O grupo de artistas se chama Cité Création e a sede está em Lyon. O grupo reúne 80 pintores “muralistas” e muitos parceiros associados espalhados pelo mundo. A ação deles no espaço urbano é impressionante. Encontramos suas pinturas em Quebec, no México, Shanghai, Moscou, Barcelona, Israel e muitas outras cidades.
Eles transformam fachadas de prédios tristes e cinzas em explosões de cores e referências à cultura local.
Interessantes também as soluções estéticas para locais industrias.
O cité Creation recebeu a visita de uma delegação paulista em março 2011. Todos atravessaram o Atlãntico para conhecerem as pinturas murais de Lyon.
Vejam o site Cité Creation clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Maria das Graças
Voltando a esse tema, quero compartilhar com todos, especialmente com os cariocas, a grande alegria que senti hoje ao ver que o belíssimo painel de azulejos do Aluisio Carvão, que havia sido retirado de um muro de um quartel da PM aqui no Leblon e levado não se sabe para onde, está voltando ao seu lugar.
Nem tudo está perdido e, mais uma vez, continuo acreditando que a união de todos impedirá as maluquices dos poderosos de plantão.
Só para voces entenderem a estória havia um projeto de uma praça no local com devaneios mil mas que não foram discutidos com a comunidade, e eu me incluo nela. Resumindo: mais um mico, felizmente abortado a tempo com a volta do belíssimo painel que provavelmente teria o fim que já conhecemos.
Jacqueline
Estou desde ontem visitando embasbacada esse Cite Creation. São coisas fantásticas. Que bom se todas as fachadas cinzentas fossem transformadas em belezas assim. Obrigada, Lina, por nos fazer conhecer essa maravilha.
Quanto aos aluguéis de 23 euros, fui olhar e são studios (!) de 9m2 e muito distantes. Colocar 3 ou 4 pessoas, leitos, cozinha e banheiro num espaço de 3m x 3m não deve ser fácil. Deve ser por isso o preço ser tão baixo. Não há comparação com os apartamentos ofertados em outros sites.
Walter Leite
Realmente, a arte desses “muralistas” impressiona qualquer cidadão e embeleza/enriquece qualquer cidade. Se esses artistas dessem uma passadinha aqui em Natal, nossa cidade ficaria muito mais bonita.
Maria das Graças
Beth, só rindo mesmo não é?
O Sr Gentileza era figura fácil lá no centro do Rio. Eu o encontrava às vezes, na hora do almoço, sob os pilotis do Palácio da Cultura, com o seu estandarte de madeira completamente escrito e com um buquê de flores plásticas, singelas, amarrado no topo do estandarte. Eu parava para ler, não entendia quase nada, não falava com ele e seguia meu caminho.
Tania Sciacco
Amei este post, me lembrou uma renovação, com pintura, cores, que se não me engano, Rui Ohtake fez na favela de Heliopolis, enorme favela aqui em São Paulo.
A beleza faz bem à alma!