Eu diria que o Château La Coste é um mini Inhotim. E todos os dois merecem ser visitados.
O segundo por ser um dos museus de arte contemporânea mais bonito do mundo. Maravilhoso acervo, dentro de um parque deslumbrante.
O primeiro porque está na França, melhor ainda na Provence, com poucas mas excelentes obras espalhadas por colinas e rodeadas por vinhedos.
O Château La Coste pertence à um colecionador irlandês – Patrick Mckillen – acionista do Maybourne Hotel Group, que administra o Claridge’s, The Berkeley et The Connaught em Londres. Ele é também proprietário do Clarence, em Dublin, juntamento com o cantor Bono.
Ninguém sabe porque, mas o Château La Coste foi aberto discretamente em 2011 sem inauguração oficial. A idéia de transformar estas terras provençais em um espaço unindo arte, arquitetura e vinho nasceu em 2004. Os melhores e mais famosos artistas e arquitetos do mundo foram convidados para participarem desta aventura e a lista é longa: Tadao ANDO, Louise BOURGEOIS, Alexander CALDER, Frank O. GEHRY, Liam GiILLICK, Andy GOLDSWORTHY, GUGGI, Tatsuo MIYAJIMA, Jean NOUVEL, Jean michel OTHONIEL, Jean PROUVÉ, Sean SCULLY, Richard SERRA, Tom SHANNON, Michael STIPE, Hiroshi SUGIMOTO, TUNGA, Franz WEST.
1 – A visita do Château La Coste consiste em descobrir o parque do castelo e suas obras, entre elas:
Multiplied Resistance Screened – instalação colorida de Lian Gillick.
2 – A visita consiste também em descobrir as construções assinadas por arquitetos premiados pelo Nobel da arquitetura, o prêmio Pritzker.
Jean Nouvel assinou o chai de vinificação, grande e bonita construção de alumínio.
Tadao Ando criou o prédio da entrada do Château La Coste. Uma obra em concreto e vidro que esconde o estacionamento dos visitantes.
Ando reconstruiu também uma antiga capela do século XVI a inserindo dentro de uma estrutura de vidro e metal.
Frank Gehry criou o Music Pavilion – Pavilhão da Música – desenho originalmente para a Serpentine Gallery de Londres e financiado na época por McKillen.
3 – Conhecer o Château consiste também em visitar o chais de vinificação de Jean Nouvel, participar do curso de iniciação à viticultura e da degustação dos vinhos do Château.
Veja as informações práticas sobre a visita guiada do chais de vinificação:
. visita organizada o ano todo, de terça à sexta feira, às 11h, com reserva obrigatória. Sábado e domingo, às 11h e 15h, com reserva obrigatória. Visita em inglês na sexta, sábado e domingo às 13h, com reserva obrigatória. A visita dura 1.40h. Preço: 9 euros.
Contato: Oriane Grouvel – [email protected] ou pelo telefone +33 (0)4 42 61 92 92.
Para finalizar, o Château possui um Café de l’Art Center, assinado por Tadao Ando. Ele está aberto todos os dias, das 10h às 19h. Ele propõe queijos, saladas, pratos do dia, pâtisseries.
O Château La Coste se encontra a 20 minutos de carro de Aix en Provence. Veja a localização exata no mapa abaixo e no site do castelo.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence
- Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Paula
Lina, vamos para a França pela 1ª vez em setembro e estamos adorando suas dicas. Vamos ficar 5 dias em Paris, depois estamos pensando em ir para Annecy (2 dias). De lá queremos ir de trem ou de onibus para Cotê d’Azur , mas não estamos achando. Esse roteiro é possível?
Lina
Paula
As linhas férreas são centralizadas em Paris. De uma região para outra tem que passar por Paris. Ônibus: não sei te dizer. Nunca peguei ônibus na França. A solução seria alugar carro.
camila
Olá Lina e cia. Amo o blog e amo Paris! Na minha 2 viagem usei e abusei das dicas preciosas de vcs e agora estou elaborando o roteiro da minha 3° ida ao lugar mais mágico do mundo. Minto, copiando o roteiro de vcs, é claro! Vamos em outubro e estou muito em dúvida entre passear pelo sul da França ou então ir a Normandia! Na opinião de vcs o que aproveitaremos mais nesta época do ano? Obrigada pela dedicação a este blog, que é, sem dúvida, o melhor blog de viagens que eu conheço! Qualquer um se apaixona por Paris navegando por aqui!
Lina
Camila
Em outubro, eu escolheria o sul. Vá conhecer a Provence e a Côte d’Azur. Qualquer dúvida, estamos aqui.
Marilia
Gostaria de umas dicas , vou para Aix En Provence , em 04/05/2013 e posso ficar conhecendo a região até 08/05/2013, dia 09/05/2013 retorno á Paris evolto ao brasil. Que me sugere?
Lina
Marilia
Todas as nossas dicas estão da categoria Provence e Côte d’Azur.
Você leu todos os artigo?
Se no final tiver dúvidas, contate.
Maria das Graças
Tatinha, de Paris à Provence de carro é uma boa esticada. Para quem tem poucos dias de trem é uma viagem rápida e confortável.
Maria das Graças
Tatinha, estive na Provence por 15 dias em setembro de 2011. Não dirigimos por lá mas posso lhe dizer que as estradas são bem sinalizadas. Se voce tiver uma boa noção geográfica da região será mamão com açúcar.
O que ajuda muito nas estradas européias são as rotundas nos cruzamentos das estradas com placas para várias direções. Se erramos o caminho é só continuar circulando na rotunda e pegar o caminho certo.
Tatinha
Gostei da dica, para variar um pouquinho! O melhor blog de viagem que conheço é este!! Lina e pessoal, gostaria da uma opinião. Tenho 11 dias de férias final de junho, vou pela segunda vez a Paris (com meu marido), e estou pensando em conhecer a região de Provence, e dois dias em Amsterdã. Queria ir de carro à Provence. Perguntas: É complicado alugar e dirigir por lá? E quantos dias eu precisaria para o sul?
Lina
Tatinha
Siga as dicas da Maria das Graças. Vá de trem e fique na Provence pelo menos uns 3 dias.
Nilza Freire
Lina, excelente dica! Para mim então, que “namoro” a Provence há tanto tempo, esse Chateau é perfeito para ampliar os horizontes e dar um quê de modernidade dentro da jornada ao passado que é visitar cidades ancestrais da França. Obrigada mesmo!
Vincent
Parabéns,estou adorando,conhecendo e anotando.Pretendo ir a Provence brevemente…
ana
oi Lina.
Por favor me oriente. Estarei em Paris de 31/5 a 8/6 com minha filha de 17 anos. Penso em comprar o Museum Paris Pass. é necessario comprar para minha filha tambem? Fiquei confusa se ela entra ou não gratuitamente nas principais atrações. grata ana
Lina
Ana
Os principais museus e monumentos são gratuitos para menores de 18 anos. Não precisa comprar para sua filha.
Silvia Lanna
Oi Lina , a proposito vou de Paris para a Provence de trem no dia 23/04/13( Paris – Aix de Provvence ). Entrei no site para comprar a passagem e fiquei sem saber porque aparecem as opcoes :
bilhete fisico,bilhete eletronico ou print home
Abaixo tem a opcao de entrega pela DHL
Qual devo escolher?
abraco
Silvia
Lina
Silvia
Ou você compra bilhete tradicional e o retira no guichê da estação antes do embarque. Ou compra o eletrônico e o imprime você mesma.
Se comprar o tradicional pode também recebe-lo na sua casa via DHL.