Antes a Pont des Arts era assim.
Agora, assim.
Foi lançada recentemente uma petição No Love Locks contra os cadeados.
Torcemos para que a recém eleita Anne Hidalgo se interesse à esta declaração de amor, não aos cadeados, mas às lindas pontes de Paris.
Estes cadeados são uma ameaça ao patrimônio histórico e à segurança dos pedestres.
Dica da leitora LuciaC
Veja aqui a página Facebook da petição.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
91 Comentários
Kátia
E não custa nada lembrar que em junho último mais de 2 mts da grade da Pont des Arts desmoronaram pelo peso desses monstrengos entulhados (somam mais de 700 mil). Não se vê mais a arquitetura original dessa ponte, e já começam a brotar da treva mais e mais cadeados por todos os lados, pelas mãos de turistas que não se fazem de rogados em enfear a cidade alheia, em vez de desfruta-la com respeito e carinho. Já passou da hora de libertar todos os amores presos em Paris e outras cidades da Europa, e até na Muralha da China, deixa-los livres. Se o amor não é livre, não vinga.
Kátia
A estupidez globalizada é lamentável. Alguém já disse aqui no site, em outro post sobre o tema, que a “imensa criatividade” de “depredar patrimônio histórico em nome de uma simpatia tola e despropositada é coisa de gente com déficit cognitivo!” . eu assino e rubrico em três vias. Já passou da hora de por fim a esta cafonice. E não menos grave à mania deplorável de jogar a chave no rio Sena, poluindo-o (deviam era ser presos por crime ecológico). Amor preso por cadeado? Batam-me um abacate.. Que tal tirar uma foto? não, inúmeras fotos, hein? Aí é só levar Paris pra casa de recordação. É mais inteligente, sensato, e ainda é bonito, lindo, no por do sol, então… C’est magnifique. Mas esqueçam as porcarias dos cadeados, s’il vous plaît.
Maurício Christovão
Bomba,bomba,bomba!!!(copyright ibrahim Sued)
Neste último domingo, 08 de maio de 2013, uma parte da amurada da Pont des Arts desabou, devido ao peso dos cadeados. Não temia pelas pontes, capazes de resistir a grandes cargas, mas as amuradas me preocupavam… Ver link abaixo:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/parte-de-ponte-em-paris-cede-sob-o-peso-dos-cadeados-do-amor.html
Larissa
Conheci Paris este ano. Então quando preparava minha viagem, a ponte já era famosa pelos cadeados. Não sou do tipo de turista que segue tudo o que os guias dizem, e muito menos que faz as coisas que todo turista “deve” fazer. Tanto que passei pela Pont Neuf e pela Pont du Carrousel nos primeiros dias de viagem, e voltei a Pont des Arts somente no último dia. Mas coloquei um cadeado lá, e não me arrependo. Cheguei perto do horário do pôr-do-sol, a água do Rio Sena cintilava… quando vi a Tour Eiffel me emocionei tanto que cheguei a chorar! Foi um momento fantástico na minha vida… E nesse cenário maravilhoso os cadeados não atrapalharam, pelo contrário! Contribuíram com aquela paisagem dourada que só Paris tem! Tirei fotos maravilhosas, e a recordação em minha mente é simplesmente fantástica! E tenho que dizer que vi muitos parisienses fazendo piquenique na ponte, e eles não pareciam se incomodar com os cadeados…
Claudia Burigo
Ficou mais bonita sem os cadeados.
Maurício Christovão
Acho que vou abrir dois negócios em Paris: O primeiro venderia os cadeados e o segundo retiraria os românticos objetos das pontes e reciclaria o metal, uma coisa meritória e ecológica…
Outra idéia seria criar umas fitinhas(biodegradáveis) do Monsieur Du Bonfin, com espaço para os nomes do casal, que seriam então amarradas com três nós às amuradas das pontes sobre o Sena. Simples, elegante, ecológico e colorido!!!
Ariane
Sou a favor dos atos românticos, mas um pouco mais a favor da segurança…
Adoro e acho linda a ideia dos cadeados, mas só defendo se não for prejudicar a pobre da passarela.
Bjs!
lisiane
Nao entendi muito quanto o perigo para a segurança, pelo texto. Nao acho bonito, mas gosto da tradição, da interacao e do espirito dos que vao ate a ponte. Vi que os cadeados estao se extendendo ate pelos arredores da pont neuf.
Lenna Ranghetti
Sou das apaixonadas por Paris que não aprova os cadeados! Conheci a ponte antes dos cadeados e, hoje, quando passo lá fico triste ao ver aquela poluição visual e aquela aparência pesada. O amor de duas pessoas não vai durar menos ou mais por causa de um simples cadeado. Outra coisa: já observei que há quem vá pelo ritual do cadeado e não pela maravilha que é Paris. Uma lástima!
Marjorie
Sei que muita gente tem apego a símbolos, tradições e até superstições. Mas do que é feito o verdadeiro amor, senão de desprendimento? Quantos daqueles relacionamentos nem existem mais? Quem tem a chave que guarde com carinho como lembrança de um momento especial e Paris por sua vez, já tem pontos turísticos tão maravilhosos que o fim dessa tradição não empobrecerá em nada a cidade.