Mesmo para os franceses, a chegada às barreiras de pagamento dos pedágios das auto-estradas é estressante.
São inúmeros guichês e eles possuem funções diversas. Reconhecer os guichês destinados aos carros é relativamente fácil. De longe podemos reconhecer o desenho dos carros e outros como ônibus e caminhões.
Em seguida é necessário escolher o guichê de acordo com a forma de pagamento: cartão de crédito, passes especiais e pagamento em dinheiro. Os símbolos são visíveis também. Escolham sempre um símbolo reconhecível de cartão de crédito. Senão podemos cair em filas para aqueles que possuem passes especiais.
Para aqueles que escolhem pagar em dinheiro, fiquem sabendo que irão encontrar duas modalidades. Ou um guichê com um atendente que, após passar o ticket que vocês pegaram na entrada da auto-estrada no visor eletrônico, espera o pagamento sem dizer nada. Uma pequena tela perto da janela do guichê vai informar o preço do pedágio.
Ou um cesto dentro do qual as pessoas jogam o dinheiro. Nesta hora, melhor ter o valor correto preparado nas mãos. Os carros passam lentamente, quase sem parar. Se o infeliz turista estaciona para entender o quê está acontecendo, ele provoca a impaciência dos demais.
Antes do início da viagem, entrem no site da empresa que administra os pedágios e verifiquem por quantos passarão, durante o trajeto escolhido, e qual o valor exato de cada um. Um exemplo: de Paris até Reims existe um pedágio no valor de 9.70 euros. No link abaixo coloque cidade de partida e cidade de destino. Em seguida terá todas as informações necessárias.
Preparem a viagem clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
129 Comentários
LUCIANO MELO
Lina:
Não entendi o que você disse quando pagar em dinheiro sobre entregar o ticket que foi pego na entrada da auto-estrada. Que ticket é esse?
conexaoparis
Luciano
O Eymard te respondeu. No início da viagem, você para no pedágio para pegar um tícket. Quando sair da auto-estrada, vai para para pagar o trecho que andou.
LuciaC
Lina,
como sempre, informacoes preciosas.
Obrigada!
Esther
Além de Olívia e Marisa, eu também vou fazer o sul da França de carro. Ótima dica!
Eduardo Luz
O negócio é se informar bastante se bem que o stress aparece de qualquer jeito, especialmente nas primeiras vezes em que se utiliza.
Achamos o melhor jeito acumular moedas e jogá-las no cestinho.
Além de tudo, é muito divertido!! 🙂
Quanto aos carros automáticos, achei exatamente o contrário. A maioria dos carros de aluguel tem o câmbio manual.
Tatyana Mabel
Lina,
Se não me engano, o valor pago do pedágio para cada trecho tinha validade de 2 a 3 dias não?!… Se vc voltasse por aquele trecho nesse intervalo, estava dispensado do novo pedágio, confere?
Para seguir na estrada, sugiro conferir os valores dos seguros do carro. Há seguros totais e alguns só parciais. Isso faz diferença de preço de uma empresa para outra. Preferimos o seguro com maior cobertura. Em 2008, qnd estivemos na França, não foi fácil encontrar locadoras com disponibilidade de GPS. Mas isso não deve ser problema hj, nem para elas, nem para os turistas, já munidos com esses eletros. Na Avis, eles tinham td nosso roteiro controlado (via satélite? não sei, mas tinham) e já até sabiam que estávamos cruzando o portão da Gare do Nord para devolver o carro. Fizemos todas as pesquisas para locação aqui do Brasil pela net. Mas no balcão da Avis, a atendente nos informou que reservássemos pela net e fôssemos só buscar o carro que tinha uma diferença significativa de preço. Acho que em torno de uns 70Eur.
conexaoparis
Tatyana
Nunca ouvi falar nesta validade. Vou averiguar.
Tatyana Mabel
Ótimas dicas!
Sou uma atrapalhada confessa! Se um lugar fica para norte, sempre acho que é para sul; se é para a direita, sempre acho que é para a esquerda. Já tentei, inclusive, seguir minhas contra-intuições, mas tb não dá certo (risos). Os pedágios foram para mim uma tortura… é td rápido, não sabia que não precisávamos digitar senha do cartão (basta colocar, tirar e pronto); ora parávamos num guichê com atendente, ora num de cartão… minha sorte é que Marcos é safo nisso, mas eu ficava apavorada com aquela paradinha no meio da estrada e aquela fila de carros atrás e os funcionários furiosos… (risos…)…
Mas depois de 3 dias na estrada, td ganhava calma e é td lindo lindo… vale a pena seguir nas auto e dar uma entrada numa cidadela daquelas… foi assim que na volta de St. Michel, conhecemos Bayeux e o mundinho rural até se chegar no cemitério Americano,… cada cidadela tem sua placa indicativa na estrada, com o que ela tem de interessante para se conhecer… parece que vc está fora do tempo, devido o estado intacto de algumas dessas paisagens. Nas auto vc tb tem acesso à rádio da estrada que informa tudo do trânsito, do tempo,… a cada 20km se tem um posto com lojinhas para um lanche rápido, lugares para se estacionar o carro e descansar, “orelhões” em meio a estrada para solicitar socorro… não tem erro… vale demais a pena… Acho um superprograma!
Sandrissima
Ah, vc já falou dos PARKINGS? Beijos.
Sandrissima
Como sempre, muito importantes essa informações. Nada de stress com os pedágios, tudo é muito bem sinalizado, o troco nos guichês automáticos são rápidos (cuidado com dinheito grande, porque o troco sai todo em moedas o que é um transtorno para pegar), o site informa tudo. Com um GPS não tem erro, pode-se programar sair das auto routes para conhecer as vilas, que são muuito mais agradáveis que a viagem na auto route que não vemos nada (turisticamente falando).
Outra coisa é que não tem como fugir dos pedágios, mas vale a pena pagá-lo porque as estradas são magníficas.
Abraços e saudades…
Marisa
Muito boa dica. No próx ano pretendo pela primeira vez alugar um carro e sair conhecendo o sul da França. Eu nunca iria imaginar que o pedágio funcionasse deste jeito. Eu iria ficar perdida.
Lina, você pode me dizer se os carros para aluguel na França são todos automáticos, mesmo os menores?
beijos,
Olívia Vidal
Obrigada pela dica, Lina.
Vou fazer o sul da França (de paris até Nice) de carro e já vou começar a planejar.
Bjks!!!