Não que ela seja uma receita recente. Ao contrário, a madeleine, um bolinho individual fofo e amanteigado, faz parte dos sabores da infância de todos os franceses desde, pelo menos, o final do século XIX.
Não sei quando a receita foi criada nem seu autor, a madeleine é famoso graças ao maior escritor da língua francesa, Proust. No seu livro “Do côté de chez Swann” ele descreve um mergulho nas lembranças do passado provocado pelo sabor de uma madeleine, “…un plaisir délicieux m’avait envahi, isolé, sans la notion de sa cause. II m’avait aussitôt rendu les vicissitudes de la vie indifférentes, ses désastres inoffensifs, sa brièveté illusoire, de la même façon qu’opère l’amour… J’avais cessé de me sentir médiocre, contingent, mortel.”
Seguindo a moda dos endereços monomaníacos, a madeleine de Proust possui agora a sua loja. Localizada na nova rua gastronômica de Paris, a rue de Martyrs, a Mesdemoiselles Madeleines vende somente esta famosa pâtisserie.
As madeleines são declinadas em dois tamanhos, normal e mini, e em vários sabores simples ou recheadas com chocolate, framboesa, caramelo, limão.
Eu prefiro as simples, tradicionais, aromatizadas baunilha, laranja ou limão.
A rue des Martyrs é a minha rua, no sentido que é aí que faço minhas compras desde que mudei para o bairro. Um dias destes entrei na loja, comprei uma madeleine aromatizada baunilha e degustei em casa. Bem feita e bem mais gostosa que as industriais Bonne Maman. Leia aqui. Mas caras. Uma madeleine custa 4.50 euros. Para ter uma idéia, na Pâtisserie des Rêves, uma das melhores de Paris, a madeleine maxi, maior do que a testada, custa 2.40 euros. E é tão gostosa quanto.
Aproveitei e conheci o fundador da mini loja, Steve Serèmes, sorridente e acolhedor.
Deixo aqui três opções para você degustar as madeleines: neste dois endereços citados e a opção industrializada Bonne Maman que encontramos em qualquer supermercado.
Mesdemoiselles Madeleines: 37 rue des Martyrs, 75009 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Edicléa
Caro, Rodrigo Vignoli. Sobre a forma de madeleines de teflon eu faço assim: unto com manteiga sem sal, polvilho farinha de trigo e retiro o excesso. Algumas receitas mandam colocar a forma untada no freezer enquanto você prepara a massa. Forno deve ser pre-aquecido a 220° – 230° C. Colocar as madeleines e deixar por 5 minutos, depois abaixar temperatura para 190° – 180°C por mais 10-15 minutos, ou até dourarem. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e retire-as com a ponta da faca (se esfriarem, vão grudar).
Mais uma dica: se fizer madeleines com açúcar cristal, elas ficarão mais crocantes na borda, se fizer com açúcar refinado, menos crocante. Espero ter ajudado. Use manteiga de boa qualidade, sem sal e limão siciliano. Elas merecem! Boa sorte.
Marly Sampaio
Adoro PARIS !!!!!
Rosângela Teixeira
Eu queroooo! :p
Michel Pilatti
Adorei a materia, Paris como sempre é um luxo !!!!!
Rodrigo Vignoli
Eu amo madeleines!!!!
Na última visita a Paris, percorri algumas lojas em busca da forma de sua forma, e comprei uma de teflon. Mas sempre grudam…
Já tentei várias receitas, dicas sobre a temperatura do forno, sobre o modo de untar, mas nada.
Será que alguém tem uma boa dica ????
Eduardo
Já estou com água na boca…!