Mesmo para os franceses, a chegada às barreiras de pagamento dos pedágios das auto-estradas é estressante.
São inúmeros guichês e eles possuem funções diversas. Reconhecer os guichês destinados aos carros é relativamente fácil. De longe podemos reconhecer o desenho dos carros e outros como ônibus e caminhões.
Em seguida é necessário escolher o guichê de acordo com a forma de pagamento: cartão de crédito, passes especiais e pagamento em dinheiro. Os símbolos são visíveis também. Escolham sempre um símbolo reconhecível de cartão de crédito. Senão podemos cair em filas para aqueles que possuem passes especiais.
Para aqueles que escolhem pagar em dinheiro, fiquem sabendo que irão encontrar duas modalidades. Ou um guichê com um atendente que, após passar o ticket que vocês pegaram na entrada da auto-estrada no visor eletrônico, espera o pagamento sem dizer nada. Uma pequena tela perto da janela do guichê vai informar o preço do pedágio.
Ou um cesto dentro do qual as pessoas jogam o dinheiro. Nesta hora, melhor ter o valor correto preparado nas mãos. Os carros passam lentamente, quase sem parar. Se o infeliz turista estaciona para entender o quê está acontecendo, ele provoca a impaciência dos demais.
Antes do início da viagem, entrem no site da empresa que administra os pedágios e verifiquem por quantos passarão, durante o trajeto escolhido, e qual o valor exato de cada um. Um exemplo: de Paris até Reims existe um pedágio no valor de 9.70 euros. No link abaixo coloque cidade de partida e cidade de destino. Em seguida terá todas as informações necessárias.
Preparem a viagem clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
129 Comentários
Flavio G. Kar
Obrigado pelas dicas, dirigi de Lyon para Annecy e foi mais fácil do que eu esperava. Antes do pedágio já tem sinalização de qual lado é carro e qual é caminhão. Após alguns kms veio o primeiro pedágio onde todas as cabines tinham o símbolo do ticket. Entrei em uma delas, peguei o ticket e fui. quando saí da estrada tinha a cabine onde eu inseri o ticket e apareceu o valor. Tinha desenhos indicando onde colocar cartão e onde colocar dinheiro, só que dinheiro até notas de 20 euros. Não me pediram habilitação internacional para alugar o carro.
Rodrigo Lavalle
Flávio, obrigado pelo comentário.
Cybele
Olá!! Rodrigo, por favor, você acha que o trajeto Paris/Bruxelas/Brugge/Amsterdam vale a pena faze-lo de carro? Estaremos em 4 pessoas, todos dirigem e gostam de dirigir.
Desde já, obrigada!
Rodrigo Lavalle
Cybele, então vale a pena! Quando for possível, escolham estradas “departamentais” que são mais tranquilas e, geralmente, mais bonitas. Na França elas são indicadas pela letra D.
Sandro
Bom dia, apenas para completar, cheguei em Paris no dia 15/05/16, e como não sabia desse sistema não inseri o ticket ao sair da rodovia próximo a Remiremont, acabei pagando o valor de 49 Euros. No caso de cartões de créditos internacionais brasileiros, vc deve primeiro solicitar o desbloqueio via telefone no Brasil, fiz isso e o meu funciona normalmente.
Carlos Eduardo
Bom dia,
Estarei viajando para a França no meio do ano e vou utilizar carro para visitar várias cidades. Como já dito anteriormente, no caso dos pedágios é preciso retirar um bilhete quando se entra nas auto estradas e pagar ao sair delas. Entretanto, ao fazer simulações de rotas nos sites autoroutes.fr e mappy notei que partindo de Paris não há esse passo de retirar bilhete na entrada (ex.: Paris-Giverny), havendo só pedágios no caminho (como no Brasil). É assim mesmo?
Muito obrigado pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Carlos, nesse caso imagino que você só tenha mesmo que pagar o pedágio no ponto onde existem as cabines.
Abraços.
Eneas Mike Senna
Olá! Vou estar na Europa de 1 de setembro a 2 de outubro. Vou fazer a maioria dos países de trem, voos e ônibus. Dias 17/18/19 e 20 estarei em Paris.. estou querendo passar um dia em Luxemburgo. Vi algumas passagens de trem, bem como aluguel de carrro. Achei a ùltima opção melhor. Só estou um pouco inseguro quanto à dirigir nesse trajeto.. O que vc me recomenda… Grato Abraço!!!
Rodrigo Lavalle
Eneas, as estradas européias são ótimas e bem sinalizadas mas a viagem de carro é indicada para quem gosta de dirigir e se sente seguro. Opte pelo trem, será mais confortável e prazeroso para você.
Abraços.
Benno
Viajo com minha familia para Bordeaux, e alugo um carro para fazer viagem ate Nice. Gostaria de sugestões de rotas para melhor aproveitar as paisagens e estradas vicinais.
Rodrigo Lavalle
Benno, pelo google maps você consegue traçar rotas usando as auto-estradas (https://goo.gl/lgQERo) ou as estradas departamentais (https://goo.gl/bWoJxs). A diferença de tempo entre os dois trajetos é bem grande: 7 horas contra 13 horas de viagem. Todas as duas rotas passam por Aix-en-Provence. Leia nossos artigos sobre a cidade e seus arredores: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/01/um-dia-nos-arredores-de-aix-en-provence/.
Acho que vale a pena desviar da rota sugerida pelo google e passar pelas cidades da Côte d’Azur. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2010/01/04/um-roteiro-pela-cote-dazur/.
Abraços.
Roberto
Pessoal boa noite !
Estou um pouco preocupado,porque preciso dirigir de Nice até Marselha só que eu queria ir pelas cidades parando para curtir os lugares e as paisagens e não pela autoestrada.Alguém pode me ajudar como fazer uma rota boa 🙂
Abs
Rodrigo Lavalle
Roberto, vá pelas estradas departamentais (que começam pela letra D). Você vai gastar o dobro do tempo. Sugiro que você faça um trajeto no google maps. Um exemplo: http://goo.gl/IXza91.
Abraços.
Roberto Dainese
Tive muitos problemas nos pedagios franceses. Não aceitaram meus cartoes de credito (visa e master) e dinheiro apenas notas de 20 euros ou menor. NÃO ACEITARAM NOTAS DE 50 EUROS. Acabaram abrindo a cancela para mim pois eu não consegui pagar ….kkkkk
divino borges
Olá, estou com viagem marcada para Paris de 28 de maio a 09 de junho de 2015. Minha intenção é ficar quatro dias em Paris, três em St. Michel e San Malo e o restante explorar as cidades próximas a Paris. Detalhe é que vou com esposa e filho, portanto com muitas malas que em princípio complicam a viagem em trem. A seu ver, qual seria a melhor logística? Agradeço a atenção.
Rodrigo Lavalle
Divino, se vocês pretendem voltar à Paris depois de St Michel e St Malo deixe algumas das malas no guarda-volume que existe nas estações de trem.
Abraços.
ANDRÉ
prezado Rodrigo, me perdoe a ignorância.
saio de Paris de carro para Reims pela A4.
Não entendi o funcionamento do pedágio.
terá uma local onde pego o ticket e só pago quando for sair da estrada para entrar em Reims?
li uma matéria de alguém que teve que pagar o valor total de 64 euros por não ter “validado” o ticket. como funciona?
Rodrigo Lavalle
André, pela nossa experiência você pega o ticket quando entra na auto estrada e paga quando sai dela. Não há necessidade de validar.
Abraços.