Antes a Pont des Arts era assim.
Agora, assim.
Foi lançada recentemente uma petição No Love Locks contra os cadeados.
Torcemos para que a recém eleita Anne Hidalgo se interesse à esta declaração de amor, não aos cadeados, mas às lindas pontes de Paris.
Estes cadeados são uma ameaça ao patrimônio histórico e à segurança dos pedestres.
Dica da leitora LuciaC
Veja aqui a página Facebook da petição.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
91 Comentários
Tania Ziert Baiao
Sou a favor da proibição sim. Posso assinar a petição também?
Que estranho amor é esse que usa como simbolo um cadeado? Que Prende, que pesa, que enferruja, que precisa de chave,que é jogado depois no lixo ?
Convenhamos que Paris pode viver sem isso…
eymard
Esse assunto sempre rende comentários apaixonados. Mas, deixemos de lado, só um pouquinho, a paixão. Os cadeados, por mais simbólicos que sejam (e são) são removidos! Isso é fato. Simplesmente não seria possível acumular indefinidamente cadeados colocados todos os dias por gente do mundo inteiro. O problema é que a quantidade de cadeados esta a desafiar não só a beleza do lugar (sim, convenhamos, aquele monte de cadeado é feio), mas igualmente a estrutura a ponte. E, mais, ao serem retirados esses cadeados tem que ser levados para algum lugar. Literalmente se transformam em lixo. Pensemos um pouco sobre isso. Não tem nada a ver com sentimento. Tem a ver com a razão. E, nesses casos, a razão nem sempre prevalece. Poderíamos começar por nós mesmos. Amamos Paris. Amamos as nossas amadas e as amadas amam os amados. Mas podemos amar bastante ainda que não coloquemos o cadeado na ponte. Ele (cadeado) vai virar sucata. O nosso amor, não! Perdura para sempre.
Ana
Concordo plenamente com o Henrique, gente amarga e implicante. Pode até ser que antes a Pont des Arts era mais bonita mas agora o charme dela são os cadeados. Fica os cadeados! 😉
Adriana Pessoa
Super aprovo! Não acho bacana e concordo que contribui sim, para a destruição do patrimônio da cidade.
Luiz
… ops ” crowdsourcing architecture”
Luiz
… os cadeados representam uma arquitetura coletiva em construçao, “crowd arquitecture” novidade inclusiva social ao inves da arquitetura individualista-elitista … liberdade de expressão … Paris é a cidade das luzes e modernamente a cidade dos amantes … os cadeados, assim como os graffitti, representam a expressão artistica da nova maneira de expressão coletiva e por certo não haveria melhor lugar para isso florescer do que em Paris …
Sergio
Brega ou não, eu estive la em 2008 e não tinha, mas ao retornar tenho curiosidade em ver como fica com os ditos. Detalhe: muitos gestos, hoje em dia chamados de cultura, nasceram algum momento da humanidade, não necessariamente na idade média ou outro momento da história antiga , a cultura é mutável, afinal de contas caviar já foi servido de graça nos hotéis novaiorquinos. Se se tratar da segurança da ponte, ai são outros quinhentos.
Mario
Estive pela ultima vez em Paris em 2008 e a ponte ainda não tinha os cadeados, faz apenas 6 anos. Para a historia da cidade isso não é uma tradição, e apenas uma moda que já está na hora de acabar. Assinei a petição, tem coisas melhores para fazer em Paris principalmente quando se está namorando.
Constantino
Eu me lembro que fui a Paris em 2006 e não haviam esses cadeados, alguém já disse aqui que a moda começou em 2008, não me lembro quando. Mas eu também prefiro a ponte limpa
Marcia Rozas
Sou a favor da retirada, a ponte está totalmente descaracteriza, estive lá há 1 mês e vi cadeados até nas luminárias. Vendo agora a foto da ponte limpa, é muito mais bonita.