Há muitos meses atrás, Figaroscope perguntou à vários estrangeiros por que eles tinham adotado a Ville Lumière. Selecionei algumas respostas.
1 – Zoé Valdés, escritora cubana:
O que te agrada: Tudo, o outono, o inverno, as estações, a história artística, a vida, os instantes. Paris é uma cidade literária, como à dado momento la Havane foi também.
O que te irrita: A solidão das mulheres.
O que te falta: O mar…mas eu fico feliz com o Sena.
Endereço preferido: Place des Vosges.
2 – Lou Mollgaard, diretora de comunicação da Editora Taschen, dinamarquesa:
O que te agrada: Em Paris, tudo me parece possível. Podemos tudo ver e tudo experimentar.
O que te irrita: O que me irrita, o que eu detesto? Eu eliminei esta palavra do meu vocabulário. Eu o reservo para os grandes problemas da história como guerra e racismo.
O que te falta: O mar, o perfume de rosas selvagens e da areia molhada, os lagos, a Dinamarca na primavera.
Endereço preferido, fetiche: Beber uma taça no Cafe Flore, olhar os jornais no Buci News, fazer um coque rápido com Stéphane no 52 rue Saint André des Arts.
3 – Thaddaeus Ropac, galerista, austríaco:
O que te agrada: Gosto de descobrir o que se esconde atrás das fachadas: uma grande sofisticação que o turista de passagem não verá nunca. Basta procurar um pouco, somos surpreendidos pelo gosto refinado dos parisienses pela arte e a literatura.
O que te irrita: A lentidão da burocracia e a resistência contra as reformas necessárias.
O que te falta: A neve!
Seu endereço fetiche: O Jardim de Luxembourg, onde eu faço meu jogging todas as manhãs.
4 – Blanca Li, coreógrafa, espanhola:
O que te agrada: Gosto da riqueza cultural de Paris. Tem sempre algo para ver, para descobrir, às vezes me sinto frustada de não poder fazer tudo. O tamanho da cidade é ideal, podemos circular de um ponto a outro, sobretudo de bicicleta. Gosto dos mercados parisienses e a qualidade dos produtos. Paris é um local de encontros privilegiados. Muitas culturas se cruzam.
O que te irrita: Gostaria que as coisas fossem mais rápidas. A burocracia francesa é terrível, precisamos de um tempo enorme para finalizar os projetos.
O que te falta: A energia alegre e o espírito festivo dos espanhóis, mesmo em tempo de crise. E o sol!
Seu endereço fetiche: O Théatre de l’Oeuvre, pequeno e charmoso. Um lindo imóvel do final do século XIX, escondido no fundo de um impasse.
5 – Axel Huynh, diretor artístico chinês. Sua agência organiza os mais bonitos eventos da moda e do luxo:
O que te agrada: Gosto da gastronomia, da atmosfera, de uma agradável maneira de viver indescritível.
O que te irrita: Gazer fila nos correios.
O que te falta: O sol
Seu endereço fetiche: O restaurante Pierre Sang. (Já citado pelo Conexão Paris).
6 – Juliana Carneiro da Cunha, atriz, brasileira. Ela trabalha no Théâtre du Soleil:
O que te agrada: A cultura, a arquitetura, a beleza da cidade, as paisagens.
O que te irrita: A falta de paciência dos parisienses com os estrangeiros.
O que te falta: O calor imediato dos brasileiros, a facilidade com a qual nos falamos, mesmo sem nos conhecermos.
Seu endereço fetiche: O Bosque de Vincennes. Tenho a sorte de trabalhar na Cartoucherie e de acompanhar todas as estações do ano.
7 – Douglas Kennedy, escritor, americano:
O que te agrada: Aprecio a vida cultural e Paris é uma cidade moderna.
O que te irrita: Os carros e os engarrafamentos. Eu sou fã do metrô.
O que te falta: Nada.
Seu endereço fetiche: O restaurante Philou, uma cozinha tradicional francesa no 12 avenue Richerand, 75010.
8 – Jacqueline von Hammerstein, colecionadora, alemã:
O que te agrada: gosto de flanar por Paris, olhar em torno de mim, tenho a impressão que estou em um museu. À noite, no meu carro conversível, escutando Beethoven, na praça Concorde iluminada… eu adoro.
O que te irrita: a dificuldade para encontrar o táxi.
O que te falta: um sistema educativo voltado para o internacional. Paris deveria dar mais importância às escolas bilingues.
Seu endereço fetiche: La Pagode, 48 rue de Courcelles.
9 – Marie Lund, galerista, dinamarquesa:
O que te agrada: os parisienses, nascidos ou adotados, possuem uma consciência do dever de estar à altura de uma certa idéia de grandeza da cidade.
O que te irrita: no final de setembro, os parisienses perderam a amabilidade readquirida durante as férias de verão. A agressividade se instala até o verão seguinte.
O que te falta: a capacidade de criar em comum, um espírito mais coletivo e uma menor desconfiança em relação ao outro.
Seu endereço fetiche: o Café des Musées, 49 rue de Turenne, pela qualidade, pelo preço e pelo sorriso.
À medida que lia o artigo me identificava, a cada vez, com a resposta dada. Cheguei à conclusão que estamos quase todos no mesmo barco e que os sentimentos são semelhantes. Sintetizando as respostas acima, temos uma descrição geral como:
10 – Eu, blogueira, brasileira:
O que me agrada: Paris é pequena, bela, culta, gastronômica. A cidade é cosmopolita, seus habitantes são oriundos de culturas diversas e a exigência permanente em “fazer bem feito” estimulante.
O que me irrita: os táxis, a burocracia, a impossibilidade de por em prática mudanças, a falta de paciência dos parisienses, o rígido e rude sistema educativo francês.
O que me falta (para todos, detalhes da cultura de origem): as noites quentes de verão, a alegria brasileira e a farofa.
Meu endereço fetiche: o jardim Tuileries, um verdadeiro museu aberto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Graça Tobias
Caro Rodrigo.
É um prazer falar contigo e agradecer todas as dicas que me dás quando aí estou. Tento ser objetiva pois sei que muitos aguardam suas indicações. No Brasil terei a maior satisfação em ajudá-lo assim com fazes comigo quando estou por aí.
Abraços,
Graça Tobias
Rodrigo Lavalle
Graça, estamos sempre à disposição. Abraços.
maria celia nogueira
Paris foi a primeira cidade que conheci fora do Brasil. Foi um sonho que nao se acabara nunca! Já voltei mas continuo sonhando em ter dinheiro para morar lá. É uma cidade mágica… encantadora. O que nao gostei: dos garçons.
Solange Souza
Excelente! Como certeza, vocês sabem envolver nos com suas publicações sobre Paris. Maravilha de informações, além de úteis, nos propiciam conhecimentos vários.
Maria Tereza Frota
Lina, que bom encontrar alguém que també sente falta de farofa!Beijo!
LJ
Muito bom esse post, parabéns.
Fiz um post relacionado a esse tema no meu blog, sobre o custo de vida na França (mais precisamente sobre Paris).
Acho que pode ajudar muitos dos seus leitores
http://moraremparis.com/2014/01/custo-de-vida-na-franca.html
Abraço!
Andrea Farnezi Velloso
O que me agrada? A região de Montmartre, imortalizada pelo filme da Amélie Poulain, que fica ao norte de Paris,uma das regiões mais bucólicas e charmosas da cidade por causa de suas ruazinhas arborizadas, seus pintores de rua, seus cafés e cabarés. Além de estar no alto de uma colina, com lindas vistas da cidade.
O que me irrita: a única língua falada : francês, os franceses são muito nacionalistas e não te respondem , quando vc pergunta em inglês.
O que te falta?
Me faltam muitos euros para estar lá mais vezes.