Este artigo foi escrito por Eduardo, proprietário do excelente blog Da cachaça pro vinho.
Tem gente que é boa-vida. Tem gente que é gênio.
Agora, poucos tem o dom e a inteligência de ser as duas coisas ao mesmo tempo. E, certamente, Picasso foi.
Foi com esssa perspetiva que nos interessamos em conhecer o Castelo de Vauvenargues, o lugar onde Picasso viveu com a esposa e fotógrafa Jacqueline e criou um montão de suas obras-primas.
E a curiosidade aumentou quando soubemos (através da Rachel Verano) que o castelo estaria aberto à visitas. As reservas pela internet são obrigatórias, as vagas são limitadas e o castelo ficará aberto até 02/10/2010.
Em pleno domingo à tarde, dia de final de Copa do Mundo, estávamos lá. Com a coincidência da Espanha estar no final.
O castelo fica perto de Aix-en-Provence e para se chegar é necessário estacionar logo na entrada da cidade Vauvenargues e andar bastante até a sua porta. A caminhada é interessante e vale a pena, já que a cidade é bonitinha.
Ao chegarmos, surpresa! As fotos são totalmente proibidas. A princípio, você fica decepcionado com esta imposição, mas logo compreende que é bem melhor apreciar tudo e todos os detalhes com os olhos e não com a lente da câmera. A partir daí, o tour guiado se torna cada vez mais informativo e emocionante.
Lá você conhece o lugar onde Picasso e a esposa estão enterrados (não se esqueçam que ele cumpriu a promessa de nunca voltar a sua amada Espanha enquanto Franco estivesse por lá); visita o estúdio dele e conhece todo o seu processo criativo (ele gostava de pintar à noite e com uso de refletores); vê os maneirismos do gênio; a sua cozinha (incrível como todo gênio adora uma boa gastronomia); passa, inclusive, pelo banheiro que ele mandou construir e onde pintou uma obra prima na parede.
Enfim, os 60 minutos do tour passam tão rapidamente e são tão envolventes que parece que você está numa montanha-russa, mas em câmera lenta. Os 8 euros pagos por pessoa (fomos eu, a Dê e a Re) foram o melhor custo e benefício de toda a viagem.
A história de que Picasso gostava e admirava tanto Paul Cézanne e que ligou pro seu agente quando comprou o castelo dizendo: “comprei a montanha do Cézanne, a verdadeira, a Sainte Victoire ” é a mais pura verdade. E também a de que ele respeitava tanto a Cézanne que nunca olhou pelas janelas para utilizar aquelas belas paisagens/iluminação como referência. Ele acreditava que Cézanne já tinha feito as “masterpieces” sobre o lugar.
Gênio e boa-vida. Picasso era mesmo!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
41 Comentários
Tânia Sciacco
Amei o post, Pena que não posso dar um pulinho e ir até o Castelo.
Vai ficar para 2012!!
Ontem mesmo estava estudando Picasso e vendo um documentário bem interessante sobre ele, que mostra o artista pintando vinte telas. Estas telas foram pintadas para o documentário e depois destruídas. Ai, me doeu o coração quando pensei em 20 telas de Picasso jogadas fora.
Antonia
Ai que romantico!!!!!!!!
Beth
Dodô
Vc esqueceu do dia da nossa “briga” no Marais por conta do Picasso lá pelos anos 90, risos…
Vc queria ir para o Museu do seu e mestre Picasso e eu para o Carnavalet.
Acabamos nos reconciliando na Place de Voges…
Risos e muitos beijos.
Dodô
Edu e Lina,
Parabéns aos dois.
A você, Edu, pela emoção vivida e pela excelência do registro em palavras e imagens.
A você, Lina, por reger com mestria de virtuose um blog capaz de atrair comentaristas e contribuintes de tal nível.
Além das vezes que fui deliberadamente ao encontro das obras de Picasso, Don Pablo me pegou de surpresa por três vezes.
Primeiro, quando a dona de um café nas vizinhanças do castelo me falou que era comum o pintor aparecer por lá em horas inesperadas.
E ela mal podia se mover para atendê-lo, de tão fascinada pela força daquele olhar. Terminou dizendo que para entender a obra na totalidade era preciso conhecer também os olhos do gênio.
O segundo impacto foi no MOMA. Numa sala ao lado do painel, todas as paredes estavam tomadas pelos esboços a bico de pena das várias seções que viriam a formar “Guernica” por inteiro.
Finalmente, no bairro gótico de Barcelona, esbarrei com uma exposição quase clandestina. Na sala onde, além de mim, só havia um velho guarda cochilando, agrupavam-se cerca de dez telas, com interpretações diferentes das por Picasso a um mesmo original:
“Las meninas”, de Velásquez.
Abraços,
Dodô
Mércia
Beth
Pois é… um longo período fechado!
Abraço carinhoso para você!
Beth
Mércia
O museu do Picasso só vai reabrir em 2012 pelo que andei lendo no Le Figaro.
Abs.
Mércia
Eduardo
Parabéns por compartilhar conosco um passeio tão especial à esta bela morada de Picasso! No despertou uma vontade imensa de poder visitá-la também! Quem sabe? Possivelmente reabrirão novamente… Espero!
Lina
A propósito, o museu de Picasso em Paris já foi reaberto? O ano passado em abril estava fechado, e infelizmente não pudemos visitá-lo… este ano qdo voltei em junho ainda estava fechado, não é mesmo?
Abraço carinhoso!
Faiga
quero dizer: fantastica.
Faiga
Olá! Eduardo. Descobri o Conexão Paris através de uma amiga e tem sido uma alegria conhecer Paris atraves dos olhos de cada um de vocês. Este seu post está maravilhoso, de uma sensibilidade de tirar o folego. A cada dia, cada um de nós vai descobrindo Paris, seus cheiros, seus sons, suas cores, sua historia! Parabens Eduardo pelo belíssimo relato! Parabéns Lina por esta iniciativa fantaruica.
Eduardo Luz
Regina, grato. E olha que foi difícil usar poucas palavras.
Madá, desta vez, as fotos são minhas. Na verdade, tenho um acordo com a Dé. As fotos indoor sâo delas!! rs
Patrícia, obrigado.
Ana, uma pena que não dará tempo.
Vanessa, eu também não conhecia. Só tinha lido que Picasso gostava de morar em castelos.
Amélia, é o que a Lina disse. A filha da Jaqueline, a esposa do Picasso é a dona do castelo. E eles estão surpresos que ela liberou por este espaço de tempo.
Eu não falei, mas um dos motivos da abertura é a exposição de fotos que a Jaqueline tirou do Picasso. Além dum belíssimo filme de 10 minutos que ela fez com cenas inéditas do mestre.
Marcello, grato. E ótima informação sobre Guernica. Preciso ir a Madrid!! 🙂
Lina, grato pela oportunidade.
Sueli, Cézanne é iminência parda em Aix. Tudo por lá remete a ele.
Loulou, é imperdível. Quem estiver por lá tem que ir.
Beth, muito legal um elogio vindo de você.
Livia, dá quase uma hora de Marseille. Entre no site e reserve.
Vivian, eu vi algumas fotos numa matéria do NYT. Coloque Picasso+Vauvenargues no Google.
Não aconselharia fazer um bate-volta de Paris. Deve dar umas 8 horas (ida e volta) de trem.
Acho melhor ir pra Reims, né Eymard?? rs
Terezina, é mesmo. Nos sentimos pessoas totalmente especiais neste tour. Quase sentei no vaso sanitário do Picasso. rsrs
LuciaC, a guia disse que eles não tem perspectiva de nova abertura. Percebe-se que não existe uma grande estrutura turística. Se bem que já tem uma lojinha.
Cinthia, acho que é só este ano e só até 02/10. A menos que a herdeira reconsidere.
Vanessa, ele é bonito e enorme. Picasso não gostava de muitos móveis. O proprio banheiro é praticamente vazio e tem uns 100 m2.
Sócio Eymard, a emoção aflora quando se está fazendo este tour. É como eu disse: o cara é um gênio e foi um tremendo boa-vida.
Sonia S, grato.
Claudia, além de imprescindível, é muito fácil fazer. Ah! Tem uma pequena manha: na confirmação, eles te pedem pra fazer um depósito na conta. Responda ao e-mail, dizendo que é do Brasil e que pagará lá mesmo.
Abs pra todos.