A resposta é imediata, pode sim.
A mídia francesa de tempos em tempos publica artigos sobre a qualidade das águas francesas. Tanto a água da torneira quanto as águas minerais. O resultado é invariável. A água de torneira é de boa qualidade, às vezes mais segura do que certas águas engarrafadas cujo teor disto ou daquilo é superior a norma estabelecida.
Eu sempre bebi água da torneira em Paris. Alguns acham que ela tem um gosto, para mim imperceptível. Compro águas minerais porque gosto de certas águas com gás, senão possuo o gesto automático de encher o copo na torneira da cozinha.
Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável.
Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, numa artimanha para venderem água mineral. Por isto, para aqueles que não sabem, vou ensina-los a fazer o pedido. Digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît. A carrafe d’eau quer dizer água de torneira.
Em certos restaurantes, fica esquisito não pedir água mineral. Reconheço que é uma forma de snobismo, de respeito às convenções sociais. Mas não tenho coragem de pedir une carrafe d’eau nos bons restaurantes. Na minha brasserie da esquina, nos pequenos restaurantes, nos bistrots, peço sem problemas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
JH
Precisa de visto no consulado para viagem de 10 dias ?
Vanesa Santos
Tenho uma situação muito engraçada a contar a vocês: Quando fui à Paris não fui informada que poderia tomar água da torneira, pois desde criança sempre me falavam que não podia, então acabei bebendo água somente nas refeições, e o fato é que tinha copo no banheiro do quarto do Hotel em que estava hospedada e no entanto, nem imaginei que seria para isso… O fato é que só fiquei sabendo quando já estava de volta ao Brasil, através de uma professora que já morou em Paris. Até hoje dou risadas ao lembrar desta situação, nunca senti tanta sede na minha vida! KKKK. Graças a Deus que existe a Lina para nos passar informações que, aparentemente parecem simples, mas que no final fazem toda a diferença! Parabéns Lina, seu blog está cada dia melhor!
Ricardo Cohen
Poder, pode. Mas prefiro usar e abusar da San Pellegrino, já que é bem baratinho. Fora que ainda tem o Bar da Colette só de águas. Eu economizo o ano inteiro.
Mas acredita que nao tenho coragem. Sei lá, alma de brasileiro tupiniquim. E amo uma água com grife.
Beijos
http://www.ricardocohen.wordpress.com
Thaís
Do jeito que o Euro tá alto vou ter que tomar água da bica diretoooo rsrsrs
Gerson
Claudio e Dé
É verdade, aqui em S.Paulo nós, em casa, bebemos água de torneira há muito tempo,mas, tomamos o seguinte cuidado:
Para uso da cosinha, tenho um filtro, chamado purificador, aquele instantaneo. Para beber tiro a água do purificador e coloco naquele filtro antigo que tem duas velas pinga-pinga.
Como é de barro a água fica fresquinha. Não bebo água gelada.
Em Paris eu bebi direto da torneira.
FÁTIMA
Sandrissima tb é baiana???!!!! Conterrânea!!!!
Nunca bebi água de torneira aqui em Salvador, ou em qualquer outra cidade da Bahia…realmente não confio, compro água mineral e tenho filtro na torneira tb!
Mas em Bento Gonçalves-RS, onte tenho ido com alguma freqüencia participar de um curso da Miolo, bebo água da torneira do hotel sim!!!! eles recomendam….
Maravilhoso saber que em Paris tb!!!
Bela dica, Lina…o bolso agradece!!!! rs
Sandrissima
Sendo da área da saúde e sempre atuando em supervisão e qualidade de serviço, devo alertar que o grande problema da água é por onde foi conduzida, se a rede está íntegra (se não houve contato do líquido com o meio externo) e se o depósito, o tanque onde ficou armazenada foi higienizado de 6 em 6 meses no mínimo. OUtra coisa é o descaso, muitas vezes denunciado aqui na Bahia, com a quantidade de fluor e outros quimicos, sem controle. O funcionário apenas despeja produtos nos tanques de mistura, floculagem, decantagem, etc., sem preocupa-se com medida/volume de água. Eu uso purificador. A água mineral, em sua maioria não tem processamento 100% adequado.
Quanto às torneiras de sanitário para água de beber, acho estranho, pelo risco de gotículas escorrerem do equipamento e contaminar a bebida… Sei nao…rs Portanto: une carrafe d’eau, s’il vous plâit!
Alcyone Coelho
Querida Lina, cheguei de Paris e meu coração ficou por lá…
Engraçadissimo vc falar da água agora, pois percebi que eu pedia a água, mas como não sei falar francês ficou complicado. Achei água mineral carissimo!! Uma vez paguei 4.20 numa garrafa pequena… Depois, dei uma de brasileira, andava com minha agua dentro da bolsa e não pedia no restaurante…
Adorei tudo, não pude curtir várias das coisas que anotei do seu blog, mas valeu! Meu projeto agora é juntar alguma grana para ver se faço algum curso de francês rápido (algumas semanas) só como desculpa para “morar” em Paris pelo menos um mês!
Estou contando tudo no meu blog, todas as emoções, etc. Quero, se puder, te mandar minha contribuição ao seu blog em agradecimento a este serviço maravilhoso que vc presta para nós: a viagem de um dia para Bruxelas.
Agora, mesmo sem nenhuma perspectiva de voltar a Paris tão cedo, voltarei aqui, pois fiquei viciada!
Ana Tereza
Muito boa a dica. Foi uma das primeiras coisas que aprendi assim que cheguei na França.
Bete s
tenho hábito de tomar água ao acordar,quando estava em paris no inicio do ano, esqueci de comprar água qdo cheguei, ao acordarnão pensei 2 vezes tomei água da torneira, qdo meu filho chegou para sairmos do hotel disse a ele que tinha tomado água da torneira, se tinha algum problema na hora me disse não se preocupe é água de boa qualidade. dai todo lugar que íamos servia água da torneira do qual não me preocupava mais, já sabia da qualidade.