Mesmo para os franceses, a chegada às barreiras de pagamento dos pedágios das auto-estradas é estressante.
São inúmeros guichês e eles possuem funções diversas. Reconhecer os guichês destinados aos carros é relativamente fácil. De longe podemos reconhecer o desenho dos carros e outros como ônibus e caminhões.
Em seguida é necessário escolher o guichê de acordo com a forma de pagamento: cartão de crédito, passes especiais e pagamento em dinheiro. Os símbolos são visíveis também. Escolham sempre um símbolo reconhecível de cartão de crédito. Senão podemos cair em filas para aqueles que possuem passes especiais.
Para aqueles que escolhem pagar em dinheiro, fiquem sabendo que irão encontrar duas modalidades. Ou um guichê com um atendente que, após passar o ticket que vocês pegaram na entrada da auto-estrada no visor eletrônico, espera o pagamento sem dizer nada. Uma pequena tela perto da janela do guichê vai informar o preço do pedágio.
Ou um cesto dentro do qual as pessoas jogam o dinheiro. Nesta hora, melhor ter o valor correto preparado nas mãos. Os carros passam lentamente, quase sem parar. Se o infeliz turista estaciona para entender o quê está acontecendo, ele provoca a impaciência dos demais.
Antes do início da viagem, entrem no site da empresa que administra os pedágios e verifiquem por quantos passarão, durante o trajeto escolhido, e qual o valor exato de cada um. Um exemplo: de Paris até Reims existe um pedágio no valor de 9.70 euros. No link abaixo coloque cidade de partida e cidade de destino. Em seguida terá todas as informações necessárias.
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129 Comentários
Beth
Kika
Até as Autobahns alemãs estão cheias de carros e com limite de velocidade limitados, risos. Eu também gosto de correr em estradas, mas está cada vez mais complicado…
Abs..
Kika Mello
QUERIDA BETH
eu sei que não há mais lugares ermos na Europa e por conta disso me aventuro a viajar sozinha , tanto é que até falei que achava interessante , para aqueles quedesejam começar a saborear os encantos do viajar solitariamente, começar pelo velho continente.
Mas é engraçado: toda vez que começo a pensar numa viajar bate uma angústia controlável que só termina quando eu passo pelo guichê da Polícia Federal… É uma sensação como se eu fosse viajar pela primeira vez na vida!
Agradeço vc. compartilhar suas experiências ao volante pois , realmente, vou precisar ‘maneirar’ com o meu estilo ‘esportivo’ (rsrsrs) de dirigir! Gosto muito da ‘haute couture’ ao volante de uma máquina possante, confesso! Conhece os estressadinhos de São Paulo? Pois é, sou uma represantante de tal fauna (rsrsrs). Acho que seria melhor eu ir para a Alemanha e mostrar meus dotes nas Autobahn…(rsrsrs)
Mas te garanto que no mais, sou amável e boa pessoa.
Um abraço.
Beth
Kika
Fico feliz por ter ajudado vc.
Tirei minha 1a. carteira de motorista aos 18 anos na Alemanha durante o inverno, ou seja aprendi a dirigir na neve ao pé da letra, risos. Não há maiores mistérios. É só tomar as precauções necessárias. Além do mais não existe mais lugar ermo na Europa, a não ser que vc esteja pretendendo fazer uma visita ao Papai Noel!
Rs e Abs.
Kika Mello
QUERIDOS E DESTEMIDOS EYMARD, BETH E JOSÉ MAURÍCIO
obrigado por todos os coselhos, opiniões e dicas! Certamente não havia pensado nem sabia metade do que me alertaram.
De Gobi ao Pólo, já estou quase que preparada para enfrentar a aventura!
Many thanks!
Jose Mauricio
Kika Mello: Tenho veículos 4×4 desde 1982(cof,cof,cof!!!), mas até hoje só atolei em areia e lama… Não tenho experiência em neve. Aconselho você informar-se detalhadamente sobre o clima e a altitude das regiões que vai percorrer, além das condições das rodovias.
Usam-se correntes nos pneus, mas só em caso de nevascas, pois elas podem danificar os pneus no asfalto nu. Existem também pneus com o desenho da banda de rodagem mais agressivo e com a inscrição M+S (Mud+ Snow) na lateral. Durante o inverno europeu é fabricado um diesel especial para baixas temperaturas(gasole d’hiver). Se você vai viajar sozinha, é sempre bom se prevenir com água, comida e agasalhos. Dirigir com neve e/ou gelo é perigoso e exige muito cuidado. Talvez um veículo 4×4(não precisa ser jipe) deva ser considerado, para sua maior segurança. Boa sorte na sua aventura e continuo à sua disposição. Caso deseje maiores explicações. peça meu e-mail à Lina.
Beth
Kika
Concordo com o Eymard, também não abro mão do velho e garantido mapa de papel… Outra boa recomendação é dirgir com muito cuidado e evitar freadas bruscas na neve…
Abs.
Beth
Kika
Eu aluguei uma Mercedes Benz a diesel e viajei por toda a Escandinávia no inverno sem o menor problema. Não há necessidade de correntes mas sim de pneus especiais para neve. As estradas são muito bem sinalizadas, com painéis eletrônicos para dar avisos especiais. E há máquinas (tratores) que limpam a estrada, etc.
Nunca esqueça, os europeus estão sempre preparados para o inverno, pois faz parte do cotidiano deles. Morei anos no norte da Europa e nunca tive maiores problemas. Quando vc alugar o carro, compre um kit inverno para carro tipo spray para descongelar o vidro, mais um instrumento especial (mini-rodo) de borracha para tirar a neve pela manhã ou em outras ocasiões…
Fique tranquila, não há maiores problemas.
Abs.
Eymard
Kika: opiniao pro – adoro GPS. Opiniao contra: nunca abandono os meus mapas e guias…..(risos). E isso mesmo. O GPS é muito bom. Melhor em estradas do que no centro das cidades. Mas em determinados locais o satelite pode dar uma atrasada, etc…nada como o velho mapa estudado para nao ficar na mao. Aos poucos a gente vai abandonando o mapa….mas ainda gosto de estudar mapas antes de viajar.
Os carros mais novos e melhores possuem traçao 4×4 e enfrentam bem os periodos de neve. A menos que sejam aquelas nevascas que nao tem para ninguem….consulte sempre a meteorologia e pode ser que voce tenha que entrar em alguma cidadezinha nao programada. Pode ser uma nova oportunidade….(rs)
Kika Mello
José Maurício
Nas baixas temperaturas européias, o carro a diesel funciona bem? E para a partida de manhã , não é mais difícil para ‘pegar’?
Queria informações sobre dirigir sob nevasca? É preciso usar correias ou isso é totalmente obsoleto? Precisa algum pneu especial? Pretendo viajar no inverno e sozinha… É também preciso ter cobertor, água e alimento no caso do carro parar? Corre- se o risco das estradas serem interditadas e ficar presa aguardando liberação?
Pareço marinheira de primeira viagem mas no inverno, será realmente!
Se alguém puder me ajudar…
Outra questão: GPS X mapa bem detalhado.
Nunca tive GPS e me viro extremamente bem com guias e mapas. Opiniões pró e contra são super bem vindas…
Beth
Cecilia
Eu alugo carro na Hertz com a carteira nacional desde 1995…
Antes desta data era necessário a internacional.
Abs.