Por Kika Mello
A Fundação Galouste Gulvenkian apresenta pela primeira vez em Paris a artista inglesa Paula Rego.
Paula trabalha sobre as lembranças da infância passada em Porgual onde nasceu. A exposição expõe obras de 1988 até 2010 período da maturidade da renomada artista.
Em 2011 a Pinacoteca de São Paulo apresentou as obras de Paula Rego, uma das poucas artistas a trabalhar grandes formatos com pastel seco, traço vigoroso e colorido intenso.
A Fundação é uma instituição portuguesa, criada em 1956 por Calouste Gulbenkian, empresário de origem armênia e de nacionalidade britânica. Ela possui uma antena em Paris.
Até o dia 1 de Abril na Fondation Calouste Gulbenkian.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
45 Comentários
Isabel Nascimento
Grata, Lina, pelo seu retorno.
Vou procurar me informar sobre a compra de móveis quando embarcar, dia 02 agora (ah, vou matar minhas saudades de Paris!!….)
Beijo grande,
Isabel
martha mansinho
Correção, em Cascaes…Perdão!
Qual o local da exposição em Paris??
martha mansinho
Gente!A primeira frase do texto sobre Paula Rêgo é” que ela pinta memórias de sua infância vivida em Portugal aonde nasceu!!!”Portanto ela é uma artista portuguesa e ponto! Está claro no blog!
PR foi casada durante anos com um pintor ingles de muito prestigio.Viveu em Londres até ele falecer há uns 3 a 4 anos atras.Começou a ir mais a Portugal aonde em Cascaes o maravilhosos Arquiteto SOUTO MOURA projetou e construiu uma Fundação Paula Rêgo :CASA DAS MENÓRIAS -em Estoril.
Brilhante a semelhança de Paula Rêgo com Clarice Lispector!Acertou na mosca…
Afinal está expondo em Paris aonde???
Marcos
Paula Rego é alfacinha, ora pois! Casa-se, no entanto, com o pintor britânico Victor Willing no final da década de 50, estabelecendo-se definitivamente em Londres em meados da década de 70.
Isabel Nascimento
Oi Lina,
Peço licença para pedir uma orientação a vc.
Vi seu post sobre Rouen e amei, em especial por ser cheia de lojas de antiguidades.
Eu amo penteadeiras antigas. Se eu me apaixonar por uma que eu encontre em Rouen, como devo proceder para trazer para o Brasil?
Grata!
Isabel
conexaoparis
Isabel
Compre somente se a loja assumir o envio.
Te aconselho verificar se a alfândega permite a entrada de móveis no Brasil. Não entendo nada nesta área. Sei que obra de arte é complicado. Processo demorado.
Silvana
Sim, portuguesa de Lisboa.
Como escreveu a Francy, a Casa das Histórias em Cascais é uma maravilha.
Marina
Eu ia escrever a mesma coisa: Paula Rego é portuguesa, os pais mudaram-se para Portugal onde ela foi dexada com a avó durante sua primeira infancia.
Traço
Só para informar que Paula Rego é uma artista portuguesa e não inglesa.
Esclarecido o lapso aproveito para dar os Parabéns ao Vosso site, é maravilhoso, permite fazer todos os dias uma pequena viagem a Paris.
Obrigado pela partilha.
conexaoparis
Marina e Traço
No site da Fundação a artista é apresentada como britânica:
La Fondation Calouste Gulbenkian, en partenariat avec la Fondation Paula Rego/Casa das Histórias présente, pour la première fois à Paris, une exposition représentative de la très réputée artiste britannique Paula Rego, née à Lisbonne en 1935.
Francy
A obra da Paula Rego é fantástica !Tive a oportunidade de visitar seu museu em Portugal, Casa das Histórias que é localizada em Cascais.O prédio por si só , já é uma obra de arte, e com as obras expostas, se transformam num espaço fanntástico.Estando em Paris , conhecer a obra desta incrível pintora portuguesa é um presente, sua obra é realmente perturbadora , como disse a Silvana acima .
Silvana
Essa exposição é maravilhosa, eu vi na Pinacoteca. Eu não sabia que a Gulbenkian tinha um braço em Paris, mas faz sentido. A pintura da Paula Rego é impressionante e perturbadora. Uma amiga portuguesa uma vez fez um paralelo interessante. Quando ela descobriu a Clarice Lispector, ficou tão impressionada que disse: “é como se a Paula Rego escrevesse”.