A rue Mouffetard já teve seus dias de glória. Hoje ela concentra endereços destinados aos turistas e restaurantes com pratos industrializados e esquentados no microondas. Mas nem por isso deixe de conhecer a Mouffetard e sua região.
Este cantinho de Paris é agradável com um adorável aspecto de cidade do interior. Siga nossas recomendações, percorra a rua Mouffetard e em seguida explore e descubra os segredos desta área do Quartier Latin.
Anote os endereços gastronômicos abaixo e depois siga as sugestões para um dia completo.
Créditos: :David Monniaux
Roteiro gastronômico
A parte baixa da Mouffetard, próxima à estação Censier Daubenton, é a mais interessante e autêntica. Aí, todos os dias, menos nas segundas, temos uma feira ótima e ponto de encontro dos moradores do bairro. E, na Mouffetard mesmo, conheça a fromagerie Foucher e seus deliciosos queijos. 118 rue Mouffetard.
Para quem gosta da cozinha grega, o Mavrommatis é um restaurante tradicional do bairro. 43 rue Daubenton.
Um dos nossos endereços preferidos por aí é a pâtisserie Carl Marletti, antigo chef do famoso Café de la Paix. Hoje, sua pâtisserie é passagem obrigatória da região. 51 rue Censier.
E um dos melhores restaurantes é o Lilane cujo chef, Stéphane Guilçou, trabalhou no Jules Verne da torre Eiffel. Na hora do almoço ele possui um menu por 18 euros com entrada+prato ou prato+sobremesa ou 22 euros com entrada+prato+sobremesa. 8 rue Gracieuse.
Se gostar de doces sírios, vá até a loja Petites Merveilles de Damas para comprar loukoums de pistaches. 63 rue Monge.
A padaria Grégoire é excelente com baguettes crocantes e pães especiais deliciosos. 69 rue Monge.
Se você gostar de chás, a Maison des Trois Thés possui uma cave impressionante. Este é um dos melhores endereços de Paris para os apreciadores e conhecedores de chá raros. À partir das 13h o espaço degustações está aberto. 1 rue Saint Médard.
Não deixe de conhecer a praça Contrescarpe, um mundo à parte. Escolha uma mesa na calçada do Café Delmas, peça um café ou uma coupe de champanhe e observe a vida do bairro. 2 place de la Contrescarpe.
Três sugestões para completar o roteiro gastronômico
A primeira, conhecer a Grande Mosquée de Paris que se encontra pertinho da Mouffetard. Faça uma pausa no seu restaurante/salão de chá e prove as sobremesas orientais deliciosas. Não se esqueça de pedir um chá de menta. E, se tiver tempo, relaxe um pouco dentro de banhos de vapor da Mosquée. Preço 15 euros. Se quiser uma sessão de massagem, conte 40 euros.
A segunda, passar a tarde no Jardin des Plantes (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele), um dos meus endereços preferidos de Paris. O jardim é muito bonito e ele possui três museus – Museu de Paleontologia, de Mineralogia e Galeria da Evolução – um pequeno zoológico e estufas maravilhosas de plantas tropicais.
A última, subir em direção ao Pantheon para conhecer este bonito monumento de Paris. Termine o dia no Café de la Nouvelle Mairie, situado atrás do Panthéon. Restaurante e bar a vinho tradicional servindo pratos gostosos, endereço ideal para uma pausa parisiense. 19 rue des Fossés Saint Jacques.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
77 Comentários
Valeria Ferreira
Bom dia!
A Rue Mouffetard fica aberta no domingo até que hora?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Valéria, os comércios que abrem aos domingos geralmente ficam abertos até às 13:00.
Marília
Olá Rodrigo
Fantastico o seu site! Parabens.
Estaremos indo para Paris juntamente com um casal de amigos dos Estados Unidos, agora de 10 a 16 de setembro. Estamos na faixa etaria dos 70 anos, porem firmes e fortes Estaremos hospedados no quartier Saint Germains des Près. Nós ja estivemos em Paris por varias vezes mas o nosso amigo, que já rodou bem o mundo, por incrivel que pareça, não conhece Paris. Queremos um passeio mais tranquilo, sem longas e duras caminhadas, compativel,é claro, com a nossa idade. Tbem não podemos deixar o nosso amigo abandonado, sem conhecer aqueles principais pontos turísticos de Paris. Gostariamos de encontrar para o nosso programa, um meio termo entre ir àqueles principais pontos turisticos e flanar por Paris usufuindo até do cotidiano da cidade. Meu marido é medico, agora aposentado, hj escritor. Que sugestões nos daria?
Rodrigo Benedini
Olá, Rodrigo! Vou para Paris na próxima semana e, coincidentemente, vou ficar no Hotel Des Grand Hommes, onde ficou a internauta Ana (06.07.16). Você ou ela poderia me dar mais dicas sobre aquele local? Parabéns pelo site!
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, a região é ótima, segura, tradicional. Leia esses artigos sobre ela:
– https://www.conexaoparis.com.br/2016/04/15/pantheon-de-paris/
– https://www.conexaoparis.com.br/2016/03/04/o-quartier-latin/
– https://www.conexaoparis.com.br/2016/08/05/video-jardim-luxembourg/