Nesse último sábado aconteceu uma performance inusitada no Museu do Louvre que deixou o público e os seguranças alvoroçados.
Paris tem fama de ser a capital mundial das greves, das manifestações e dos protestos. Mas nem sempre essas manifestações e protestos envolvem centenas de pessoas e se desenrolam nas ruas. O último deles aconteceu no Louvre – o museu mais famoso do mundo – e envolveu somente uma pessoa. Quem nos contou o ocorrido e enviou as fotos foi a guia brasileira e parceira do Conexão Paris, Zildinha.
Ela nos disse que no sábado, dia 15 de março, por volta das 18:00, um tumulto começou a se formar na sala da Monalisa. Em princípio todos pensaram que se tratava de uma briga. De repente uma mulher se despiu – ficando somente de corselet e botas dominatrix – e sentou de pernas abertas sobre a bancada em frente ao quadro da Monalisa. Acompanhando a performance, uma outra mulher tocando violino e uma terceira gritando “Mona! Lisa!”.
No começo os seguranças tentaram impedir a artista mas foram instruídos a deixarem a performance acontecer. Como o museu já estava sendo esvaziado para o fechamento, que acontece às 18:00, a sala não estava tão cheia como de costume mas a performance causou frisson entre os presentes.
A artista Deborah di Robertis e sua performance-prostesto em frente à Monalisa.
A artista performer
A performer em questão é a artista franco-luxemburguesa Deborah de Robertis que já havia feito duas outras performances-protesto semelhantes no Museu Orsay. Clique aqui para ler nosso artigo sobre elas. Segundo Deborah, seu trabalho é sobre trazer para o mundo real as modelos/musas dos pintores famosos, tirando-as do papel passivo de simplesmente posar. Ela escolheu fazer a performance nessa data, 15 de abril, pois é o dia do nascimento de Leonardo da Vinci, o pintor da Monalisa.
A performance-prostesto em frente à Monalisa da artista Deborah di Robertis.
Cremos que dessa vez Deborah não conseguiu a divulgação e a exposição na mídia que sempre vem atrelada ao seu trabalho. Não encontramos nenhuma referência à sua performance nos sites franceses de notícias.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
No site Minha Viagem Paris você reserva a visita guiada ao Louvre – e a vários outros museus – com a Zildinha, além de passeios guiados a pé pelos principais bairros de Paris. Clique aqui e aqui para saber mais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
marcy
Concordo q o lugar dessa “escória” é em casas de stripper.
Thais
Um museu deste nível merece performances com conteúdos melhores. Agradeço porém a equipe do Conexão por divulgar esta matéria, no mínimo, interessante. Abraços!!!
Rosa Maria
Ridicula forma de aparecer, aqui perto tem uma plantação de melancia, vem fazer a “”””performance”””””aqui, idiotas
Dillemba
Concordo totalmente. Qualquer um faz a bobagem que quiser, chama de arte, e ai de quem discorde.
Edmilson Siqueira
Melhor seria ela se apresentar em casas de shows eróticos/pornôs, onde há público para esse tipo de exibição. O Louvre é uma casa de arte e não cabaré de strippers.
Davi
Que performance ridícula…. alguém leva isso a sério!? Isso é maluquice…. onde tem arte aí!? Que mensagem pode ser passada tirando a roupa e gritando igual uma louca !? Isso pra mim é doença mental …
PaulinhoLexus
Concordo com o Antonio Jorge, DISPENSÁVEL! “Não conseguiu a divulgação e a exposição na mídia…” exceto no Conexão Paris. Come on Conexão, you could do better.
Rodrigo Lavalle
O Conexão Paris fala de Paris e da França e o que acontece por aqui. Concordando ou não com a performance, ela aconteceu no Louvre – o museu mais famoso do mundo – e uma pessoa relacionada ao blog presenciou.
Antonio Jorge
Sem ser retrógado ou conservador, acho completamente dispensável esse tipo de manifestação.
Thaís
Olá, bom dia!
A minha prima que foi 3x pra Paris me indicou o blog dizendo que em todas essas viagens pegou todas as dicas por aqui. Estou amando o blog. Parabéns!
Ficarei hospedada no Best Western Premier Kapital Opera e gostaria de saber qual é o melhor percurso pra eu fazer para ir ao Palácio de Versalles, pois pelo que vi,
fica um pouco distante de Paris (passo a passo, se possível), tendo em vista que estarei com a minha avó – que nao pode andar muito.
Desde já, muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Thaís, em princípio Versailles não é o passeio mais indicado para quem não pode andar muito. Aconselho a vocês ficarem somente no castelo principal. A ida e volta de trem também pode ser cansativa pois é preciso andar dentro das estações e da estação até o castelo e vice-versa. De qualquer forma faça assim: pegue a rua do seu hotel (rue de Moscou) e ande cerca de 5 minutos até a estação Liège. Lá pegue o metrô linha 13 (direção Châtillon) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Caso você queira conforto e segurança máximos sugiro o traslado privativo de carro com motorista brasileiro, clique aqui e acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para saber mais.
Fábio Navarro
Ficou bom isso não, hein?