Um dos mais bonitos monumentos do Quartier Latin, e de Paris, é o Panthéon. Previsto no século 18 para ser uma igreja, este monumento, hoje, homenageia as grandes personalidades que marcaram a história da França. Aí estão enterrados Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola e outros. Sua arquitetura retoma a fachada do Panteão de Roma, construído antes de Cristo.
O Panthéon expõe também o famoso pêndulo de Foucault. Nos últimos meses o pêndulo estava ausente da grande nef em função de reformas da cúpula central. A boa notícia é que desde setembro 2015 ele retomou seu lugar central no percurso da visita do monumento.
O pêndulo é a prova material do movimento da terra. A esfera mede 20cm, pesa 28k, possui um banho de ouro 24 quilates e está suspenso por um fio de 67 metros.
Em 1851, Louis Napoléon Bonaparte, amante de ciências e história, autoriza o físico Léon Foucault a utilizar a cúpula do Panthéon para instalar seu pêndulo. O pêndulo está centrado na vertical do ponto de suspensão e define o espaço de oscilação no qual está depositado uma camada fina de areia. A cada passagem, o estileto fixado na parte de baixo do pêndulo provoca uma marca na areia que aumenta progressivamente. Uma demonstração simples e direta.
Place du Panthéon, 75005 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Marcela Biehl
Olá
Estarei em Paris em novembro e gostaria de conhecer o pêndulo de Foucault, ele continua no Pantheon?
Grata,
Rodrigo Lavalle
Marcela, sim. Leia esse artigo sobre o assunto.
Ana Amélia
Que barato! Sempre quis me dependurar nesse pêndulo e gangorrar de um lado para o outro. Seguirei a dica do blog na minha próxima viagem.
Caísa Corradi Moreira
Olá, gostaria de saber se já é possível a visitação ao Pendulo de Foncault, pois estamos em janeiro de 2016 e a previsão de reabertura era justamente em 2016. Grata!
Rodrigo Lavalle
Caísa, como dissemos no artigo acima, desde setembro 2015 o pêndulo voltou a funcionar.
Abraços.
Maurício Christovão
Da vez que fui visitar o Panteão, havia yma exposição de Ernesto Neto, o artista brasileiro famoso por suas instalações, que estavam penduradas por toda a parte, logo não vi o Pêndulo de Foucault em ação. Paris é uma festa!
Luiz
Pessoal com tanto medo de ir, sendo que mora em um país com índices de homicídio igual ou superior a paises em guerra além de um numero enorme de latrocinios por ano, mais de 2 mil…em paris estarão mais seguros do que aqui!
eduardo
Fui ano passado e o pêndulo não estava lá… vou ter que voltar… Fascinante!!
Marcelo
Na região onde tem pontos turísticos tem muita polícia, agora regiões no caso 13 distrito , está um pouco afastado, tudo vai depender, das notícias que vão chegando dos Ataques da França na Síria, minha opinião a situação pode piorar.
Claudia
Boa tarde pessoal!Minha dúvida é a mesma da Thaciane,programei passar o Natal e Ano Novo em Paris ,mas estou com um certo receio.Acho que é um pouco imprevisível ainda e um pouco difícil até .para dar um palpite ,mas para quem conhece a França talvez possa dar um help.Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Claudia, as pessoas estão na rua, indo trabalhar, fazendo compras, os turistas estavam todos tirando foto da Torre hoje à noite mas a situação realmente é instável.
Abraços.
Thaciane
Olá! Estarei viajando pela Europa no fim de Janeiro, e retorno em Fevereiro por Paris. A ideia inicial era ficar 7 dias na cidade, porém com esses atentados estamos pensando em desistir de Paris. O que acha? devemos esperar pra sentir a situação mais próxima da data? Ficaríamos no Ibis Massena Olympiadess no 13° distrito, por questões econômicas. É UMA REGIÃO PERIGOSA? Att!
Rodrigo Lavalle
Thaciane, não é uma região perigosa, ela é calma e bem residencial. Fica um pouco afastada do centro turístico da cidade, vocês terão sempre que se deslocar de metrô (mas isso é simples).
Abraços.
Marcelo
Seria muito bom se tivesse aberto, pois está fechado a 4 dias , que tal dar outras sugestões para quem vai embora na sexta, e que esteja aberto.
Rodrigo Lavalle
Marcelo, leia o nosso artigo de hoje, dia 18/11 com dicas do que já está aberto em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2015/11/17/devo-manter-minha-viagem-para-paris-apos-os-atentados.
Como estamos vivendo uma situação atípica, antes de sair do seu hotel verifique no site ou facebook dos locais se eles estão abertos.
Abraços.