Este texto foi escrito por Claudia Oiticica.
Por que viajar pela Dordogne?
A Provence é linda, mais animada e mais lotada de turistas. A Dordogne é mais bucólica, mais contemplativa, mas também é de uma beleza apaixonante.
Uma paisagem que mescla vinhedos, campos de girassóis, penhascos que escondem cavernas trogloditas e sítios pré-históricos como o da gruta de Lascaux.
foto: os famosos desenhos da gruta de Lascaux
Sem contar os mais de 1.500 castelos e os famosos jardins de Marqueyssac e d’Erignac e cidades fortificadas como Domme.
foto: jardim de Marqueyssac
Foto: La Roque-Gageac
Num pequeno trecho do Périgord Noir, duas cidadezinhas vizinhas e espremidas entre o rio e as falésias se destacam no cenário: Beynac-Cazenac e La Roque-Gageac. As duas fazem parte da lista dos mais lindos vilarejos franceses ( Les Plus Beaux Villages de France ). A primeira serviu de cenário para o filme “Chocolate”.
É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em gabares, embarcações típicas da região. Para os mais corajosos, passeios de balão são oferecidos nas duas cidades.
A culinária do Perigord é um capítulo à parte e uma das atrações do local. Foie-gras, trufas negras, cogumelos selvagens, patés, nozes, muitas vezes vendidos à beira da estrada.
Podemos ver pelo caminho várias fazendas de criação de gansos e patos e em algumas é possível se hospedar, ou mesmo fazer uma refeição típida e informal, mas inesquecível.
Foto: Claudia Oicitica na Place du Marché aux Oies
As feiras na região são muitas, e a de Sarlat-la-Canéda é uma das mais famosas e acontece todos os sábados na Place de la Liberté.
Sarlat, a capital do Périgord Noir, é uma cidade encantadora, onde a parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais que reservam lindas surpresas à medida que vamos desbravando e descobrindo vários pátios internos e passagens meio escondidas.
A referência à gastronomia está em toda parte e os gansos são levados à sério. Existe até uma praça dedicada a eles: Place du Marché aux Oies.
Existe também um mercado coberto que funciona onde antigamente era uma igreja, a Sainte Marie. O projeto do mercado é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel.
Isso é apenas uma pequena amostra. A Dordogne é para ser explorada com tempo e com calma. A região fica perto de Bordeaux. Pode-se fazer o trecho Bordeaux/Sarlat – de carro – em duas horas.
Claudia Oiticia.
Eu aconselho uma olhada detalhada do site abaixo. Ele informa todos os segredos da região e fornece número para reservas de passeios de Gabares, além de dicas de restaurantes e hospedagem.
Visitem também o site do jardim de Marqueyssac clicando aqui.
Vejam aqui uma maravilhosa visita virtual da Gruta de Lascaux
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Kika Mello
Cláudia e Lina
belíssimo e esclarecedor post. Que vontade de conhecer a região!
Obrigado por tantas e variadas informações.
Helena Bäuerlein
Cláudia !
Sensacional post, fotos e texto !
Deu uma vontade louca de ver tudo isso in loco.
Não conheço essa região, mas já estou apaixonada.
A culinária deve ser especialíssima , com todos esses ingredientes disponíveis.
Muito obrigada pela bela dica.
Bjks.
HUGO DE CARVALHO
Se a minha mulher, Lúcia, ouvir falar em Fois Gras, acabou-se o meu passeio na Dordogne. Mãe de uma veterinária e amante (fervorosa) dos animais, ela tem urtigas só em ouvir falar na maldade que fazem com os gansos para produzir o fois gras. Eu mesmo, que não ligo muito para o “politicamente correto”, sinto-me um pouco constrangido em comer algo que custou tanto sofrimento do animal.
Eduardo Luz
Claudia, que espetáculo!
Mais um belo lugar pra comer um foie e ter belíssimas visões.
Já foi pra wish list, ainda mais sendo perto de Bordeaux.
Parabéns pelas fotos. Estão demais!!
HUGO DE CARVALHO
A Todos
Não queria ser o primeiro a comentar; mas já que nossas comandantes silenciaram, eu falo:
Nosso encontro de pitaqueiros no Rio de Jneiro, nes último sábado, foi um sucesso,, super gostoso, regado a bons vinhos. Quem faltou, bestou.
conexaoparis
Hugo
Recebi as fotos da Madá. Se todos estão de acordo, vou publicá-las.
HUGO DE CARVALHO
BETH
Em 2011, chegarei no começo de abril, não há como mudar a passagem de navio. Mas:
1- Já e começo da primaverAa.
2- Ficarei os primeiros 10 dias na Região de Bordeaaux
Então, creio que estaria na Dordone en meados de abril. Vocês acham que a época ainda não é boa ?
DODÔ
Você me deixa com água na boca falando em Medoc “mis en bouteille au chateau”.
Dodô
Claudia,
O caos do transporte aéreo me fez prometer a mim mesmo passar um bom tempo sem viajar. Aí vem você com a Dordogne e me faz abandonar qualquer promessa no gênero! Obrigado e parabéns. Obrigado pelo banquete visual e pela precisão das informações.
Parabéns pela viagem em sim e também pelo texto, de uma qualidade rara em relatos turísticos. Você deixou de fora todos os ahs! e ohs! que nada acrescentam.
O dia em que eu baixar na região, irei até a foz do Dordogne e daí a Medoc para comemorar à altura, com um “mis en bouteille au chateau”.
Abraço.
Lina, isso aqui tá bom demais.
Beth
Hugo
A Dordogne no inverno não é tão bonita. Mas no outono é muito linda! Já estive lá duas vezes: no início de setembro e em meados de outubro, em anos diferentes. Nas duas vezes o tempo estava ótimo, muito sol e cores lindíssimas…
Abs.
HUGO DE CARVALHO
Lina e Cláudia,
Parabéns – Um dos melhores post com dicas de passaeio na FRança.
Fotos também muito bonitas e expressivas.
Creio que a Dordogne será incluída no meu roteriro de viagem para abril de 2011. O de dezembro de 2010 já está fechado; não dá mais para incluir.
Beth
Claudia
Vc conseguiu traduzir toda a sua paixão pela Dordogne através desse belíssimo post! Mais uma vez pude viajar com vc, sentindo até os aromas e gostos da região da qual nós tanto gostamos.
E parabéns também para a Lina, que sabe abrir o seu espaço de forma tão generosa para os amantes da sua querida França.
Um beijo para vcs!