Todas as segundas participo de longas caminhadas nos campos e florestas do sul de Paris. Faço parte de um club de randonneurs que organiza circuitos de até 20 km. Em um dos circuitos, ao atravessar um campo, me encontrei diante de uma placa que me levou de volta ao passado, ao Brasil dos anos 1973.
No início da tarde do dia 11 de julho de 1973, o voo 820 da Varig ligando Rio e Paris entra em contato com a torre de controle do aeroporto de Orly e pede aterrissagem prioritária. O avião já estava em preparativos para a fase da descida, quando uma fumaça espessa invadiu o cockpit e a cabine.
O controlador autoriza o avião a aterrissar na pista 7, a mais direta e a mais próxima do aparelho. Os pilotos colocam suas máscaras de oxigênio, mas a situação se deteriora e eles não enxergam mais nem os instrumentos nem o que se passa do lado de fora.
O comandante consegue abrir o hublot e uma parte da fumaça se dissipa. Nos aviões de linha, os hublots situados lateralmente do cockpit podiam ser abertos. O 707 está somente a um minuto de voo da pista quando o comandante vê um campo e decide uma aterrissagem de urgência. O avião esmaga algumas árvores, toca um solo argiloso e se imobiliza rapidamente com a fuselagem quase intacta. Os pilotos saem pelo hublot. Rapidamente os bombeiros chegam e abrem as portas. Uma fumaça negra sai do avião. No interior nenhum ruído. Somente 11 pessoas sobreviveram entre os 134 passageiros e membros da equipe. Quase todos tiveram morte imediata intoxicados pelas emanações de monóxido de carbono.
O relatório final determina que o incêndio começou nos toilettes, provocado provavelmente por um cigarro.
Após este acidente, a Federal Aviation Administration publica uma diretiva proibindo fumar nos toilettes, obrigando a instalação de cinzeiros em lugares seguros e estabelecendo, para a equipe, verificações constantes dos lixos dos banheiros.
O acidente foi muito comentado sobretudo por causa das inúmeras personalidades que morreram neste crash: Filinto Muller, senador; Agostinho dos Santos, compositor e cantor; Jorg Bruder, campeão mundial barcos a vela e professor de geologia.
O comandante Gilberto Araujo da Silva, sobreviveu ao acidente mas morreu alguns anos mais tarde, em 1979, em outro acidente do Boeing 707 da Varig.
Vídeo do Institut National de l’Audiovisuel de 1973 relatando o acidente.
Créditos: fotos de Jacques Flahaut e documentação de Jean Paul Lavocat.
Quando vi a placa/homenagem às vítimas do acidente pensei no livro A História do Brasil nas ruas de Paris, escrito por Maurício Torres e vendido na lojinha do Conexão Paris (clique aqui). Esta placa perdida em um campo agrícola mesmo sem relatar um grande evento faz parte também da nossa História. O título do artigo é inspirado no excelente livro de Maurício.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Talitha
Olá, gostaria de saber se é possível eu participar dessas caminhadas e como funciona 🙂 Obrigada, Talitha.
Rodrigo Lavalle
Talitha, esse grupo específico é fechado e está completo. Somente se algum membro sair é que alguém da fila de espera poderá entrar.
Abraços.
Maurício Torres Assumpção
Lina descobrindo mais uma pérola na França! Parabéns a toda a equipe do Conexão Paris!
Eymard
Flanar por Paris é descobrir sempre algo novo. Excelente historia,Lina! Quem se lembra dela e de seus personagens??!! Ataulfo Alves, parece distante para novas geraçoes?
Zuleica Geissler Paz
Li mais de uma vez o livro e recomendo. É uma viagem deliciosa pela nossa História e por Paris.