O leitor Madson nos enviou o vídeo “Pickpockets in Paris”. Ele se encontrava dentro de um ônibus nas imediações da torre Eiffel quando filmou as malfeitoras tentando roubar uma turista.
A tática é sempre a mesma. No vídeo acima elas se aproximam de duas turistas. Uma delas anda mais rápido, as pickpockets cercam a que ficou para trás. Elas falam e desviam a atenção para os papéis que detém enquanto uma delas tenta roubar bolsos e bolsas. Na retaguarda, um jovem responsável pela performance do grupo.
Fuja destas meninas com listas de assinaturas nas mãos.
Leia também os artigos seguintes:
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
Renata Capute
Alcilene, apenas seja firme ao dizer: non, merci. Se insistirem, diga POLÍCIA em portugues mesmo. Eles vão entender e ir embora na hora. Quando estive em Paris fui abordada “pela prancheta” perto da Conciergerie e outras pontes . “Pelo anel” atrás da Opera Garnier, e dentro do ônibus, no bairro chic perto do musee D’orsay , um mão leve com cara de padre (nenhuma cara de estrangeiro) tentou pegar algo dentro da minha bolsa QUE ESTAVA ABERTA. Meu marido fez cara feia pra ele, e ele desistiu..
Eduardo
Esse tema é recorrente quando se trata não somente de Paris, como TODA grande cidade da Europa, ou no mundo todo, que acaba atraindo toda sorte de marginais. Uma grande “vantagem” se é que se pode tirar alguma vantagem nisso é que via de regra esses pseudos marginais “ciganos e correlatas” são inofensivos fisicamente e no primeiro sinal de desconfiança, desistem do alvo. Estive em Paris no ano passado e absolutamente todos os dias da viagem tive algum pilantra querendo se aproveitar, e por pouco não fui as vias de fato com um em cima da ponte dos cadeados (fugiu o nome) que tentava me aplicar o golpe do anel, e eu estava com meu bom humor italiano a flor da pele que não estampei meus dedos na face de indivíduo por pouco, mas minha vontade era mesmo de jogá-lo de cima da ponte… Essas ciganinhas também tiveram seu momento de glória comigo quando se fingindo de surdas vieram pro meu lado e eu sai gritando que se eu enfiasse a minha mão na orelha dela que ela voltaria a escutar rapidinho… Gente, Paris é linda, maravilhosa e problemática, não menos e nem mais do que qualquer outra cidade como Roma, NY, Madri, etc, o negócio é não dar bobeira, não acredite em estórias que milagrosamente aparecem pra você, não de atenção a estranhos (isso minha mãe falava desde criança!). Seja desconfiado e saia de perto de gente se esfregando em você, e por ultimo não seja a vítima perfeita, leve somente o montante necessário para o que vai fazer, leve somente um cartão de crédito e que você tenha facil os números da central de atendimento, e ande somente com cópias dos documentos, faça seu itinerário antes de sair a rua, enfim, os cuidados básicos de qualquer lugar… Morei na Europa durante algum tempo (Roma) e conheço Paris o suficiente pra opinar sobre que a absoluta maioria desses casos, o fato aconteceu por conta de descuido do turista. Pra quem se interessar mais dêem uma olhada nessa matéria http://unsafeparis.wordpress.com (não sei se pode colocar link aqui, se não for permitido, peço desculpa aos administradores do blog) Abraços a todos !
Rodrigo Lavalle
Eduardo, muito obrigado pelo seu comentário.
Abraços.
jorge fortunato
O ideal é fingir que não entendeu nada e cair fora. Ou dar uma de louco e mandar cair fora em bom português. Em 2009 vi a seguinte cena: duas moças se aproximaram de um home com a tal da prancheta. ele pegou a prancheta ficou analisando, tirou a folha, rasgou e jogou tudo no chão e saiu andando. Na hora achei muito grosseiro, mas depois compreendi. As meninas não fizeram nada e saíram lentamente.
Yrlla Ribeiro
Estas meninas usam estas pranchetas para disfarçar enquanto mostram algo escrito na prancheta, com a outra mão abrem sua bolsa e retiram o que der, elas têm uma mão super leve, cuidado mesmo com essas bolsas pequenas e transpassadas, pois a prancheta é para esse tipo de bolsa. Não precisa ficar preocupado, elas não são violentas e desistem de quem não dá atenção é só falar non, merci de forma mais dura, que elas desistem e vão procurar outro turista.
Vanessa
Um dia eu estava indo para o Louvre e uma dessas meninas veio na minha direção com uma lista (as outras ficaram atrás dela) e me perguntou se eu falava inglês, suspeitei e respondi que não. Me afastei rápido e elas não vieram atrás de mim. Acho válidas as dicas do Fabrício, eu andava sempre com essas bolsinhas pequenas na frente por dentro do casaco.
Clarice Emília
Já assisti a uma reportagem, acho que até mesmo o CP quem postou no facebook, que dizia que essas meninas são da Romênia e fazem parte de uma máfia e mandam o dinheiro roubado para o país. São presas, mas pelas leis da França menores de 14 anos não podem ficar detidas. Estive em Paris ano passado e felizmente não encontrei com essas meninas. Mas nós brasileiros sabemos nos livrar dessas coisas, já estamos acostumados com isso infelizmente. Abraços
camilla
Encontrei com algumas meninas na descida da sacre coeur, tive um pouco de receio pq eram umas 4 e eu estava sozinha. Elas sabem frases em varios idiomas e tentam ‘adivinhar’ de onde o turista vem. Nem falei com elas, então não aconteceu nada. Da outra vez que estive em Paris, em 2010, eram umas mulheres beeeem mais velhas com essas listas e formavam um tipo de barreira perto da torre.
Fabricio
Não precisa ter receio, basta ter alguns cuidados. Não ande com bolsas fáceis de abrir, nem dinheiro ou coisas importantes nos bolsos. Use de preferência bolsas pequenas e para frente pois elas são mais difíceis de abrir e você sente mais facilmente caso alguém tente colocar as mãos. Outra: ninguém com boa índole vai te parar na rua pra pedir nada e se pararem é só dizer “Non, merci” e sair de perto. Ah! Em muitos pontos turísticos, como a Torre, tem bastante policiamento. O problema são as redondezas, então é só ter cuidado.
Vanderci
Eu e meu marido fomos abordados por duas meninas com uma lista pedindo doação para uma entidade, elas ficavam mandando beijinhos, na hora não entendemos nada. Se vestiam com roupas normais e não pareciam ciganas. Por sorte não nos levaram nada.
Alcilene M de Sousa
Bom dia,CP.Estou com viagem marcada pra maio,vou sozinha o que vocês me aconselham para evitar essa abordagem de ciganos.e Estou um pouco receosa.
Rodrigo Lavalle
Alcilene, simplesmente não dê atenção, não pare. Diga NÃO bem alto. Não fique receosa, a cidade é segura.
Abraços.