A rue Mouffetard já teve seus dias de glória. Hoje ela concentra endereços destinados aos turistas e restaurantes com pratos industrializados e esquentados no microondas. Mas nem por isso deixe de conhecer a Mouffetard e sua região.
Este cantinho de Paris é agradável com um adorável aspecto de cidade do interior. Siga nossas recomendações, percorra a rua Mouffetard e em seguida explore e descubra os segredos desta área do Quartier Latin.
Anote os endereços gastronômicos abaixo e depois siga as sugestões para um dia completo.
Créditos: :David Monniaux
Roteiro gastronômico
A parte baixa da Mouffetard, próxima à estação Censier Daubenton, é a mais interessante e autêntica. Aí, todos os dias, menos nas segundas, temos uma feira ótima e ponto de encontro dos moradores do bairro. E, na Mouffetard mesmo, conheça a fromagerie Foucher e seus deliciosos queijos. 118 rue Mouffetard.
Para quem gosta da cozinha grega, o Mavrommatis é um restaurante tradicional do bairro. 43 rue Daubenton.
Um dos nossos endereços preferidos por aí é a pâtisserie Carl Marletti, antigo chef do famoso Café de la Paix. Hoje, sua pâtisserie é passagem obrigatória da região. 51 rue Censier.
E um dos melhores restaurantes é o Lilane cujo chef, Stéphane Guilçou, trabalhou no Jules Verne da torre Eiffel. Na hora do almoço ele possui um menu por 18 euros com entrada+prato ou prato+sobremesa ou 22 euros com entrada+prato+sobremesa. 8 rue Gracieuse.
Se gostar de doces sírios, vá até a loja Petites Merveilles de Damas para comprar loukoums de pistaches. 63 rue Monge.
A padaria Grégoire é excelente com baguettes crocantes e pães especiais deliciosos. 69 rue Monge.
Se você gostar de chás, a Maison des Trois Thés possui uma cave impressionante. Este é um dos melhores endereços de Paris para os apreciadores e conhecedores de chá raros. À partir das 13h o espaço degustações está aberto. 1 rue Saint Médard.
Não deixe de conhecer a praça Contrescarpe, um mundo à parte. Escolha uma mesa na calçada do Café Delmas, peça um café ou uma coupe de champanhe e observe a vida do bairro. 2 place de la Contrescarpe.
Três sugestões para completar o roteiro gastronômico
A primeira, conhecer a Grande Mosquée de Paris que se encontra pertinho da Mouffetard. Faça uma pausa no seu restaurante/salão de chá e prove as sobremesas orientais deliciosas. Não se esqueça de pedir um chá de menta. E, se tiver tempo, relaxe um pouco dentro de banhos de vapor da Mosquée. Preço 15 euros. Se quiser uma sessão de massagem, conte 40 euros.
A segunda, passar a tarde no Jardin des Plantes (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele), um dos meus endereços preferidos de Paris. O jardim é muito bonito e ele possui três museus – Museu de Paleontologia, de Mineralogia e Galeria da Evolução – um pequeno zoológico e estufas maravilhosas de plantas tropicais.
A última, subir em direção ao Pantheon para conhecer este bonito monumento de Paris. Termine o dia no Café de la Nouvelle Mairie, situado atrás do Panthéon. Restaurante e bar a vinho tradicional servindo pratos gostosos, endereço ideal para uma pausa parisiense. 19 rue des Fossés Saint Jacques.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
77 Comentários
Ana
Ficamos hospedamos no hotel des grands hommes em frente ao Pantheon. Ótimo hotel com café da manhã muito agradável e local muito bonito . Estando perto da Rue Mouffetard, descobrimos um restaurante especializado em fondue , L’Assiette au frommage, no número 25. O atendimento foi maravilhoso e recomendo especialmente o Confit de Canard. Impecável . Tb as saladas e as sobremesas perfeitas. Voltamos quase todos os dias neste restaurante . Recomendo .
Sueli. juriolli
Ja li dezenas de posts aqui, mas não me lembro de ter lido sobre brechós. Ha alguma regiao ou endereço que vcs recomendem? Abração!
Rodrigo Lavalle
Sueli, temos vários artigos sobre brechós, veja aqui: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comprar/moda-comprar/outlets-e-brechos. Há uma concentração grande de brechós na região do Marais.
Monaliza
Bom dia Rodrigo,
gostaria da sua opinião.
Planejei para um dos dias da minha estadia (em maio, 4 dias inteiros) o seguinte: pegar batobus cedo (na parada hotel de ville)-descer na parada da torre effeil (não subir na torre, pensei em subir outro dia à noite)-voltar para batobus, descer na parada museu d´orsay (conhecer o museu)-voltar para o batobus descer última parada Jardin des Plantes para conhecer a Rue Mouffetard-Pantheon-Jardin de Luxemburg-terminar na Boulevard Saint Germain (e já jantar por lá).
Ou vc acha desnecessário alongar o passeio para conhecer Rue Mouffetard? (faria diferente? ex.: do museu dórsay já iria para blv saint Germain e de lá o Jardin, finalizando no Pantheon?)
Abraços,
Monaliza.
Rodrigo Lavalle
Monaliza, eu não iria à rue Mouffetard, só se o tempo estivesse sobrando.
Abraços.
Rafael Migliacci
Oi. Faltou um lugarzinho escondido ali na rue mouffetard que vende pedaços de tortas (doces e salgadas). Não sei o nome mas cabem uns 10 clientes sentados apenas. Vale muito a pena! Principalmente a torta de pera ao chocolate.
Rodrigo Lavalle
Rafael, obrigado pela dica.
Abraços.
Luiz
Chego em Paris pelo Charles de Gaulle no dia 12/11 e vou ficar na Rue Lecourbe, 15 arr . Alguma dica do melhor modo de chegar até lá?
Obrigado. Adorei a matéria sobre a rua Mouffetard. Com certeza ganharei uma tarde/noite ali.
Rodrigo Lavalle
Luiz, qual o número do edifício?
Abraços.
Marta
Boa tarde Rodrigo, será que me pode ajudar, eu vou aterrar em ORY e vou ficar no hotel Maxim Quartier Latim, como faço para chegar lá?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marta, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony. Lá pegue o trem RER B e vá até a estação Denfert – Rochereau. Lá pegue o metrô linha 6 (direção Nation) e desça na estação Place d’Italie. Lá troque pela linha 7 (direção La Courneuve) e desça na estação Censier Daubenton.
Abraços.
Edvania
Olá, chegarei em Paris dia 19 de novembro pelo aeroporto de Orly. Ficarei hospedada no Hotel de France Quartier Latin. Você poderia me dá alguma orientação quanto ao transporte? Tem ideia de quanto esse trajeto sairia se fosse de taxi? Desde já agradeço. Parabéns pela riqueza de detalhes em cada postagem.
Rodrigo Lavalle
Edvania, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony. Lá pegue o trem RER B e vá até a estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o metrô linha 7 e desça na estação Censier – Daubenton. O táxi ficaria em torno de 36€. Vale a pena pegar o táxi se você estiver viajando em um grupo de 3 ou mais pessoas.
Abraços.
Maria Tereza Frota
Ficarei por 15 dias em Paris em setembro. Dessa vez nas proximidades da Mesquita de Paris. Vou seguir o roteiro. Obrigada!
João Cunhalima
Rodrigo, viajarei a Paris com minha esposa e 2 filhas em jan/16 e pretendo ficar no parisapartments.shutterfly, na Rue Scipion, 75005. Vc recomendaria esta nossa hospedagem nesta região, trata-se de um bom local para se estabelecer com a família? Abraços.
Rodrigo Lavalle
João, essa região é segura e tranquila.
Abraços.
Ivonete Aguiar de Souza
oi bom dia seu blog é otimo, chego em Paris dia 16.09 pelo aeroporto Orly irei me hospedar no Timhotel place d¨itale butte aux cailles,voce poderia nos dar orientaçao de como chegar ao hotel com transporte publico.Obrigado
Rodrigo Lavalle
Ivonete, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony. Lá pegue o trem RER B e vá até a estação Denfert – Rochereau. Lá pegue o metrô linha 6 (direção Étoile) e desça na estação Covisart.
Abraços.