A resposta é imediata, pode sim.
A mídia francesa de tempos em tempos publica artigos sobre a qualidade das águas francesas. Tanto a água da torneira quanto as águas minerais. O resultado é invariável. A água de torneira é de boa qualidade, às vezes mais segura do que certas águas engarrafadas cujo teor disto ou daquilo é superior a norma estabelecida.
Eu sempre bebi água da torneira em Paris. Alguns acham que ela tem um gosto, para mim imperceptível. Compro águas minerais porque gosto de certas águas com gás, senão possuo o gesto automático de encher o copo na torneira da cozinha.
Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável.
Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, numa artimanha para venderem água mineral. Por isto, para aqueles que não sabem, vou ensina-los a fazer o pedido. Digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît. A carrafe d’eau quer dizer água de torneira.
Em certos restaurantes, fica esquisito não pedir água mineral. Reconheço que é uma forma de snobismo, de respeito às convenções sociais. Mas não tenho coragem de pedir une carrafe d’eau nos bons restaurantes. Na minha brasserie da esquina, nos pequenos restaurantes, nos bistrots, peço sem problemas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
suely
Nossa,que dica boa.Do jeito que meu marido bébe agua,nós gastaíramos todo nosso euro com ela,brigadão.
Dé
Em tempos de forte preocupação com o meio ambiente, também é bom ressaltar a importancia de beber agua da torneira, evitando assim um aumento desnecessario de garrafas plasticas no lixo!
Aqui em Paris sempre bebo agua da torneira: em casa e nos restaurantes. Fiquei contente com esclarecimento do Claudio sobre a boa qualidade da agua brasileira. Passarei a informação para os meus familiares no Brasil! Melhor investir num purificador do que ficar comprando garrafas d’agua o tempo inteiro.
Dafne
O problema de tomar água da torneira não se deve somente ao encanamento antigo, mas às caixas d’água que não são lavadas com a freqüência recomendável, pelo menos no Brasil. Mas, de fato, mesmo no Brasil a água fornecida pelas concecionárias é de excelente qualidade. Estive recentemente em Genebra e Paris e um amigo me orientou que podia tomar água da torneira. Foi o que fiz, durante 15 dias, sem nenhum problema (a não ser o sabor, que de fato não é agradável). E em Paris, em todos os lugares onde fiz refeições, a garrafa de água da torneira foi oferecida sem que tivéssemos que pedir. No Instituto do Mundo Árabe, no café que fica no térreo, pedi um doce árabe e um copo d’água, imaginando que a moça me traria água mineral. Ela me perguntou: “Uma garrafa de água mineral ou somente um copo d’água?”. Respondi que somente um copo, e nada me foi cobrado. Seu post é muito importante, Lina, porque conheço gente que gastou muito em Paris comprando água… Abraços!
Cláudio
Pois é, as pessoas realmente desconhecem o assunto, mas também no Brasil é possível sim tomar água diretamente das torneiras. A água fornecida pela empresas concessionárias do serviço de abastecimento é tratada e muito mais potável do que muitas águas minerais, retiradas de fontes com alto teor disso ou daquilo, como a Maria Lina falou no post. Pode-se ainda comprar um daqueles filtros ou purificadores apenas para retirar o ‘sabor’ específico desse tratamento e, ainda, porque toda a água fornecida no Brasil possui uma dose de flúor.
Jô
Hum…eu devo ser mto chata…pq agua da torneira eu não bebo mas nem paga!!! A agua pode até ser limpinha…mas e os canos por onde ela passa?! Estou morando num hotel antigo (como mtos lugares aqui na França), e os canos de ferro, antigaços!!!! Eu não ouso…p eu beber agua da torneira, so tendo certeza de q limpam os canos sempre ou q eles sao novissimos…é a primeira coisa q penso qdo m veem com essa historia de agua da torneira…rsrs lodo!!! Ecaaaaa! 😡
Claudia Pimenta
oi lina! mês passado, estava na fila do banheiro do louvre, quando várias adolescentes entraram p/beber a água da torneira. mt gente (turistas) estranharam a atitude delas… acharam que elas estavam furando a fila! eu achei super engraçado ver o espanto das pessoas! afinal de contas, aqui no brasil nem pensar em água da torneira, né? mas por aí, tudo bem! bjs!!!
Jorge GOMES
Sem dúvida é uma dica muito importante, e eu sempre digo aos brasileiros que vêem aqui é que uma coca cola durante a refeição pode chegar a custar até a metade do vale da refeição. Outra coisa importante, eu sempre peço água com gás nos restaurantes, porém peçam ou perguntem se eles tem a garrafa grande de um litro. Pois muitas vezes eles tentam vender duas pequenas para aumentar o valor…
Hamilton Júnior
Mais uma inovável sugestão de matéria LINA, parabéns. Em vários bristrôs e restaurantes que tive oportunidade de ir em PARIS observei que realmente os garçons “sugerem” a água mineral e somente em 2 estabelecimentos (de um total de quase 30 por mim visitados) observei a sugestão da casa pela garrafa de água (carrafe d’eau). Muitas matérias ressaltam a qualidade da água da torneira em PARIS.
Patrícia Venturini
Pois é Lina, fiquei sabendo disso há pouco tempo e é realmente fantástico poder tomar água da torneira. É um luxo de primeiro mundo, um direito atendido da população. Aqui no Brasil, quando fico sem água mineral em casa, não importa dia ou horário, tenho que sair para comprar. Da torneira, nem pensar!
kitty
Pois estive jantando semana passada no Le procope (divino ! e preços bem razoáveis). Pedimos un pichet du vin rouge (pequena jarra) et une carrafe d’eau, s’il vous plaît. E isso que o maître nos ofereceu San Pellegrino, Perrier…E podem estar certos que isso dá uma boa diferença na conta final.