A resposta é imediata, pode sim.
A mídia francesa de tempos em tempos publica artigos sobre a qualidade das águas francesas. Tanto a água da torneira quanto as águas minerais. O resultado é invariável. A água de torneira é de boa qualidade, às vezes mais segura do que certas águas engarrafadas cujo teor disto ou daquilo é superior a norma estabelecida.
Eu sempre bebi água da torneira em Paris. Alguns acham que ela tem um gosto, para mim imperceptível. Compro águas minerais porque gosto de certas águas com gás, senão possuo o gesto automático de encher o copo na torneira da cozinha.
Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável.
Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, numa artimanha para venderem água mineral. Por isto, para aqueles que não sabem, vou ensina-los a fazer o pedido. Digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît. A carrafe d’eau quer dizer água de torneira.
Em certos restaurantes, fica esquisito não pedir água mineral. Reconheço que é uma forma de snobismo, de respeito às convenções sociais. Mas não tenho coragem de pedir une carrafe d’eau nos bons restaurantes. Na minha brasserie da esquina, nos pequenos restaurantes, nos bistrots, peço sem problemas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Victor
É muito comum a falta de informação sobre água potável. Normalmente são criados paradigmas, sabe-se lá por quem, e são seguidos pela maioria sem resistencia. Meesmo porque as consequencias da ingestão de água contaminada (se não for biologica) só aparece após muito tempo e na maioria das vezes é confundida com outras etiologias. E termina-se sem saber a causa real da doença, quando está vem da água. No Brasil é assim. Não temos nenhum estudo Epidemiologico relacionado com os contaminantes da água de origem quimica.
Vamos citar alguns aspectos relacionados com a água potável, como segue:
AGUA DA TORNEIRA
1. Se a água é da torneira, mesmo que seja bem desinfetada (na França se usa ozonio, que é melhor do que o cloro por vários motivos, mas tambem tem suas restrições), não podemos esquecer que existem tubulações e reservatórios até a água chegar no seu copo. Quem me garante que não existe contaminação no caminho até chegar na torrneira? Normalmente as tubulações são muito antigas e cheias de sujeira que fica presa (incrustada) na tubulação e é um habitat ideal para proliferação de microorganismos.
2. A água não possui so contaminantes biologicos, existem também os produtos quimicos organicos e inorgânicos que são lançados nos rios pelas industrias e terminam voltando para os mananciais de água que são usados para suprir a população. Nos Estados Unidos já se encontra na água “potável” que supri várias cidades (Detroit é uma delas) residuos de vários tipos de remédios, tais como hormonios sexuais, anti depressivos, remédios contra insonia, etc. (Veja mais detalhes no site: http://greenfertility.blogspot.com/2008/03/ap-probe-finds-drugs-in-drinking-water.html)
AGUA MINERAL
1. A legislação relacionada a água mineral é menos exigente do que para água potável da torneira. Mas não podemos esquecer que já foi encontrada alta concentração de benzeno na famosa água Perrier. Veja no site http://ezinearticles.com/?Are-You-Drinking-Contaminated-Mineral-Water?&id=1287818) Alem disso muitos produtos quimicos despejados no solo e nos rios terminam contaminando os mananciais de água subterranea.
2. A grande maioria das marcas de água mineral não passam por nenhum processo de desinfecção o que pode favorecer a existencia de contaminação biologica.
COMENTÁRIOS RELACIONADOS A TODOS OS TIPOS DE ÁGUA (MINERAL E DA TORNEIRA).
1. A legislação de nenhum pais do mundo cobre todos os possiveis contaminantes da água. Basta lembrar que existem atualmente 75000 produtos quimicos sinteticos que são fabricados e os seus residuos despejados nos rios sem que sejam citados nas leis e nem analisados.
2. A sinergia dos contaminantes não é considerada no estabelecimento dos limites de tolerancia para cada contaminante citado na legislação.
3. Se algum contaminante for encontrado na água e a população for informada (aqui no Brasil nunca foi), ela já bebeu a água.
Caso queiram saber mais acessem pelo google: AGUA PURA E SEGURA, ou faça suas perguntas pelo email: [email protected] que terei muito prazer em responder.
Victor
Vanderley Maia
Gostei das dicas, estou exatamente nesse momento com sede uhauahuahuah e nao sei se deveria ou nao beber a agua da torneira “estou morando a alguns dias em Paris na Cite Universitaire” morei antes de chegar aqui em Lyon e lah soh consumi agua da torneira, quando fui a Roma soh da torneira tb, bom entao vou tomar depois de tantos avis aprovando 🙂
valew!
abraços
Marcos
Dafne,
Esta é a diferença, na europa não exite caixa d’água nos prédios e casas, a rede pública tem de garantir pressão adequada para todas as torneiras todo o tempo.
Isto é para eliminar um foco potencial de contaminação.
Até porque, na Europa é proibido colocar cloro na água. Toda água é esterilizada por ultra violeta.
Caixa d’água só na América do Sul e do Norte.
Marcos
conexaoparis
Bruno
Gostei.
Não conhecia.
Bruno
Melhor que pedir une carrafe d’eau, é pedir de l’eau municipal. Desde que o garçom de um restaurante chinês perto do Panteão (na rue Saint Jacques) me ofereceu, peço em todos os restaurantes que vou. Alguns garçons olham feio, outros acham engraçado – a idéia é espalhar a expressão oriental.
Ingrid
Como já disseram em outros comentários, no Brasil também se pode tomar água te torneira. Eu sempre tomei, em São Paulo, Londres ou Paris. Porém em Londres e Paris pode tomar em restaurantes. Eu tentei fazer isso aqui em São Paulo e a garçonete me avisou que não seria possível já que se acontecer algo comigo eu poderia processar o estabelecimento. Não sei, realmente se isso é uma lei,mas os funcionários são instruídos a não dar água de torneira aos clientes.
Mauricio
Ótimo post, Lina! Eu tive problemas quando estive em Paris, pois não sabia como pedir “água de torneira”. No Au pied du cochon, pedi “eau” e disse “NON minerale” e ainda fiz um gesto de abrir a torneira. Percebi que as pessoas ao lado fizeram aquela cara de espanto. Mesmo assim o garçon me trouxe uma garrafa de 500ml de água mineral. Tive vergonha de devolver e deixei pra lá. Na conta: 6 euros pela garrafa! Não é moleza não!
Carla
A água da torneira pode ser boa para beber, mas tem gosto (as minerais também, mesmo Evian etc.). Além do mais, quando estou em Paris fico com o cabelo duríssimo. Nesse ponto, prefiro a água do Brasil.
Ana Luisa
Ja bebemos agua de torneira aqui no Brasil; beber na Franca nao foi novidade, pois ja fomos com a informacao de que poderiamos beber sem qualquer problema. Infelizmente aqui no Brasil nao e em qualquer lugar que pode-se tomar da torneira, mas em nossa cidade, Indaiatuba SP, bebemos sem medo, pois o servico de abastecimento de agua e bastante responsavel.Lina, continue “abastecendo” seu blog diariamente com maravilhosas informacoes sobre a Cidade Luz. Um abraco!
Ricardo Cohen
JH, nao precisa de visto nao!