Este artigo foi escrito por Eduardo, proprietário do excelente blog Da cachaça pro vinho.
Tem gente que é boa-vida. Tem gente que é gênio.
Agora, poucos tem o dom e a inteligência de ser as duas coisas ao mesmo tempo. E, certamente, Picasso foi.
Foi com esssa perspetiva que nos interessamos em conhecer o Castelo de Vauvenargues, o lugar onde Picasso viveu com a esposa e fotógrafa Jacqueline e criou um montão de suas obras-primas.
E a curiosidade aumentou quando soubemos (através da Rachel Verano) que o castelo estaria aberto à visitas. As reservas pela internet são obrigatórias, as vagas são limitadas e o castelo ficará aberto até 02/10/2010.
Em pleno domingo à tarde, dia de final de Copa do Mundo, estávamos lá. Com a coincidência da Espanha estar no final.
O castelo fica perto de Aix-en-Provence e para se chegar é necessário estacionar logo na entrada da cidade Vauvenargues e andar bastante até a sua porta. A caminhada é interessante e vale a pena, já que a cidade é bonitinha.
Ao chegarmos, surpresa! As fotos são totalmente proibidas. A princípio, você fica decepcionado com esta imposição, mas logo compreende que é bem melhor apreciar tudo e todos os detalhes com os olhos e não com a lente da câmera. A partir daí, o tour guiado se torna cada vez mais informativo e emocionante.
Lá você conhece o lugar onde Picasso e a esposa estão enterrados (não se esqueçam que ele cumpriu a promessa de nunca voltar a sua amada Espanha enquanto Franco estivesse por lá); visita o estúdio dele e conhece todo o seu processo criativo (ele gostava de pintar à noite e com uso de refletores); vê os maneirismos do gênio; a sua cozinha (incrível como todo gênio adora uma boa gastronomia); passa, inclusive, pelo banheiro que ele mandou construir e onde pintou uma obra prima na parede.
Enfim, os 60 minutos do tour passam tão rapidamente e são tão envolventes que parece que você está numa montanha-russa, mas em câmera lenta. Os 8 euros pagos por pessoa (fomos eu, a Dê e a Re) foram o melhor custo e benefício de toda a viagem.
A história de que Picasso gostava e admirava tanto Paul Cézanne e que ligou pro seu agente quando comprou o castelo dizendo: “comprei a montanha do Cézanne, a verdadeira, a Sainte Victoire ” é a mais pura verdade. E também a de que ele respeitava tanto a Cézanne que nunca olhou pelas janelas para utilizar aquelas belas paisagens/iluminação como referência. Ele acreditava que Cézanne já tinha feito as “masterpieces” sobre o lugar.
Gênio e boa-vida. Picasso era mesmo!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
41 Comentários
Marcelle
Ola, estou indo a Franca em dezembro/2017, nao consegui achar informações…vc sabe se o castelo esta aberto a visitação?Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Marcelle, as últimas informações que tivemos sobre o castelo é que não é mais possível visitá-lo.
Fernanda
Vocês sabem se o castelo está funcionando atualmente?.. O site oficial não carrega…obrigada
Rodrigo Lavalle
Fernanda, não achei nenhuma informação a esse respeito. Como o site oficial não carrega, creio que o local esteja fechado à visitação.
Abraços.
Kika Mello
Marcello Brito
e não esquecer que nesse mesmo museu do Bairro Gotic estão os primeiros desenhos de um Picasso ainda menino e que muito me emocionaram!
Eduardo
Post maravilhoso que escrito com tanta sensibilidade, me deu vontade de também fazer o mesmo passeio.
Kátia
Ola Eduardo, fabuloso o seu site! Parabens.
Marcello Brito
Dodô,
Essa antiga sala escondida e mal ajambrada no Born, foi-se ampliando, ampliando, comprando esplendidas mansões goticas e mais outras, restaurando, restaurando e hoje é o incrivel, labirintico e lindíssimo museu Picasso de barcelona com bons quadros da fase azul e rosa do mestre e a iniqualavel decupagem que o pintor cubista fez das meninas do velasquez. Vale o ingresso!
Vale lembrar que o museu picasso de paris sugiu de um acordo entre a familia do mestre e o fisco frances.
SONIA S
Betth,
Adorei a “briga” no Marais.
Os dois museus são imperdíveis. Eu adoro o Carnavalet, sempre meio esquecido; mas o que se aprende ali sobre Paris é inestimável.
Eu sempre puxei alguém renitente para o Carnavalet.
Fazer as pazes na Place de Vosges é um luxo, é um charm para poucos…
Só vocês dois, casal maravilhoso!
As locações e a “briga” dão um belo filme.
Um beijo,
eymard
Edu, depois fiquei pensando se nao seria fruto da crise economica. Essa “nova onda” europeia. Essas familias que mantinham esses castelos para eles proprios e que, agora, precisam se abrir para mante-los. Se for, quem sai ganhando somos nos! Os Brics, breques, broques que andam viajando pelo mundo!!!!