A região em volta do Canal Saint Martin, localizada no bairro 10, está se transformando rapidamente. Da antiga área pacata e residencial, surge um bairro animado, jovem e moderno.
Gosto de andar pelo bairro e ver seus contrastes: antigas lojas empoeiradas e entupidas de bibelôs ao lado de boutiques descoladas e minimalistas; tradicionais bares simples e sujos ao lado dos novos chefs e sua clientela jovem e animada.
Confesso que nunca me interessei pelo passeio de barco pelo Canal Saint Martin, que é uma das maneiras tradicionais de se passar pela região.
Quando ando pelas margens do canal e observo todas as manobras necessárias para a navegação pelas eclusas do canal, tenho a impressão que o tempo de espera da subida ou descida das águas ultrapassa o que seria para mim suportável. Prefiro estar do “lado de fora”, olhar rapidamente comportas e pontes se abrindo e continuar flanando sem rumo certo. Assim, posso viver melhor a atmosfera deliciosa desse bairro.
Gosto de andar pelo Quai de Valmy, pela rue de Lancry, rue de Marseille, rue Yves Toudic, rue Beaurepaire. Assim tenho a intimidade necessária para conhecer a região e seus habitantes.
Faça este passeio, você vai gostar.
Visualizar Canal Saint Martin em um mapa maior
Descubra onde comer na região:
- O pássaro sem cabeça – restaurante bom e barato
- Bistrô verre volé
- La Pastache, local animado, ótimo para uma taça de vinho
Conheça os apartamentos para alugar no Canal Saint Martin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
39 Comentários
Pedro Victoria Junior
Estou em Paris e acabei de fazer o passeio de barco pelo Canal de Saint-Martin.
Além do meu interesse profissional (trabalho no Departamento Hidroviário, da Secretaria dos Transportes), o passeio, de fato, é muito bonito. Vale a pena.
A empresa que faz o passeio chama-se Canauxrama (www.canauxrama.com).
ana azevedo
fiz esse passeio com meu marido no começo desse mês e achei ESPETACULAR, a parada para a passagem pelas eclusas não demora muito ( de 1 a 2 minutos) e chegar em La Villete é incrível.Amei!!!!!!
Nilza Freire
Digo, Amelie Poulain.
Nilza Freire
Tenho muita vontade de visitar essa região, mas, ao que parece, eh uma atracão para os dias ensolarados de verão, ou, ao menos, na primavera. Deve ser mais alegre. A Rive Droite ainda tem vários encantos inexplorados por mim, pois prefiro a Gauche. Depois do filme Amelie Poulin realmente o desejo de muita gente se aguçou. Mas eu nao consigo jogar pedrinhas na água como ela jogava… As cenas do filme no Canal foram muito lindas, quero ir tão ligo seja possível!
Maurício Christovão
Maria das Graças: Concordo com você. Existe realmente um fluxo grande de pessoas e mercadorias pelos rios da Amazônia, mas em relação ao total do transporte no Brasil ainda é pouco. No resto do Patropi estamos montados em cima do caminhão, do ônibus e do automóvel e relegamos ferrovias, hidrovias e a navegação de cabotagem ao segundo plano.
Você também toca num sério problema daquela região: Cabelos longos e hélices expostas fazem uma mistura trágica e perigosa, com muitas mulheres mutiladas e até mortas todo ano.
Maria das Graças
Maurício Christovão, o nosso País é muito grande e não podemos generalizar. Na região norte do Brasil é o único meio de transporte das comunidades ribeirinhas. O movimento é intenso pude comprovar, recentemente, em Belém do Pará. Sabemos também que muitos barcos são rudimentares e o resultado são as mulheres “escalpeladas”. Cabelo comprido e motor de barco sem proteção resulta nisso. Um drama!
Maurício Christovão
Obrigado, Cláudia Oiticica. Já entrei no site e lá existem várias opções de cruzeiro. Graças ao Google Maps percorri virtualmente o Sena de Paris até a foz e me interessei pelo trajeto. Os europeus usam seus rios de maneira bastante intensa para o transporte de passageiros e cargas, coisa que aqui no Patropi deveríamos incentivar mais.
Jacqueline
Fui até lá numa tarde sombria e,se não tivesse lido tanto sobre o canal, não teria achado muita graça. Um ventinho gelado, uma neblina chatinha e uma vontade enorme de voltar para o apartamento e vestir uma roupa quentinha…essa a lembrança que guardei do canal.
Cláudia Oiticica
Maurício Christovão, tem empresas que fazem esse percurso.
Dá uma olhadinha nesse link:
http://www.paris-ports.fr/tourisme/croisieres
Cláudia Oiticica
Depois de ver Amélie Poulin anos atrás, o canal de Saint Martin se tornou uma prioridade para mim, rs. A primeira vez que estive lá, me impressionei com a quantidade de desabrigados morando em tendas ao longo do canal. Voltei anos depois e já achei a área bem melhorada, com complexo de cinemas e tudo. Mas nunca fiz esse passeio de barco.
Como sugestão para quem for andar por esses lados é ir na Brasserie da Rotonde de la Villette. Ela foi toda restaurada e o restaurante ficou bem bonito. Vi isso ano passado no Des Racines et Des Ailes.