A Place Vêndome, situada no 1º arrondissement de Paris, é a tradução do luxo francês. Conheça um pouco de sua história e de suas principais atrações.
Se tivéssemos que escolher um endereço emblemático do luxo francês, escolheríamos a Place Vendôme pelas suas vitrinas onde brilham brilhantes e rubis e suas relojoarias haut de gamme.
E pelo seu suntuoso e histórico Hotel Ritz.
Place Vendôme
Mas não somente por isso. Na realidade, esta praça é o centro de um universo extremamente luxuoso. Nas ruas vizinhas se acumulam restaurantes gastronômicos, hotéis cinco estrelas, lojas de marcas legendárias e exclusivas, cabeleireiros famosos, bistrôs renomados, e escritórios de uma parte da elite parisiense.
1956. Ernest Hemingway no Ritz Paris.
Photography by Luc Fournol
Seu luxo é antigo e data do reino de Louis XIV. O Roi Soleil tinha planos de aí construir uma praça que fosse uma representação imponente da monarquia francesa. Ela é obra do arquiteto de Versailles, Jules Mansart. Por falta de verbas, o monarca abandonou o projeto quando todas as fachadas dos imóveis já estavam construídas. Neste momento, a cidade de Paris herdou uma obra inacabada com a missão de terminá-la respeitando as fachadas já prontas.
No seu centro foi colocada uma estátua do Rei Sol, destruída durante a Revolução Francesa.
Praça Vendôme
Para nós, Vendôme é uma das praças mais bonitas de Paris caracterizada pela sua mineralidade, elegância e harmonia da sua arquitetura e pela seu Coluna construído com o bronze de 1.200 canhões arrancados ao inimigo.
Base da Coluna Vendôme
Sua coluna foi construída por Napoleão para festejar a vitória da guerra contra as forças armadas autríacas e russas.
Sua altura é de 45 metros e ela se inspira na Coluna Trajane da Roma Antiga. No seu topo temos uma estátua de Napoleão.
Coluna da Place Vendôme durante a sua restauração
Nos últimos anos Vendôme esteve desfigurada pela restauração do monumento.
Place Vendôme durante as obras do Hotel Ritz. Foto: Facebook do Ritz.
E pelas obras de renovação do Hotel Ritz.
Como mostra as fotos recentes no início do artigo, a Coluna está de novo visível e este escritório de obras efêmero, que escondia o hotel, já foi desmontado.
Aguardamos com impaciência a reinauguração do Ritz. Já marcamos na nossa agenda um champagne no Hemingway, o bar do hotel, e um curso na Escoffier, a Escola de Cozinha deste histórico endereço.
Atualização de 26/01/2017: leia os nossos artigos sobre a reabertura do Ritz e sobre os seus bares, clique aqui e aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
marta
Esqueci de dizer que alugam automoveis.
marta
Em 2013 , tinha uma exposição de carros antigos na place Vendôme, verdadeiras raridades.conversando com as esposas dos proprietários ,descobri que estavam reunidos, pois no dia seguinte iriam até Deuville litoral frances, todos vestidos com roupas de banho da década de 20.O passeio acontece anualmente pelos socios do clube. 10,Rue de la Paix quase na praça.
Lina,tenho lido sobres diversos roubos no local pela grande concentração de joalherias de alto luxo, que só atendem com hora marcada.
Sandra Almeida Santiago
Rodrigo Lavalle, Obrigada pela sua dica, não tinha pensado em”tocar menos nas pessoas”, rs…
Rodrigo Lavalle
Sandra, pois é, nós brasileiros pegamos, encostamos, apertamos, abraçamos. Tudo isso enquanto estamos conversando com as pessoas. Uma delícia, né?
Abraços.
Cristiane Pereira
Na minha primeira viagem a Paris, em 2001, saí andando meio sem rumo pra descobrir a cidade e fui parar na Place Vendôme. Amo.
Sandra Almeida Santiago
Amo Paris, já estive várias vezes e cada vez me parece a primeira, sempre conheço lugares diferentes e Vendôme foi uma delas, obrigada pelas dicas Lina, sempre tento seguir todas!
Aproveitando gostaria de saber dicas sobre o que fazer ou nunca fazer para um francês, pois vou receber um inter cambista em minha casa no Brasil e quero poder não cometer gafes, mais uma vez obrigada!
Rodrigo Lavalle
Sandra, creio que não há regras nessa situação. O intercambista estará no Brasil querendo aprender e entender o jeito de viver e ser dos brasileiros. Seja educada. Geralmente eles tocam menos nas pessoas desconhecidas que nós brasileiros.
Abraços e boa sorte.