Este texto foi escrito por Claudia Oiticica.
Por que viajar pela Dordogne?
A Provence é linda, mais animada e mais lotada de turistas. A Dordogne é mais bucólica, mais contemplativa, mas também é de uma beleza apaixonante.
Uma paisagem que mescla vinhedos, campos de girassóis, penhascos que escondem cavernas trogloditas e sítios pré-históricos como o da gruta de Lascaux.
foto: os famosos desenhos da gruta de Lascaux
Sem contar os mais de 1.500 castelos e os famosos jardins de Marqueyssac e d’Erignac e cidades fortificadas como Domme.
foto: jardim de Marqueyssac
Foto: La Roque-Gageac
Num pequeno trecho do Périgord Noir, duas cidadezinhas vizinhas e espremidas entre o rio e as falésias se destacam no cenário: Beynac-Cazenac e La Roque-Gageac. As duas fazem parte da lista dos mais lindos vilarejos franceses ( Les Plus Beaux Villages de France ). A primeira serviu de cenário para o filme “Chocolate”.
É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em gabares, embarcações típicas da região. Para os mais corajosos, passeios de balão são oferecidos nas duas cidades.
A culinária do Perigord é um capítulo à parte e uma das atrações do local. Foie-gras, trufas negras, cogumelos selvagens, patés, nozes, muitas vezes vendidos à beira da estrada.
Podemos ver pelo caminho várias fazendas de criação de gansos e patos e em algumas é possível se hospedar, ou mesmo fazer uma refeição típida e informal, mas inesquecível.
Foto: Claudia Oicitica na Place du Marché aux Oies
As feiras na região são muitas, e a de Sarlat-la-Canéda é uma das mais famosas e acontece todos os sábados na Place de la Liberté.
Sarlat, a capital do Périgord Noir, é uma cidade encantadora, onde a parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais que reservam lindas surpresas à medida que vamos desbravando e descobrindo vários pátios internos e passagens meio escondidas.
A referência à gastronomia está em toda parte e os gansos são levados à sério. Existe até uma praça dedicada a eles: Place du Marché aux Oies.
Existe também um mercado coberto que funciona onde antigamente era uma igreja, a Sainte Marie. O projeto do mercado é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel.
Isso é apenas uma pequena amostra. A Dordogne é para ser explorada com tempo e com calma. A região fica perto de Bordeaux. Pode-se fazer o trecho Bordeaux/Sarlat – de carro – em duas horas.
Claudia Oiticia.
Eu aconselho uma olhada detalhada do site abaixo. Ele informa todos os segredos da região e fornece número para reservas de passeios de Gabares, além de dicas de restaurantes e hospedagem.
Visitem também o site do jardim de Marqueyssac clicando aqui.
Vejam aqui uma maravilhosa visita virtual da Gruta de Lascaux
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
83 Comentários
jorge fortunato
Mutio bom começar a semana com essa foto. Girassóis e girassóis. Literalmente viajei neste post. Alguém me dá uma carona neste paseio?
Rogerio
dica preciosa.
tenho uma duvida que não é pertinente ao texto, mas buscando no seu blog vejo tudo de gastronomia, compras e cultura.
Gostaria de perguntar uma coisa. Saude? pelo menos a maioria viaja com seguro saude ou tem dinheiro disponivel para uma eventual dor de barriga, uma fratura numa queda . Agora gostaria de saber : Como é a Saude na França ? Como é o atendimento ? São mal humorados no geral, como será o atendimento na dor?
Ou a melhor saida é buscar o primeiro voo de volta ao Brasil.
obrigado
Rogerio
conexaoparis
Rogério
Todos devem viajar com seguro saúde. Obrigatório para entrar na França.
O sistema de saude publica francês é um dos melhores do mundo. Custa uma fortuna ao estado francês.
Se tiver um problema de saude, vá à um hospital público.
Loulou
A minha lista de lugares a conhecer só aumenta … Que região mais linda! Que bom começar a semana com esta ‘overdose’ de beleza! Obrigada, Cláudia e Lina, por este presente.
mirelle siqueira
Uau Claudia, que passeio bacana! Quanta coisa linda para visitar! Ja coloquei o roteiro na minha lista, pois fiquei realmente com vontade de seguir os seus conselhos!
Obrigada!!!!
http://www.13anosdepois.blogspot.com
Patrícia Venturini
Começamos bem a segunda-feira! A França sempre me surpreende… Lina e Cláudia, obrigada!
Maria das Graças
Maravilha! Espero poder um dia visitar essa bela região. Claudia Oiticica, diga-nos quantos dias são necessários para aproveitar bem essa linda região. Parabéns pelo belo post.
Ivete - de Porto Alegre
Olá minha blogueira favorita!
Encantou-me conhecer essa região em 2005, e essa descrição levou-me de volta a esse lugar mágico. Naquela ocasião, impressionou-me visitar a pré-histórica Gruta de Lascaux , que foi descoberta por acaso , em 1940, por meninos cujo cão caíra em um buraco e a partir daí tudo foi revelado! Magnífico! Quase inacreditável!
Parabéns e muito obrigada,Lina querida, por nos brindar com essa preciosidade descrita por sua comentarista Claudia!
Adriana Pessoa
Essa viagem já está nos meus planos. Essas dicas da Cláudia só vieram para confirmar: Sim, eu quero viajar pela Dordogne!
Bjs
eymard
Claudia, adoramos as fotos. A filha nos girassois; vc com os gansos e acho que vi o alexandre naquele barco!!!(rs). A foto ficou um “espetaculo”.
eymard
Lina, dica da Claudia é quase uma obrigaçao para quem gosta de viajar…conversei ontem com um casal de amigos que esta indo exatamente para essa regiao. E disse a eles que entraria em contato com uma amiga que, certamente, tinha dicas para passar. Nem acreditei quando abro o CP hoje e, pimba: as dicas ja estavam la.
Excelente como sempre, Claudia.