O Petit Palais é um endereço praticamente desconhecido apesar de se encontrar em um dos pontos mais turísticos de Paris. A visita vale a pena.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Por que vale a pena conhecer o Petit Palais?
- o museu é gratuito (leia aqui nosso artigo com a lista dos museus gratuitos em Paris)
- sua arquitetura é muito bonita e sua decoração maravilhosa
- o seu acervo possui obras de Delacroix, Rodin, Maillol, Vuillard, Courbet, Toulouse Lautrec
- suas exposições temporárias são sempre ótimas (apesar do acesso ao museu e ao seu acervo permanente ser gratuito, as exposições temporários são pagas), clique aqui e veja a programação
- ele possui um jardim interno absolutamente charmoso e romântico
- seu café/restaurante aberto o dia todo serve pratos saborosos e baratos
- os banheiros do subsolo são grandes, bonitos, confortáveis e limpos
Todas estas variáveis formam um argumento de peso.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O Petit Palais
Quando estiver na avenida Champs Elysées, dobre a esquina da avenida Winston Churchill e comece por admirar a porta dourada de entrada do Petit Palais, talvez uma das mais bonitas de Paris.
O visitante é acolhido por este hall deslumbrante onde cada detalhe arquitetônico e decorativo merece a sua atenção.
O prédio foi construído para a Exposição Universal de 1900, ao mesmo tempo que o Grand Palais (que fica em frente) e a ponte Alexandre III (que fica no final da avenida), e possui uma decoração belíssima que demorou mais de vinte anos para ser realizada.
Em 1902, o edifício passou a abrigar o Museu de Belas Artes da cidade de Paris. Leia também nosso artigo sobre os museus de Paris.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças
Durante sua visita, preste atenção nos vitrais, nas esculturas, nos tetos decorados por pinturas, no trabalho de ferro forjado em torno das escadas e nos mosaicos do solo. Maravilhosos.
A galeria que circunda o jardim merece uma pausa demorada.
E o jardim é um ilha de tranquilidade ao lado da agitação do Champs Elysées. Se o tempo permitir, escolha uma das mesas externas. Senão, a sala do café/restaurante é agradável.
Quando me pedem, “Lina, indique um dos seus endereços secretos”. Aqui está um deles.
Após a visita do Petit Palais, siga na Winston Churchill para conhecer a ponte mais bonita de Paris, a Alexandre III. Você pode obter um circuito desta região no nosso guia Paris: 5 Roteiros em 4 Dias para conhecer Paris a pé, clique aqui e compre o seu exemplar.
Informações práticas
Petit Palais: avenue Winston Churchill, 75008.
Metrô Champs Elysées Clemenceau, linhas 1 e 9.
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas e feriados.
Gratuito para a visita das coleções permanentes. Pago para as exposições temporárias.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
60 Comentários
Laura
Que maravilha… com certeza visitarei o Petit Palais!
Jaziel Evangelista
Excelente blog. Sabe tudo ou quase tudo sobre Paris. Ótimo para quem gosta da cidade e precisa de orientação de como se movimentar por ela. Lugares turísticos, tarifas, restaurantes, pratos da culinária parisiense, comércio, transporte. Muito interessante. Gostei.
Lenna
O Petit Palais é lindo e imperdível. Mas, querem fazer ótimo programa??? Visitem o Petit Palais e depois atravessem a rua e conheçam o restaurante Minipalais, que fica em frente, nas dependências do Grand Palais. Uma delícia!!!
Lina
Lenna
Programa completo. Também adoro o Mini Palais. Bem mais caro, claro. Mas muito melhor.
Nilza Freire
Lina, que fotos espetaculares! Entrei no Petit Palais há muitos anos e agora vou voltar para observá-lo com um olhar mais maduro. Também não conheço o restaurante, acho que se chama Le Jardin de Petit Palais, se não me engano. Já estava anotado como opção, agora será prioridade! Obrigada!
Estou chegando, hein, Lina? Segunda-feira aterrisso em Paris! Abraços.
Lina
Nilza
Estou aguardando o seu contato.
Cláudia Oiticica
É lindo e vale super a pena. Talvez ele seja mais esquecido porque tem tantas opções em Paris que as escolhas acabam sendo difíceis.
Beth
Gosto muito do Petit Palais.
Mas prefiro o terraço do Mini Palais…
Mauricio Christovão
É bem mais Palais do que Petit…Também sou fã!!!
Juarez Pessoa
Oi Lina!
Você foi à exposição sobre o Aleijadinho ocorrida em 1999 no Petit Palais. Gostaria de saber como foi a repercussão aí na França.
Abraços.
Juarez
Lina
Juarez
Não fui. Não estava aqui. Uma pena.
Jacqueline
Minha maior frustração em Paris. Última tarde lá e, tentando chegar ao Petit Palais, me perdi na direção do metrô duas vezes e ainda desci na estação errada. Andei, corri, mas cheguei no exato momento em que estava encerrando o tempo de entrada. Gastei meu francês em vão tentando convencer a me deixar entrar. O que é um minuto, dois, três, a mais ou a menos? Eu sabia que não iria adiantar, mas me diverti falando francês mesmo assim. Na próxima, saio de manhã bem cedo. Ou melhor, estou procurando apê bem perto.
Sandrissima
Lina, este foi um dos meus primeiros passeios em Paris, em um dia de chuva fina e frio intenso… Passei como que hipnotizada pelo Grand Palais (que estava fechado) direto para esta porta magnífica da qual tenho “n” fotos. Encantada pelo jardim e apaixonada pela escultura da Moça com Macaco (é este mesmo o nome?)… Fiquei tão fascinada e paralisada que a segurança passou algumas vezes me olhando… Vale a visita e ainda mais por que é gratuito.O roteiro após, pela Ponte Alexandre é perfeito. Outra sugestão é descer no pier do lado esquerdo da ponte e dar uma voltinha em um “bateaux bus”.