Antes a Pont des Arts era assim.
Agora, assim.
Foi lançada recentemente uma petição No Love Locks contra os cadeados.
Torcemos para que a recém eleita Anne Hidalgo se interesse à esta declaração de amor, não aos cadeados, mas às lindas pontes de Paris.
Estes cadeados são uma ameaça ao patrimônio histórico e à segurança dos pedestres.
Dica da leitora LuciaC
Veja aqui a página Facebook da petição.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
91 Comentários
Sophia
Ah, em tempo: as muitas e lindas pontes de Strasbourg também começam a ficar poluídas pelos cadeados. Uma tristeza.
Fernanda
Sim aos cadeados!!
A única ressalva seria com relação à segurança, mas se o próprio engenheiro,conforme mencionado num dos comentários anteriores, falou que não há risco, não concordo com a retirada!..
Tudo que hoje é tradicional, passou por seus primeiros 6 anos de existência!
Já fui a Paris, infelizmente não tive a oportunidade de estar nessa ponte, mas estou planejando uma próxima ida ainda este ano e vou levar daqui um cadeado para lá colocar!
Sophia
Lindo o que escreveu, André Kauffman.
Tiago Vieira, tenho passado todos os meus aniversários de um feliz e apaixonado casamento de 10 anos em Paris. Sem cadeados.
Eliana
Sou contra os cadeados e assinei a petição. Não entendo esta vontade de alguns de “deixar a marca”. Os lugares que devem marcar a gente, através de fotos, lembranças, souvenirs, etc. Para mim colocar cadeado nas PONTES (sim porque ja estão colocando em outras pontes) é tão estupido quanto escrever “fulano esteve aqui”. Concordo com o Jorge, se quer uma demonstarção de amor, da uma joia!
Nira
Sou pela retirada. Além de feios, os cadeados estão arrebentando a grade, como fica claro na foto. E convenhamos, tem gente que deve colocar um cadeado novo a cada viagem, devido às frequentes trocas de parceiros.
Alternativa : um bom e demorado beijo na Pont Neuf.
Pablo Martínez
sou a favor de que permaneçam os cadeados, e não só por ter um numa das pontes de Paris, mas porque já virou parte da paisagem e até ponto turístico. Além disso se fosse para reprimir deveria ter sido questionado quando começou e não agora que milhares de casais vêm nesse gesto um marco no seu relacionamento. Se de repente fossem retirados seria como se alterassem de uma só vez a história de todos esses casais do mundo todo! Duvido que os cadeados comprometam a estrutura senão a prefeitua não tinha deixado se criar.
Vivian Campanelli - Destinos e Receitas
Confesso que ao ler os comentários fiquei indecisa… era contra… mas lendo as opiniões favoráveis estou meio indecisa… Afinal os cadeados interferem ou não na segurança e estrutura? Acho que isso é o mais importante… o mal gosto acho que é o de menos…
Lena
Virou tradição. Uma simbologia… mais uma marca de Paris. Deveriam ter se preocupado com isto antes. Há sempre alternativas, caso realmente haja riscos.
jorge fortunato
Super concordo! E vou assinar. Sempre achei um horror os cadeados. Nem sei quando essa onda começou. Tenho algumas fotos na Pont des Arts sem os cadeados. Se a pessoa quer perpetuar o amor que demonstre isso de outra maneira. Que tal dar um anel de brilhantes, uma linda pulseira ou algo de valor??? Perpetuar o amor com um cadeado de R$ 5 é fácil né? E enfeiar a cidade dos outros mais ainda. Pior que essa praga está se espalhando por outros lugares, basta ter uma grade. Até na minha Pont Alexandre III já vi correntes cheia de cadeados destruindo tudo. Por fim, acho essa a maneira mais cafona de declarar o amor.
Madá
Eu era contra os cadeados, achava o gesto de mau gosto e não me identifico com o símbolo, mas no ano passado, passei na ponte em um entardecer lindo e o brilho do sol nos cadeados deu um efeito plástico super interessante. Tirei várias fotos e curti. Me distraí lendo alguns cadeados, nomes em várias línguas, casais homo, hetero, desenhos criativos. Fiquei condescendente com o gesto e mesmo sem nenhuma vontade de declarar meu amor via cadeado, entendo quem o faça. Ainda mais depois de ler, aqui nesse Post, vários depoimentos super românticos. Quem vai querer exigir racionalidade em uma declaração de amor ? Vivemos a geração das tatuagens. Achei esse risco de vida meio exagerado para uma petição. Gostei das propostas que criam espaços mais adequados para os cadeados do amor. Sou a favor da retirada, se eles forem de fato uma ameaça à população, mas sou contra a retirada se o motivo for apenas por serem considerados de mau gosto por alguns.