Dia primeiro de junho, a Prefeitura de Paris anunciou a retirada definitiva dos cadeados da Pont des Arts. Proteções de vidro serão colocadas no final do ano. Até lá, a Galerie Itinerrance fez uma intervenção artística inédita com a instalação de 220 painéis pintados por artistas franceses.
Os artistas Brusk, El Seed, Pantonio e Jace expõem suas obras até outubro nesta ponte que se tornou o símbolo dos amorosos.
O vídeo e as fotos mostram o novo visual da ponte.
O vídeo começa com uma citação de Vercors, pseudônimo do escritor francês Jean Bruller: o Pont des Arts…” este ponto do mundo, de onde vemos ao mesmo tempo o Instituto, o Louvre, a Cité e os cais dos livros, as Tuileries e a montanha latina até o Panthéon, o Sena até a Concorde.”
Em 1992, uma placa homenageando Vercors e as Editions de Minuit foi colocada na Pont des Arts. Esta placa é para lembrar à todos que durante a segunda guerra mundial, debaixo desta ponte, os resistentes trocavam entre si livros proibidos pelo ocupante nazista.
Você tinha um cadeado suspenso nesta ponte?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Dannielle
já coloquei duas vezes: na lua de mel e numa segunda ida a Paris! Concordo com os prós e os contras levantados pelo pessoal. Uma ótima ideia do que fazer com os cadeados retirados: fazer uma escultura com o material dos cadeados e colocá-los perto do muro do “eu te amo”!! Viraria um novo ponto turístico e reforçaria o romantismo da cidade (se é que isso é possível!). Além disso, dava pra colocar perto algum tipo de grade, para os novos casai colocarem seus cadeados, que seriam transformados em mais arte no futuro… Viva o amor!
Elza
Ano passado fui a Paris comemorar o aniversário de 3 anos de casamento. Meu marido e eu passamos e tiramos foto na Pont des Arts, mas não deixamos cadeados. A ponte estava destruída e pensamos muito nas consequências de se jogar as chaves no rio, que já é poluído. Não somos nada supersticiosos, então tanto faz cadeados ou fitas. É uma ideia romântica? Eu acho que sim, mas não compensa o impacto ambiental e patrimonial. Mas também não gostei dos desenhos que foram colocados agora, acho que não combinam com o charme do local.
Rebeca
O problema todo das simbologias são quando ninguém pensa sobre elas e no impacto que elas causam. Nem vou falar do fato de um cadeado simbolizar o amor. Como pode! Mas sim, pelo fato do peso nas grades, as chaves poluindo o rio, a falta de beleza em tudo aquilo pendurado. Confesso que fiquei assustada com o tamanho dos cadeados, tinham alguns do tamanho da minha mão, outros com muito ferrugem. A falta de bom senso talvez defina tudo isso. Fiquei feliz com a medida e torço pra que essa moda caia em qualquer lugar do mundo.
Otavio
Eu particularmente achava muito lindo os cadeados na Pont des Artes, tinha a esperança de quando retornasse a Paris encontrar o meu lá, agora só sobrou a foto
Mauricio Christovão
Quando estivemos em Carcassonne em 2013, encontramos alguns cadeados na Pont Vieux. Eram poucos ainda, mas nunca se sabe…Vou comprar ações da Papaiz e da Pado, os maiores fabricantes brasileiros de cadeados, já que pelo jeito essa moda ainda vai rolar por um tempo, e em vários lugares.
Maria das Graças
Cadeados vi em vários lugares em Paris mas na Pont des Arts chamava a atenção pela grande quantidade.
O que me causou espanto e indignação foi ver um casal com uma chave escrever seus nomes na folha de um cacto aqui no Arpoador, Ipanema, Rio. Quando eles sairam cheguei mais perto e vi que vários outros já tinham feito o mesmo. O jardim de cactos, tão belo e tão adequado à paisagem do local, está cheio de cicatrizes. Lamentável!
Dir
Acreditem ou não, eu tinha cadeado la na ponte e no dia que retiraram os cadeados meu marido pediu o divórcio. Se é coincidência, não sei. Fui eu que quis por o cadeado, eu via o lado romântico.
Agora percebo que não vale a pena querer prender alguém mesmo que por amor.
The
Claro que deixei. Faz parte da viagem com meu amor.
Valentina
Ai …detestei!
Larisse
Nunca coloquei cadeado e sempre achei uma idiotice colocá-lo e, pior, jogar a chave no Rio.
Me irrita ver que os cadeados estão por tudo: da Torre Eiffel ao Muro de Berlin…
Prefiro demostrar meu amor na prática do que fazer algo tão destrutivo.