sério. Existe até uma praça dedicada a eles: Place du Marché aux Oies.
Existe também um mercado coberto que funciona onde antigamente era uma igreja, a Sainte Marie. O projeto do mercado é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel.
Isso é apenas uma pequena amostra. A Dordogne é para ser explorada com tempo e com calma. A região fica perto de Bordeaux. Pode-se fazer o trecho Bordeaux/Sarlat – de carro – em duas horas.
Claudia Oiticia.
Eu aconselho uma olhada detalhada do site abaixo. Ele informa todos os segredos da região e fornece número para reservas de passeios de Gabares, além de dicas de restaurantes e hospedagem.
Visitem também o site do jardim de Marqueyssac clicando aqui.
Vejam aqui uma maravilhosa visita virtual da Gruta de Lascaux
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Silvia W.
Acabei indo para a Dordogne por causa desse post. Foi maravilhoso. Conheci pessoas generosas e lugares de sonho. Obrigada pela dica!
bia
Obrigada Lina!!!
Beth
Bia
É fácil!
Basta digitar Dordogne na BUSCA do Blog que dá para chegar a este post.
A região é muito linda!
Abs.
bia
Claudia
Estou encantada com a sua viagem!!! Nao conhecia essa regiao tao linda!!!
Vai direto para o caderninho!!!
Lina
So vc para trazer esse post maravilhoso!!!
Mas acho q nao tem uma categoria para esse post, ou para Dordogne. Talvez por isso eu so o tenha descoberto agora. Coloca Lina, para q outras pessoas localizem o post mais facilmente.
conexaoparis
Bia
Estamos re-organizando o conteúdo do blog. Vai demorar, mas ficará mais fácil achar as informações. Vou criar agora mesmo a categoria Dordogne enquanto esperamos a mudança.
Adri
Muito obrigada, Claudia!!!
Pois é, sou apaixonada por flores, campos de lavanda e girassóis me fazem enlouquecer!!!
Realizei esse grande sonho e agora já estou sonhando com novos roteiros e tudo mais…
Claro que Beynac já está na listinha, só quero ter a sorte de encontrar esse campo lindo!!!
beijos
Esther
Que pena… Fique pensando que poderia vê-los em outubro… Então vai ficar pra outra vez.
Cláudia Oiticica
Esther,
no verão. Julho e agosto os campos estão floridos e lindos.
Esther
Cláudia,
Qual é a época boa pra ver os campos de lavanda?
Cláudia Oiticica
Adriana,
ao contrário dos campos de lavanda que só existem na Provence (acho eu), os campos de girassóis podem ser vistos por quase toda a França.
Mas esse da foto (julho) foi em um perto da cidade de Beynac-et-Cazenac.
Não sei exatamente a época que eles florescem. Bom ter essa informação, já que me lembro da grande decepção que tive quando fui em maio para a Provence, esperando encontrar campos de lavanda. Voltei frustrada e só anos depois matei minha vontade.
bjs.
Cláudia Oiticica
Patrícia,
eu também adoro recordar e acabo viajando nas viajens dos outros.
Estórias como essa que você contou das coquilles não nos esquecemos nunca, não é verdade? Também já tive manifestações super gentis por parte dos franceses.
abs.