Este texto foi escrito por Claudia Oiticica.
Por que viajar pela Dordogne?
A Provence é linda, mais animada e mais lotada de turistas. A Dordogne é mais bucólica, mais contemplativa, mas também é de uma beleza apaixonante.
Uma paisagem que mescla vinhedos, campos de girassóis, penhascos que escondem cavernas trogloditas e sítios pré-históricos como o da gruta de Lascaux.
foto: os famosos desenhos da gruta de Lascaux
Sem contar os mais de 1.500 castelos e os famosos jardins de Marqueyssac e d’Erignac e cidades fortificadas como Domme.
foto: jardim de Marqueyssac
Foto: La Roque-Gageac
Num pequeno trecho do Périgord Noir, duas cidadezinhas vizinhas e espremidas entre o rio e as falésias se destacam no cenário: Beynac-Cazenac e La Roque-Gageac. As duas fazem parte da lista dos mais lindos vilarejos franceses ( Les Plus Beaux Villages de France ). A primeira serviu de cenário para o filme “Chocolate”.
É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em gabares, embarcações típicas da região. Para os mais corajosos, passeios de balão são oferecidos nas duas cidades.
A culinária do Perigord é um capítulo à parte e uma das atrações do local. Foie-gras, trufas negras, cogumelos selvagens, patés, nozes, muitas vezes vendidos à beira da estrada.
Podemos ver pelo caminho várias fazendas de criação de gansos e patos e em algumas é possível se hospedar, ou mesmo fazer uma refeição típida e informal, mas inesquecível.
Foto: Claudia Oicitica na Place du Marché aux Oies
As feiras na região são muitas, e a de Sarlat-la-Canéda é uma das mais famosas e acontece todos os sábados na Place de la Liberté.
Sarlat, a capital do Périgord Noir, é uma cidade encantadora, onde a parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais que reservam lindas surpresas à medida que vamos desbravando e descobrindo vários pátios internos e passagens meio escondidas.
A referência à gastronomia está em toda parte e os gansos são levados à sério. Existe até uma praça dedicada a eles: Place du Marché aux Oies.
Existe também um mercado coberto que funciona onde antigamente era uma igreja, a Sainte Marie. O projeto do mercado é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel.
Isso é apenas uma pequena amostra. A Dordogne é para ser explorada com tempo e com calma. A região fica perto de Bordeaux. Pode-se fazer o trecho Bordeaux/Sarlat – de carro – em duas horas.
Claudia Oiticia.
Eu aconselho uma olhada detalhada do site abaixo. Ele informa todos os segredos da região e fornece número para reservas de passeios de Gabares, além de dicas de restaurantes e hospedagem.
Visitem também o site do jardim de Marqueyssac clicando aqui.
Vejam aqui uma maravilhosa visita virtual da Gruta de Lascaux
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
83 Comentários
TEREZINA
Claudia Oiticica
Muito boa sua reportagem !
Fotos fantásticas. Esta parte da França ainda não conheço. Já tinha vontade de ir, agora aumentou.
Bj
Joenilson
Claudia, excelente dica, como faço para ir a essa região saindo de Paris?
conexaoparis
Joenilson
Você pode ir de tgv para Bordeaux e de lá visita a região de carro.
Roberto Germano
Cara Cláudia,
Obrigado pelas dicas! Eu e minha esposa estamos embarcando dia 17/09 exatamente para esta região. Gostaria de conseguir mais umas dicas com você, se possível. Somos amigos do José Eymard.
Obrigado!
Roberto
conexaoparis
Roberto
Talvez a Claudia demore a responder porque está viajando.
Tatyana Mabel
Cláudia,
Vinda viagem, belas fotos e texto.
Lina,
Ótimo post. Ótima parceria!
Marcos Henrique
Quando eu ganhar na mega sena vou comprar um apartamento em Paris (com dois banheiros) e de lá sairei para conhecer cada cidade do interior da França.
Ursula e Pedro
Nós fomos! Foi demais!!
Fernanda
Show !!! As fotos estão lindas e mostram claramente pque a viagem vale a pena. Se pudesse, arrumava a mala e embarcava agora.
Claudia, obrigada pelas dica.
Madá
Lina, que sonho!
Claudia, que passeio bacana! As fotos estao maravilhosas. Lembrei direto do filme Chocolate. Parabéns pelas escolhas e valeu pelos detalhes. Bjs.
Sueli OVB
CLÁUDIA OITICICA,
Um belíssimo post, para começar a semana com chave de ouro, como já disseram outros leitores.
Fotos lindíssimas, paisagens estonteantes!
Parabéns, querida, pela bela viagem! E obrigada por compartilhar essa maravilha com a gente.
Beijos
jorge fortunato
A carona ainda está de pé? E claro, meu passeio fica melhor assim…foi a pressa..rs