A rue Mouffetard já teve seus dias de glória. Hoje ela concentra endereços destinados aos turistas e restaurantes com pratos industrializados e esquentados no microondas. Mas nem por isso deixe de conhecer a Mouffetard e sua região.
Este cantinho de Paris é agradável com um adorável aspecto de cidade do interior. Siga nossas recomendações, percorra a rua Mouffetard e em seguida explore e descubra os segredos desta área do Quartier Latin.
Anote os endereços gastronômicos abaixo e depois siga as sugestões para um dia completo.
Créditos: :David Monniaux
Roteiro gastronômico
A parte baixa da Mouffetard, próxima à estação Censier Daubenton, é a mais interessante e autêntica. Aí, todos os dias, menos nas segundas, temos uma feira ótima e ponto de encontro dos moradores do bairro. E, na Mouffetard mesmo, conheça a fromagerie Foucher e seus deliciosos queijos. 118 rue Mouffetard.
Para quem gosta da cozinha grega, o Mavrommatis é um restaurante tradicional do bairro. 43 rue Daubenton.
Um dos nossos endereços preferidos por aí é a pâtisserie Carl Marletti, antigo chef do famoso Café de la Paix. Hoje, sua pâtisserie é passagem obrigatória da região. 51 rue Censier.
E um dos melhores restaurantes é o Lilane cujo chef, Stéphane Guilçou, trabalhou no Jules Verne da torre Eiffel. Na hora do almoço ele possui um menu por 18 euros com entrada+prato ou prato+sobremesa ou 22 euros com entrada+prato+sobremesa. 8 rue Gracieuse.
Se gostar de doces sírios, vá até a loja Petites Merveilles de Damas para comprar loukoums de pistaches. 63 rue Monge.
A padaria Grégoire é excelente com baguettes crocantes e pães especiais deliciosos. 69 rue Monge.
Se você gostar de chás, a Maison des Trois Thés possui uma cave impressionante. Este é um dos melhores endereços de Paris para os apreciadores e conhecedores de chá raros. À partir das 13h o espaço degustações está aberto. 1 rue Saint Médard.
Não deixe de conhecer a praça Contrescarpe, um mundo à parte. Escolha uma mesa na calçada do Café Delmas, peça um café ou uma coupe de champanhe e observe a vida do bairro. 2 place de la Contrescarpe.
Três sugestões para completar o roteiro gastronômico
A primeira, conhecer a Grande Mosquée de Paris que se encontra pertinho da Mouffetard. Faça uma pausa no seu restaurante/salão de chá e prove as sobremesas orientais deliciosas. Não se esqueça de pedir um chá de menta. E, se tiver tempo, relaxe um pouco dentro de banhos de vapor da Mosquée. Preço 15 euros. Se quiser uma sessão de massagem, conte 40 euros.
A segunda, passar a tarde no Jardin des Plantes (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele), um dos meus endereços preferidos de Paris. O jardim é muito bonito e ele possui três museus – Museu de Paleontologia, de Mineralogia e Galeria da Evolução – um pequeno zoológico e estufas maravilhosas de plantas tropicais.
A última, subir em direção ao Pantheon para conhecer este bonito monumento de Paris. Termine o dia no Café de la Nouvelle Mairie, situado atrás do Panthéon. Restaurante e bar a vinho tradicional servindo pratos gostosos, endereço ideal para uma pausa parisiense. 19 rue des Fossés Saint Jacques.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
77 Comentários
ana carla souza
Fiquei hospedada , ha 15 dias nessa regiao, Hotel Villa Pantheon, o qual recomendo, andamos bastante, a região é maravilhosa! Pena que não fui ao museu de historia natural, e estava bem perto, sem saber… Vou ter que voltar!!!
Ariane
Boa tarde, Rodrigo!!
Sei que não condiz com o assunto do post, mas estou precisando muito de sua ajuda.
Estou no site oficial da Torre Eiffel, tentando efetuar a compra do ticket para o topo. Porém estou com problemas para o site “aceitar” meu nº de celular (que é utilizado como login) para finalizar a compra. Na verdade, não encontro nenhum campo para cadastrar meu nº, e quando tento inserir mesmo sem cadastrar, o site informa que “o nº não é aceito para o país informado”.
Sabe me dizer como posso proceder? Se for o caso, você também poderia fazer essa compra para mim? Qual o valor total no caso (seria somente para mim, vou sozinha).
Grata pela atenção!!
Bisous.
Rodrigo Lavalle
Ariane, conversamos por email.
Abraços.
Rebeca
Gente, de que horas as lojas de Paris abrem ? No inverno muda o horário?
Rodrigo Lavalle
Rebeca, isso varia do tipo de loja, da região e do dia de semana. Geralmente entre 9:00 e 11:00.
Abraços.
Mara
Belo roteiro!
Anderson Pereira
Estive aí há 2 anos e me arrependo de não ter voltado no ano passado. Não me recordo o nome, mas estive em um simples restaurante de esquina, em frente à citada boulangerie do post. Na esquina oposta ao restaurante que cito, fica um pequeno mercado especializado em frutas (do mesmo lado da boulangerie, à direita, no sentido de quem sobe a rua). Fácil de achar por tais referências. Curti o clima da rua e fiquei por mais de 2 horas no pequeno restaurante, vendo o movimento na boulangerie e uma charcuterie que fica bem ao lado, sob uma graciosa chuva de junho. Atendimento bom. Comi uma salada verde com presunto ibérico, queijo de cabra e tomates e minha esposa a mesma salada com fígado de frango grelhado. Cada salada não custou mais que 12 Euros. Um espetáculo regado a um bom rosé. Foi sublime saborear tal fígado grelhado (uns 5) e uma grata surpresa, pois pedimos achando que era outra coisa (kkkkkk). Muito barato e gostoso. Era a entrada e não conseguimos pedir o prato principal tamanha a fartura e cesta de pães de qualidade. Terminei indo à boulangerie e comprei uma torta de framboesa fantástica e uma baguete que acabara de sair do forno para comer mais tarde. Uma quadra acima tem uma pequena cafeteira à direita (acho que é possível ver tudo pelo streetview), que vende cafés exóticos moídos na hora. Tomei o famoso Blue Mountain (esse eu me lembro o valor exato: 4,60 Euros), oriundo da Jamaica e considerado o melhor café do mundo. Recomendo. Que dia! Bati fotos de aspargos, morangos do Perigord e melões da Provence nas vendinhas que a rua tem, fotos estas que abrem o meu apetite até hoje.
Maria Aparecida Oliveira Ferreira
AMEI CONEXÃO PARIS!! VOU LÁ VOU LÁ,VOU LÁ!!!!!!
jorge fortunato
A Place de la Contrescarpe é o meu lugar em Paris. é o meu programa de sábado quando visito a cidade. No dia 31/12/2013 foi lá que tomei um kyr no final do dia …
Laura
Vou a Paris em dezembro/janeiro, estará frio? E em julho? Alguém pode me indicar um hotel com preço bom ?
Rodrigo Lavalle
Laura, dezembro/janeiro é inverno forte. Julho é o verão mas o mês mais quente é agosto. Você encontra dicas de hotéis bons e baratos nesse link: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-dormir/hoteis-bom-e-barato-paris/.
Abraços.
Renato
Vale conferir, ali pertinho também, a Rue du Pot de Fer. Na esquina da parte baixa tem um restaurante chamado La Vieille Tour comandado por uma família de turcos que parecem brasileiros, de tão alegres e receptivos. Recomendadíssimo. Jantamos pelo menos umas 4 vezes lá nos 10 dias que passamos em Paris.
Mais acima, um gastropub de um animado português do qual infelizmente não me recordo o nome, mas que nos serviu o melhor menu degustação de tapas que já provei. Também vale a visita.
Quartier Latin é vida!!
martina knoll
Sempre que vou a Paris vou jantar na Mouffetard.
Praticamente todas as noites vou jantar na Rue du Pot de Ferr. Acho muito divertido passear pelas ruelas no entorno, muitos Pubs, bares, cafés, vida agitada de estudantes da Sorbonne e escolas da região, que afinal foi o templo das primeiras escolas (ao ar livre) de Paris. A rue Mouffetard foi também uma das primeiras ruas de Paris. Adoro esta região, pois costumo me hospedar no quartier Latin.