por Rodrigo Lavalle
Durante as duas últimas semanas aconteceu aqui em Paris a semana de moda com os lançamentos para a primavera/verão 2013. Nesse período específico do ano a cidade fica ainda mais vibrante e frenética. Como os desfiles acontecem nos quatro cantos de Paris – desde garagens sujas até hoteis chiquérrimos – a gente acaba esbarrando nos personagens desse universo pela cidade toda. Modelos no metrô carregando seus books e seus mapas, editoras e jornalistas nas lojas do momento, fotógrafos nos cafés… O mesmo sentimento de excitação e novidade de quando o circo chega à cidadezinha do interior.
Fui até a porta de vários desfiles para fotografar os looks mais interessantes de quem chegava. Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesse ambiente ‘porta de desfile’ foi a relação entre fotógrafos e fotografados.
Os profissionais do mundo da moda são o alvo habitual dos fotógrafos. Alguns, como a editora da Vogue japonesa Anna Dello Russo, se esmeram usando roupas que foram desfiladas no dia anterior. Outros, como o editor da revista W Edward Enninful, parecem que estão indo para a academia. Eu não gosto do estilo da Dello Russo, inclusive acho que ela não tem estilo! Usar a roupa tal e qual foi desfilada incluindo os acessórios e truques de styling é ser vítima da moda.
Algumas pessoas, geralmente as que não têm convite, também super capricham na produção. O intuito é impressionar e por consequência conseguir entrar nos desfiles. Na verdade, muitos se contentam em simplesmente serem fotografados pela imprensa tradicional ou pelos blogs de moda. Às vezes os 15 segundos de fama são mais importantes (e massageiam mais o ego) do que assistir ao desfile em si. Percebi que várias dessas pessoas ‘montadas’ eram elas mesmas blogueiras de moda. Umas tirando fotos das outras em um processo de auto-alimentação fashion.
Os fotógrafos também têm suas manhas e manias. Após muito tempo fazendo esse tipo de trabalho, a maioria acaba ‘viciada’ em certas pessoas e em certos looks. Porém basta um deles abordar alguém que passou desapercebido para que o enxame se aproxime.
Independente das questões de ego, marketing e superficialidade esse ambiente é tão rico e instigante quanto uma ida ao museu.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
Marcos
A título de ilustração:
http://static.guim.co.uk/sys-images/Observer/Pix/pictures/2010/12/6/1291656649513/Anna-Della-Russo-ungaro-001.jpg
ou
http://static.guim.co.uk/sys-images/Observer/Pix/pictures/2010/12/6/1291656295420/Roberto-Cavalli-Party-001.jpg
=
http://www.pinzon.com.br/adm/externos/noticia/28032012005732.jpg
+
http://images2.fanpop.com/image/photos/14000000/Gollum-Smeagol-smeagol-gollum-14076899-960-403.jpg
+
http://wheresjt.files.wordpress.com/2012/02/sasquatch1.jpg
Maria Luiza Moreiraa
É um Circo dos Horrores…coitadas das mulheres que se submetem a essas fantasias…rsrsrs…as melhores são as que “vão com o que usam normalmente”..
Rodrigo Lavalle
Marcos, morri de rir com os ‘pais’ da Anna Dello Russo. Eu a vi de perto e não gostei do que vi.
As duas vezes que eu vi o Enninful ele estava todo de preto com roupas largas, calça esportiva e tênis de academia.
Marcos
Se a Val(direne) Marchiori, o Sméagol e o Sasquatch tivessem uma filha, seria tal e qual a Anna Dello Russo…
Marcos
Ué, Rodrigo, o uniforme do Edward Enninful não é terno e gravata fininha pretos e camisa branca?!
Lidi
Pois é, eu estava neste último final de semana visitando a cidade pela primeira vez, e nem sabia dessa tal semana de moda, e passando por lá vi muitos looks incríveis, mulheres vestidas bem como se vê nos blogs de moda por aí, achei o máximo ver os fotógrafos amontoados tirando fotos e ao mesmo tempo as mulheres fazendo uma pose por alguns segundos e em seguida sair andando normalmente pela rua como se nada fosse rsrs
GERALDO TACIO VIEIRA FALCAO
NÃO ENTENDO MUITO BEM DE MODA, MAS AS FRANCESAS EM, GERAL SÃO MAGRAS E SE VESTEM DISCRETAMENTE. SÃO BÁSICAS.
Vanessa
Fui fotografada por pessoas que se diziam fotografos na Avenida Champs-Élysées, essa semana passada. mais nao esperava mesmo a abordagem na rua, fui pega de surpresa rsrs e realmente quando vem um fotografo, logo tem outro pedindo pra tirar foto tb kk me senti lisongeada e ao mesmo tempo assustada. Porque na verdade eu estava indo trabalhar como faço normalmente todos os dias e pra mim eu estava bem simples, do meu jeito normal de ser e andar mesmo. e quando o moço se aproximou e me pediu a foto de inicio achei que era pegadinha kkk depois foi que caiu a ficha quando logo em seguida veio mais um rapaz e uma mulher pedir foto tb. Deu um pouco de vergonha mais depois de ver a foto achei bem legal e fui trabalhar com a alto estima la no alto rs *_* Pensei depois, nossa se eu fiquei assim com um simples pedido de uma foto minha, por causa da minha roupa… que pra mim, tava super normal. confesso que eu ate hoje nao sei o que eles viram de tao diferente e legal nela rsrs imagina se eu fico famosa…(so sonho viu gente rs), isso meche muito com a cabeça da gente. Minha foto, nao sei onde ela deve estar agora, mais provavelmente em algum blog mesmo. Mesmo assim me senti diva por alguns segundos, foi bem legal *_* e ate hoje eu fico rindo disso. Experiencia bem legal, gostei demais de ter sido pega de surpresa, ja que eu nao me vestia pra aparecer e acabei sendo notada 🙂 bjs a todos
Marcos
Concordo com o Rodrigo, a Anna Dello Russo nada imprime de pessoal nas roupas que usa. Uma chimpanzé bem treinada faria o mesmo tão bem quanto a editora da Vogue nipônica… Ou, quem sabe, faria até melhor!
Que falta já faz a criativa, inspiradora, única, estilosa, ofuscante e deliciosamente insana Anna Piaggi! Icônica, é referência obrigatória para quem gosta de moda.
laura
Rodrigo, otimo post.
Lina, o conexão paris foi citado no thelookbook uns meses atras http://www.thelookbook.com.br/mariana_penteado/dicas-da-patsy-em-paris/