Nestes lindos dias de final de inverno, muito sol e pouco vento, Paris está sofrendo um pico de poluição às micro-partículas.
A partir de ontem as bicicletas do programa Velib e os carros do Autolib estão gratuitos.
Hoje, sábado e domingo os transportes – ônibus e metrô – serão gratuitos também.
O govêrno considera que existe um risco importante para a saúde dos parisienses e a sua intenção é incentivar outros meios de transporte que o carro.
Se a situação não melhorar e o pic de poluição perdurar, será estabelecida a circulação alternada de carros em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Sandra Holanda
Eu conheço varias casas em PARIS dos meus filhos e familiares deles e poucas vezes eu vi os famíliares deles usarem o transporte público não gostam só andam de carro saem cedo e vão de carro para o trabalho , até pra se deslocarem pra outras cidades do interior dão preferencia ao carro e tendo o T G V que passa na cidade .
Sandra Holanda
Eu não faço comparações da FRANÇA com o BRASIL que é um Pais novo em comparação com a França ,tem muito que mudar essa nova geração , a França um Pais de 3 mil anos ,mudou muito é só ler a história e nós vamos fazer a lição de casa pra poder melhorar . A política europeia nada a ver com a do Brasil , politico europeu é um sujeito formado nas melhores Univ ersidades emCiências Políticas .No Brasil o povo elege um sujeito palhaço analfabeto , e muitos analfabetos nos municípios se elege em qualquer cargo . O voto na França não é obrigatorio como no Brasil .
Maurício Christovão
Cidade boa é aquela em que os ricos andam de transporte público, e não aquela em que os pobres andam de carro. Aqui no Patropi fizeram um PIU(Programa de Imobilidade Urbana), com IPI zero e financiamentos longos para os carros populares(?), e o resultado é que todo mundo tem carro, mas não podemos ir a lugar nenhum…
Bianca
Cada vez que leio reportagens assim sinto mais vergonha do Brasil… sempre está na contra mão de tudo!
Ariane
Uma ótima ideia, por um péssimo motivo.
Enfim…
Mas, inevitavelmente, ontem quando ouvi esta notícia, pensei: “Imagina se SP fosse assim…”.
Sonho! rs
Bjs!
diogo
não sou político e não quero ser, mas corrupção não é algo restrito aos políticos, o povo deve repensar cada atitude sua no dia a dia e vermos se estamos sendo éticos em tudo o que fazemos, só assim teremos um País melhor.
Ricardo
Compartilho a opinião da Vanessa e da Vivian sobre os políticos e a sociedade brasileira em geral, no tratamento de problemas como este. Mas é preciso lembrar que o Governo francês é permissivo demais no uso de carros movidos a diesel, ao contrário de outros países da própria Europa. Por isso Paris tem índices de poluição alarmantes. E também por isso os políticos de lá não são esses santos que a gratuidade dos transportes faz parecer. Vejam o documentário Cash Investigation na TV France 2 para saber mais sobre o assunto .
Mauricio Christovao
Com o excelente sistema de metrô/trem que Paris possui, aliado á falta de vagas para estacionamento, acho uma ótima idéia. Lembro ainda que os motores a diesel, muito usados nos carros europeus, emitem mais particulados e óxidos de nitrogênio que os motores a gasolina. Os seus vizinhos do Reino Unido já levantaram essa questão da dieselização da frota de carros recentemente.
Vanessa Fernandes
COMO NÃO AMAR UM LUGAR DESSES?! aqui em Natal/RN, o que o governo tá proporcionando à população é a possibilidade de “nadar” nas vias públicas e praticar caminhada, já que o cidadão tem q abandonar o carro no meio da rua e seguir a pé, pq o trânsito não anda. Um estádio para a copa num valor zilhardário e o pobre sofrendo. COMO NÃO ODIAR OS POLÍTICOS BRASILEIROS?! COMO NÃO SENTIR PENA DOS ELEITORES ESTÚPIDOS?!
Vivian Campanelli - Destinos e Receitas
Por essa e por outras que eles são país de primeiro mundo e nós não… o pior de tudo é que não caminhamos na direção correta.