Antes a Pont des Arts era assim.
Agora, assim.
Foi lançada recentemente uma petição No Love Locks contra os cadeados.
Torcemos para que a recém eleita Anne Hidalgo se interesse à esta declaração de amor, não aos cadeados, mas às lindas pontes de Paris.
Estes cadeados são uma ameaça ao patrimônio histórico e à segurança dos pedestres.
Dica da leitora LuciaC
Veja aqui a página Facebook da petição.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
91 Comentários
Estela
Pois eu acho liiiindo colocar cadeado na ponte! Via nos filmes, fotos, e sempre quis muito colocar meu cadeado lá, chego segunda-feira, vamos ver se em 5 dias eu mudo de ideia.
Rita
Acho que devemos nos preocupar com os problemas (que não são poucos) que temos aqui no Brasil. O problema dos cadeados na ponte de Paris é deles, que devem encontrar uma solução para isso.
Matheus Phizdalgo
A sua postagem eh egoísta e descabida. Em toda grande cidade turística, os cadeados se tornaram uma representação do amor de jovens que projetam ali a eternidade de seus sentimentos. Você falando isso só mostra que não entende de turismo e precisa urgentemente encontrar um amor pra você.
Tereza
E jogar a chave no rio? Estive em Paris em 2012 e coloquei um cadeado com meu marido, mas decidimos não não jogar a chave no rio para evitar poluição. Assumo que não tinha uma opinião formada sobre o assunto. E acho q ainda não tenho. Quando cheguei na ponte fiquei sim emocionada em ver tantas histórias de amor e tantas diversidades de cadeados. Na época já ouvia algumas críticas então pesquisei para ver se o governo tinha alguma proibição sobre o ato e não achei nada. É claro que não quero fazer parte da destruição de um patrimônio histórico. Bem, estou com a minha chave. Se for decidido posso ir lá tirar.
Fernanda Houllier
Em tempo: a Pont des Arts foi a primeira ponte metalica de Paris. Acho triste que hoje as pessoas conhecem a ponte como “a ponte dos cadeados” e não fazem nem ideia da sua importância arquitetural e que ela é monumento historico (e não é por causa dos benditos cadeados).
Fernanda Houllier
Bom, pessoal, desculpem a rabugice e desculpem desaponta-los, mas os cadeados são retirados de vez em quando. Portanto, mesmo que não proibam, muito provavel que o seu cadeado NAO esteja mais la daqui 20 anos.
Alias, esta suposta “tradição” começou pelos idos de 2008… Nossa, faz 6 anos! Uau! Ou seja, de tradição não tem nada.
A ponte era muito mais bonita antes dos cadeados. Concordo com a proibição e ja assinei a petição.
Alessandra
e nao é so nessa ponte que estão colocando. ja tem em outras, poucos, mas tem.
Perla Coelho
Morei um ano em Paris, em 2004, e sentava na Pont des Arts para ver o movimento do Sena. Era uma ponte calma, cheia de estudantes e namorados fazendo piquenique. Quando posteriormente voltei, ainda não eram muitos cadeados e olhei isto como uma tipicidade francesa. Em outras viagens vi isto acontecendo no mundo inteiro. Sou carioca e até pensei: que estranho a moda não ter chegado ao Brasil, ou pelo menos nunca vi no Rio de Janeiro! Não sei como isto começou e onde começou. Estive em Moscou e Odessa e soube que lá foi proibido colocar na grade das pontes. A municipalidade, porém, instalou umas árvores de metal vazadas no meio do caminho de uma grande ponte. Em Odessa vi um enorme coração de metal, como uma escultura, cheio de cadeados. Achei bastante interessante esta alternativa. Se muitos amantes querem desta forma eternizar o seu amor, é difícil proibir, mas realmente criar formas mais próprias é uma maneira que a “mairie” tem para amenizar a situação. Talvez este nº enorme de cadeados, além da poluição visual, representem um certo perigo para uma grade que não foi construída para este fim.
Thiago
Sou contra e a favor. Depende da justificativa:
Se a ponte estiver sendo comprometida pelo peso adicional, sou favorável a retirar da ponte e a prefeitura criar um local apropriado.
Agora, se for apenas por simples prazer, sou contra, pois isso já é uma tradição da cidade, e com certeza a maioria dos turistas que vão à Paris, entre outros motivos, para colocar um cadeado na ponte.
Eu tenho o meu lá, e espero poder vê-lo novamente sempre (imagina que legal vê-lo daqui a 20 anos??)
Hugo
Sou totalmente contra essa petição! Os cadeados são a identidade da ponte hoje, o que já faz dela um ponto turístico obrigatório para quem vai à Paris.
Melhor seria fazer uma campanha para as pessoas parassem de colocar nessa ponte e colocassem em outra.
Ah, e rolava um post do Conexão Paris imparcial né?! 😉