Veja algumas dúvidas e perguntas frequentes sobre o seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França (e nos países do Tratado de Schengen). Além disso, ele é essencial no caso de acidentes ou emergências médicas que possam ocorrer durante a sua estada.

O seguro de saúde e de repatriamento — seguro viagem — não é a parte mais cara de uma viagem. Longe disso.

Existem apólices que custam cerca de R$8,00 por dia de viagem. Mas a sua falta, no caso de acidentes ou emergências médicas, pode acarretar em um super prejuízo para o viajante. Clique aqui e leia o depoimento de um leitor do blog que teve uma emergência médica em Paris.

Perguntas frequentes sobre seguro viagem

Ao planejar a suas férias não se esqueça do seguro viagem. Foto: ShutterStock

Nesse artigo nós já havíamos respondido à várias perguntas sobre o seguro saúde e repatriamento, sua obrigatoriedade e importância. Abaixo o pessoal da Seguros Promo responde à outras perguntas frequentes sobre seguro viagem.

A Seguros Promo é um site de comparação de preços das principais seguradoras de viagem, ele oferece aos leitores do Conexão Paris desconto na compra desse seguro (clique aqui para saber mais).

Perguntas frequentes sobre seguro viagem

  • Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?

O seguro viagem cobre toda e qualquer eventualidade que leve o contratante a um estado clínico de urgência ou emergência médica de acordo com a cobertura da apólice contratada. Junto à cobertura monetária das despesas contratadas – onde o segurado não precisa dispor do dinheiro para o pagamento das despesas médicas/hospitalares/odontológicas no local – o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como exemplo: assistência farmacêutica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.

  • O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes. O tratado também estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de cobertura de 30.000 euros para todos os turistas. O objetivo dessa regra é que o visitante possa garantir que terá uma forma de pagar por possíveis despesas médicas feitas durante a viagem.

  • Quais países participam do Tratado de Schengen?

Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Os únicos países que não participam do tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo sobre o Tratado de Schengen.

O seguro saúde e repatriamento é essencial no caso de acidentes ou emergências médicas que possam ocorrer durante a viagem. Foto: ShutterStock

  • Com quanto tempo de antecedência preciso contratar o seguro viagem?

O seguro pode ser contratado até no dia do seu embarque para o destino. Recomendamos apenas que compre o seguro depois de já ter as datas da viagem definida ou, até mesmo, junto com a passagem aérea para não correr o risco de se esquecer.

No campo “Destino” escolha “Europa”, insira as datas da sua viagem e clique em “Pesquisar”. Em seguida preencha os campos “Como podemos falar com você?” e clique em “Continuar”. Selecione na lista de opções de seguradoras e planos o que lhe for mais atrativo e em seguida clique em “Comprar”. Preencha os campos com o seu nome, data de nascimento e CPF. É possível emitir vários seguros de uma só vez, basta clicar em “Adicionar Segurados”. Selecione a forma de pagamento – cartão de crédito ou boleto. Se for cartão de crédito preencha com os dados do mesmo. Depois, você só precisa deixar seus dados de contato como nome, email e telefone. Antes de finalizar a compra, insira seu cupom/código de desconto no campo “CUPOM DE DESCONTO” e clique em aplicar. Para os leitores do Conexão Paris, o cupom/código para obter os 5% de desconto é CONEXAO5.

  • Como faço para utilizar meu cupom de desconto?

Ao ser direcionado para a página de compras, o segurado deve seguir os passos do tópico acima e antes de finalizar a compra, inserir seu cupom no campo “CUPOM DE DESCONTO” na janela “Resumo da Viagem”  e clicar em aplicar. Para os leitores do Conexão Paris, o cupom/código para obter os 5% de desconto é CONEXAO5.

  • Caso precise de atendimento médico no exterior, como aciono o meu seguro?

Assim que finalizar a compra do seguro, você receberá uma apólice em seu email. Nela estão listadas todas as coberturas do seguro contratado e os telefones caso você precise de atendimento de acordo com sua localidade. Algumas seguradoras dispõe de aplicativos no celular, onde poderá ser solicitado atendimento em uma necessidade, além dos telefones disponíveis na apólice.

  • Caso eu não consiga contactar a seguradora e pague as despesas, serei reembolsado?

Sim, o reembolso é feito mediante a apresentação das notas fiscais originais e comprovantes do atendimento junto com os documentos pessoais solicitados pela seguradora. Por esse motivo é sempre importante guardá-los com você.

  • Qual a diferença do seguro do cartão para o seguro viagem da seguradora?

A principal diferença é que por ser um serviço adicional, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com o serviço de reembolso, ou seja, caso você precise de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas. Já as seguradoras, trabalham com uma rede conveniada e caso você precise, basta acionar a seguradora e eles irão te indicar a rede de atendimento mais próxima.

O seguro viagem possui toda assistência em caso de necessidade, como enviar um médico até o hotel ou direcionamento da rede hospitalar mais próxima. Em caso de traslado de corpo, a seguradora cuida de todo o processo. Além do atendimento 24 horas, 7 dias da semana na sua língua.

  • Vou viajar por vários países, meu seguro vai me dar cobertura?

Ao optar pelo seguro viagem internacional, para qualquer destino, você estará assegurado em qualquer lugar do mundo, inclusive em alto mar. Neste último caso, os seguros são feito através de reembolso, uma vez que dentro do navio não há rede de hospitais credenciados, somente médico disponível.

  • Qual a validade da minha apólice?

A validade do seu seguro são as datas de ida e volta prescritas na apólice. É importante lembrar que você só estará coberto(a) se estiver à uma distância mínima de 100 km da sua casa.

  • Quais os documentos necessários para emitir uma apólice para um menor de idade?

Você pode usar o CPF, o número do passaporte da criança ou do RG. Caso ela não tenha nenhum dos documentos citados, consulte a seguradora, algumas aceitam o CPF do pai ou da mãe para fazer a emissão da apólice.

  • O que é DMH?

DMH é a abreviação para Despesas Médicas Hospitalares. Em alguns lugares também pode estar escrito DMHO que significa Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas.

  • O seguro cobre prática de esporte?

É necessário consultar a cobertura do plano para ter acesso a essa informação. Alguns planos são específicos para a prática de esporte, outros não possuem essa cobertura. É importante especificar o esporte que será praticado, pois algumas seguradoras têm restrições. Para mais informações, consulte um dos atendentes da Seguros Promo.

  • Quais são as redes de atendimento conveniadas às seguradoras?

Nenhuma seguradora divulga essa informação. O segurado só será informado sobre a rede de atendimento quando contactar a seguradora, que irá indicar a rede mais próxima da localização do solicitante.

  • Qual a diferença entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem?

Os planos de saúde, normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado mora. Alguns planos possuem cobertura nacional ou até internacional e as coberturas estão limitadas a atendimentos médicos, exames, análises clínicas e cirurgias, mas é necessário consultar os detalhes do plano para se certificar o que ele realmente cobre. O seguro saúde oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente à saúde do segurado. Já o seguro viagem, oferece cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.

  • Como faço o cancelamento do meu seguro viagem?

Para cancelar o seguro viagem, é necessário enviar um e.mail para [email protected]r e o atendente irá retornar com maiores informações. O cancelamento sendo solicitado 48hs antes da sua viagem, as seguradoras não costumam cobrar multa para o cancelamento. Para maiores informações consulte as condições gerais da seguradora escolhida.

  • Qual a diferença entre Seguro Bagagem Complementar e Suplementar?

O seguro de bagagem complementar – como o próprio nome diz –, completa a indenização paga pela companhia aérea até o valor estabelecido na apólice, ou seja, se o valor para extravio de bagagem descrito na apólice é de R$500,00 e a companhia aérea paga R$200,00, você receberá do seguro um valor de R$300,00 de indenização.

Já com o seguro suplementar, você terá direito a receber além do valor pago pela companhia, o valor estabelecido na apólice. Exemplo: sua apólice tem o valor de R$500,00 para extravio de bagagem e a companhia aérea paga R$200,00 de indenização. Nesse caso você irá receber os R$500,00 da seguradora + os R$200,00 da companhia aérea, resultando em um total de R$700,00 de indenização.

  • É possível para quem  já está em viagem adquirir um seguro?

Sim, é possível adquirir um seguro mesmo que a pessoa já esteja viajando. Para isso é preciso que ela goze de saúde no dia da contratação, preencha e assine uma DPS (Declaração Pessoal de Saúde) que lhe será enviada e nos devolva o formulário para que a seguradora possa analisar e aprovar a contratação da apólice. Para realizar o processo, entre em contato com os nossos atendentes através do email [email protected]r.

  • É possível estender minha apólice estando em viagem?

É preciso enviar um email para [email protected]r solicitando a extensão do seu seguro. Nossos atendentes irão entrar em contato com a seguradora que irá autorizar ou não a extensão do seguro. Algumas podem solicitar o preenchimento da DPS (Declaração Pessoal de Saúde) e levar em conta as assistências que foram utilizadas pelo segurado até o momento. É importante que a solicitação seja feita cerca de 3 dias úteis antes da data do vencimento da apólice.

  • O seguro cobre viagens de carro?

O seguro cobre toda situação que coloque o contratante em estado de urgência ou emergência, desde que ele esteja há uma distância mínima de 100 km da sua residência. Em caso de acidentes, o seguro cobre apenas o segurado, despesas com o carro não estão incluídas na cobertura. Além disso, o extravio de bagagem não é válido para esse tipo de viagem, uma vez que o único responsável pelas malas será o próprio viajante.

  • Quais os riscos que o seguro saúde geralmente não cobre?

A maioria das seguradoras não cobre os seguintes eventos:

  • Roubo e Furto;

  • Atendimentos solicitados pelo segurado sem autorização da seguradora – salvo em casos de urgência e emergência que deve ser comprovada;

  • Despesas médicas com tratamentos, fisioterapia e medicamentos que não tenha sido prescrito pelo médico e que não seja consequência de algum acidente ou imprevisto que aconteceu durante a viagem;

  • Danos à bagagem, como violação ou extravio de objetos;

  • Custos com tratamento de doenças epidêmicas, pandêmicas ou endêmicas;

  • Cirurgias plásticas estéticas;

  • Tratamentos médicos, odontológicos ou fisioterapia de rotina;

  • Continuação de tratamentos médicos após o período da viagem;

  • Bens de uso pessoal como dinheiro, documentos, jóias e aparelhos eletrônicos;

  • Despesas médicas do segurado que colocou sua própria vida em risco;

  • Tratamentos psiquiátricos;

  • Pacientes em fase terminal;

  • Destinos em situação de Guerra ou rebelião;

  • Imprevistos resultante de fenômenos da natureza, tais como: inundações, terremotos, erupções vulcânicas, ciclones, furacões, maremotos, queda de meteoritos, etc;

  • Próteses.

Sobre o Seguros Promo

Seguros Promo é uma empresa do grupo Belvitur (53 anos no segmento de turismo). Ela não é uma seguradora e sim um site de comparação de preços e consolidadora online das seguradoras.

Além da credibilidade, o site Seguros Promo possui outros diferenciais:

  • Você pode parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros;
  • Se tiver dúvidas, você pode falar com um consultor;
  • Sem taxa de cancelamento: você pode fazer o cancelamento do seguro em até 48 horas antes da viagem.

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