Queridos amigos,
há alguns dias, quando publicamos um post sobre o excelente Hotel de l’Abbaye, nossa leitora Maria Luiza Sá e Madureira levantou uma discussão muito oportuna e importante.
O post do do Hotel de l’Abbaye era fruto de uma parceria comercial entre o Conexão Paris e o hotel em questão. Nessa parceria, o hotel oferece ao leitor um brinde (garrafa de champanhe e cesta de frutas na chegada ao hotel) e remunera o Conexão Paris pela divulgação feita.
Maria Luiza nos criticou pois a parceria comercial não havia sido totalmente explicitada por nós. Ela tinha razão. Diante disso, resolvemos adotar a seguinte medida:
Todos os posts publicados pelo Conexão Paris, desde ontem, explicitam se aquele texto é fruto de alguma parceria comercial ou não.
Para se ter uma ideia, desde 2007, foram publicados até hoje 3.709 posts. Destes, apenas 29 posts foram patrocinados por alguma empresa. Ou seja, 0,8%. Destes, 19 posts foram patrocinados pela Air France; 06, pela Galeries Lafayette (nossos dois maiores parceiros); e 04 por hotéis variados.
Em relação aos hotéis, temos 149 posts com resenhas (nossas ou de leitores). O mesmo se aplica a Galerie Lafayette: como se trata da maior loja de departamentos de Paris, desde 2007 ela está presente nos posts do Conexão Paris, sendo que a parceria comercial teve início apenas em dezembro de 2013.
Diariamente, recebemos dezenas de pedidos de empresas que desejam divulgar seus produtos no Conexão Paris. Recusamos a imensa maioria desses pedidos. É importante deixar claro que apenas aceitamos fazer posts patrocinados s nas seguintes condições:
– empresas que conhecemos e que testamos os serviços oferecidos e julgamos relevantes para nossos leitores;
– empresas que, além de remunerar o Conexão Paris, também oferecem benefícios para nossos leitores: descontos, brindes etc;
Além dos posts patrocinados, temos ainda publicidade em forma de banners, nos espaços delimitados para isso.
Além disso, há mais de três anos, temos nossa página de Política de Monetização , na qual explicamos como ganhamos dinheiro. Hoje, temos um orgulho imenso pois conseguimos rentabilizar nosso trabalho de uma maneira inovadora. Somos o primeiro blog a ter uma editora, pela qual publicamos guias e livros escritos por nós e por autores convidados (já são mais de 15 mil guias vendidos somente aqui pelo blog). Além disso, temos um e-commerce ativo e somos o primeiro blog a vender ingressos para monumentos em Paris no Brasil (nem as agências oferecem esse benefício).
Temos ainda o orgulho de termos criado, junto com nossos parceiros tão queridos, serviços exclusivos que fogem da mesmice do turismo convencional. Como exemplo, temos o mega-sucesso passeio de bike Meia Noite em Paris, que já levou esse ano mais de 500 brasileiros para pedalar à noite por Paris.
Temos ainda o passeio gastronômico da chef Karen Goldman, desenhado exclusivamente para nossos leitores. E o serviço de conciergerie do Rodrigo Lavalle, que ajuda os brasileiros com seus mais variados pedidos. Entre outros.
Ou seja, tudo isso pra dizer que, felizmente, construímos nosso negócio de forma a não depender de posts patrocinados, hoje a forma mais comum de rentabilização de blogs. Por isso, escolhemos a dedo nossos parceiros comerciais, sempre levando em consideração a qualidade dos serviços prestados e os benefícios oferecidos aos nossos leitores.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
39 Comentários
Sergio
Sou leitor assíduo do blog e sempre que vou a Paris valho-me de suas dicas.
Parabéns pelo conteúdo e pela transparência como vocês tratam seus leitores.
carlane
Aos queridos amigos do CP, me sinto a vontade para assim chamá-los, pois só pessoas serias e compromissadas com a verdade, podem disponibilizar um trabalho sério e eficaz como o CP vem fazendo ao longo desse tempo!
É muito bom, tranquilo e confortante, contar com a ajuda, orientaçãoes e dicas de vocês.
Como profissional e leitora , acho , sinceramente, que , quanto mais profissionalismo colocamos nos trabalhos que desenvolvemos, tanto mais somos reconhecidos, o que é o caso!!
De qualquer forma, já criamos uma incrível confiança e intimidade com o CP, a ponto de não mais errar, no que diz respeito a PARIS, assim como outros locais.
Estou sempre atenta a tudo e não só utilizo, o CP, como indico a várias pessoas.
Bom dia( BONJOUR) a todos e que venham ,cada vez mais, noticías e dicas valorosas,
abraços, Carlane
Mariana Berutto
Obrigada, Carlane!
Paulo
Fiquei apenas com uma dúvida, quanto a regra/política de posts que podem ser conflitantes ou incomodar patrocinadores, algo que em outros tipos de mídia geram muitos problemas. Eu por exemplo, prefiro muito mais fazer compras no Le Bon Marche do que na Galerie Lafayette por vários motivos: bem menos turistas, preços iguais ou melhores, melhor atendimento, serviço de detaxe bem mais eficiente, já que na Lafayette beirou o caos nas últimas vezes que fiz compras por lá. Há algum problema em citar concorrentes dos patrocinadores em posts, existe alguma exigência feita por eles ou regras internas e éticas do CP?
Mariana Berutto
Paulo,
A única regra para os comentários é respeitar a opinião alheia, não ofender e não praticar spam. Leia aqui as regras para comentários no Conexão Paris. Não há nenhuma restrição em falar dos concorrentes de nossos patrocinadores. Mesmo os posts publicados não sofrem nenhum tipo de restrição, continuamos a falar do Bon Marché e da Printemps, por exemplo. Veja um exemplo aqui.
Maria Luíza Sá e Madureira
Fico muito feliz de ter de alguma maneira contribuído para uma reflexão sobre a questão do post pago. Da forma como vão passar a fazer, que me parece acertadíssima, não haverá qualquer dúvida por parte do leitor. Antes, como a informação sobre a remuneração não era clara, pra mim ficava uma incerteza quanto a todo e qualquer post, e daí, embora eu tivesse muitas razões para crer que vocês não faziam todos os posts vendidos, eu também não tinha como saber se eram 0,8 ou 1,8 ou 8 ou 18% os que eram fruto de parcerias comerciais… compreendem? Parabéns pela dignidade e correção com que resolveram o assunto. Estou em Paris e aproveitando muito as dicas de vocês.
Eloisa Soares
Como várias pessoas já disseram, a qualidade das informações do Blog para mim são mais importantes do que saber se é ou não anuncio patrocinado. Já estive várias vezes em Paris e nunca saio do Brasil sem o meu roteiro e dicas do CP. Parabéns pelo trabalho.