A resposta é imediata, pode sim.
A mídia francesa de tempos em tempos publica artigos sobre a qualidade das águas francesas. Tanto a água da torneira quanto as águas minerais. O resultado é invariável. A água de torneira é de boa qualidade, às vezes mais segura do que certas águas engarrafadas cujo teor disto ou daquilo é superior a norma estabelecida.
Eu sempre bebi água da torneira em Paris. Alguns acham que ela tem um gosto, para mim imperceptível. Compro águas minerais porque gosto de certas águas com gás, senão possuo o gesto automático de encher o copo na torneira da cozinha.
Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável.
Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, numa artimanha para venderem água mineral. Por isto, para aqueles que não sabem, vou ensina-los a fazer o pedido. Digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît. A carrafe d’eau quer dizer água de torneira.
Em certos restaurantes, fica esquisito não pedir água mineral. Reconheço que é uma forma de snobismo, de respeito às convenções sociais. Mas não tenho coragem de pedir une carrafe d’eau nos bons restaurantes. Na minha brasserie da esquina, nos pequenos restaurantes, nos bistrots, peço sem problemas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Roberto
Quando estive em Paris, em 2014, não tomei água direto da torneira, pois nem tinha certeza se era seguro. Comprei água em uma mercearia próxima, porque o quarto do hotel não dispunha de água engarrafada. Entretanto, na cidade de Amboise, também na França, em um restaurante, trouxeram jarra de água gelada, sem cobrar, com certeza retirada direto da torneira e acabei tomando. Em uma confeitaria, na cidade de Paris, quando pedi um pão doce, a recepcionista, que estava mexendo com dinheiro, pegou o pão com a mão, igual como já dito em um comentário. Na Itália, percebi que as pessoas bebiam água, nas ruas, de um objeto tipo hidrante antigo. Em outros países que já fui, nunca pensei em beber água de torneira.