2019 marca o aniversário de 500 anos de morte de Leonardo da Vinci. O Vale do Loire e a França festejam o grande humanista, artista e inventor italiano!
Nem todos sabem desse fato, mas o famoso pintor italiano Leornardo da Vinci viveu os 3 últimos anos de sua vida na França, mais precisamente na cidade de Amboise, no Vale do Loire.
O castelo do Clos Lucé (foto: © Léonard de Serres)
Convidado pelo jovem rei francês François I, Da Vinci deixou a Itália em 1516 e se instalou no castelo do Clos Lucé, na cidade de Amboise, no coração do Vale do Loire.
Da Vinci trouxe consigo três de seus mais célebres quadros – Mona Lisa, A virgem e o menino com Santa Ana e São João Batista (os três hoje conservados no Museu do Louvre) – e, ao chegar, foi nomeado primeiro pintor, arquiteto e engenheiro do rei, que o chamava de “meu pai”.
O artista viveu pouco menos de 3 anos no Clos Lucé, falecendo no dia 2 de maio de 1519, aos 67 anos de idade. Ele foi enterrado na igreja colegial do Castelo Real de Amboise.
O Vale do Loire
O Vale do Loire, conhecido principalmente por seus inúmeros castelos – entre eles Clos Lucé e Amboise, citados acima – fica a cerca de 130km de Paris e possui 450km de extensão. No ano 2000, a região como um todo foi classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade pela riqueza de seu patrimônio arquitetural, de suas cidades históricas e, sobretudo, pelos seus castelos, construídos ou ampliados durante a Renascença Francesa (séculos 15 e 16), período em que a corte ali se instalou.
O passeio
Neste passeio de 1 dia na charmosa cidade de Amboise, você visitará, na companhia da guia conferencista Zildinha Figueiredo, os dois lugares emblemáticos da vida de Leonardo da Vinci na França: o Castelo Real de Amboise e o Castelo do Clos Lucé.
O programa se inicia com a visita guiada do Castelo Real de Amboise, às margens do rio Loire, primeiro castelo medieval da região a respirar os novos ares artísticos vindos da Itália no fim do século XV.
O Castelo Real de Amboise e seu jardim
Na caminhada pelos jardins à la toscana, observaremos onde foi realizado o primeiro jardim de estilo renascentista do Vale do Loire. Na Capela Real do castelo visitaremos a sepultura de Leonardo da Vinci. Como o castelo se localiza sobre uma colina, a vista da cidade de Amboise e do Loire é privilegiada.
Ao longo do caminho que nos leva ao Castelo do Clos Lucé (10 minutos a pé), você poderá escolher um restaurante para experimentar especialidades regionais e apreciar os vinhos da região Touraine Amboise.
O ateliê de Leonardo da Vinci em Clos Lucé (foto: © Léonard de Serres)
Durante à tarde, a visita guiada será no Castelo do Clos Lucé, residência do grande artista. Passaremos pelo quarto de Leonardo, pelo seu atêlier e no subsolo observaremos desenhos e maquetes de suas principais invenções.
O domínio do Clos Lucé abriga o Parque Leonardo da Vinci, jardim onde podemos descobrir a relação íntima de Leonardo com a natureza. Ao longo de todo o percurso estão instalados protótipos de suas invenções com alguns dos quais podemos interagir.
A hélice volante, invenção de Da Vinci, nos jardins de Clos Lucé (foto: © David Darrault)
Nessa jornada você conhecera mais de perto a vida e as invenções de um dos gênios do renascimento italiano.
Informações práticas:
Para mais informações e reservar o passeio, envie um email para a Zildinha no [email protected]
Duração: 13h.
Ponto de encontro com o guia: Gare d’Austerlitz em Paris às 7h
Chegada: Gare d’Austerlitz em Paris às 19h30
Valor: 299 euros por pessoa.
O que está incluso
- Passagem de trem Paris – Amboise – Paris;
- Ingressos dos dois castelos a serem visitados;
- Acompanhamento da guia durante todo o passeio;
- Visita guiada com guia conferencista (credenciado) no Castelo Real de Amboise e no Castelo Clos-Lucé.
O que não está incluso
- Refeições.
Clique aqui e aqui e veja outras visitas guiadas e passeios a pé por Paris oferecidos pela Zildinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Lucy
Estamos indo dia 21, PARIS e de lá dia 24 alugamos um carro e vamos até , Nicce, passando por Genebra e Chamonix, pensei em passar pelo vale do Loire , estamos um um bebê, e li em um posto seu que em Versalles, não pode entrar carrinho de bebê. Nessa região da pRa visitar com o bebê ., e como vamos gostaria de dormir na região , que lugar sugere, para ficarmos o dia.
Apiki WordPress
Olá!