Seria inimaginável um presidente francês apresentar à sociedade sua esposa e sua amante. Todavia este foi um hábito comum na história francesa. Um costume oficializado por Louis XIV ao criar o papel da amante real.
As amantes reais eram mulheres ambiciosas e em torno delas se formavam grupos políticos poderosos. Louis XIV teve uma infinidade de amantes, mas três contaram realmente: Louise de Vallière, Madame de Montespan e Madame de Maintenon.
Essas mulheres ocuparam uma posição que se assemelha à um emprego, com um reconhecimento social, uma função e um salário. Elas eram brilhantes, animavam a corte e teciam intrigas diplomáticas. Quase todas receberam um título e este título não era somente uma condecoração. Atrás dele tinha terras, castelos, obras de arte e jóias.
Neste cenário, o papel da rainha era essencialmente dar herdeiros ao rei e se dedicar às obras caritativas. Contudo ser rainha tinha uma vantagem de peso, o título/cargo era vitalício à condição de cumprir a clásula principal, ser mãe do herdeiro.
Esta introdução nos leva ao artigo de hoje onde propomos um passeio muito especial perto de Paris, ida e volta no mesmo dia. Nós achamos que vale a pena você conhecer o Castelo de Maintenon, a residência da esposa clandestina de Louis XIV.
O castelo que encontra a 90km de Paris – 1.15h de estrada – e ganhou em 2015 o Certificado de Excelência do TripAdvisor. O château está no centro da cidade de Maintenon.
A história de Madame de Maintenon é um conto de fadas. Viúva de um poeta francês, ela foi governanta dos filhos bastardos do rei com sua amante Madame de Montespan. Inteligente e hábil, ela aproveita da morte da rainha para ocupar o lugar de Madame de Montespan e se casar secretamente com o rei em 1683.
O castelo foi comprado por Madame de Maintenon em 1674 e foi várias vezes reformado, sobretudo a cada estadia do rei. Data desta época o aqueduto que, hoje, dá ao castelo um ar romântico. Sem herdeiros, Madame de Maintenon o lega, em 1698, à família de Noailles. Eles serão proprietários do château até 1983. À partir deste momento e até hoje, a propriedade foi transferida para uma fundação que se encarrega de proteger o monumento.
O castelo se encontra em uma região muito bonita e com várias outras atrações turísticas, entre elas a cidade de Chartres e sua famosa catedral, a floresta de Rambouillet e seu castelo imperial e hoje presidencial. O Castelo de Rambouillet é de uso do presidente da República, mas podemos visitar os jardins.
Se um dia, você quiser fazer um belo passeio fora de Paris, visite o Castelo de Maintenon, passe pela maravilhosa floresta de Rambouillet – no outono ela é inesquecível – visite os jardins do Castelo de Rambouillet e termine este dia perfeito conhecendo a catedral de Chartres.
Como visitar o Castelo de Maintenon: a visita é livre e um guia se encontra à disposição dos visitantes na entrada do castelo. Visite o interior e em seguida os belos jardins e o aqueduto. O castelo está aberto a partir da segunda quinzena de fevereiro até dia 20 de dezembro das 10.30h até 19.00h. Ele abre todos os fins de semana e dias feriados. O castelo fecha nas segundas, menos na alta estação (julho e agosto) e nos dias feriados. Preço do ticket: 8.50 euros.Visita com locação de audioguia: 10 euros.
Como chegar: o único problema de Maintenon é o acesso. Não existe nenhum transporte em comum ligando Paris e esta pequena cidade. Duas opções: alugar um carro ou contratar os serviços de traslados e passeios de carros que indicamos (clique aqui).
Château de Maintenon: 2 Place Aristide Briand, Maintenon
Leia também:
- artigo sobre a história do brinde (clique aqui). O nosso tim-tim de hoje teve sua origem em torno de venenos, crimes e assassinatos que envolveram Madame de Montespan, uma das poderosas amantes de Louis XIV.
- artigo com outras dicas de passios perto de Paris (clique aqui).
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Astrid Guiraud
Boa noite
Gostaria de informar voces que tem trem de Paris a Mantenon. O embarque é na Gare de Montparnasse, pega trem para Chartres ( sentido Le Mans ) que passa por Versailles , Rambouillet, Maintenon, Chartres. Todas as estações são proximas dos Chateaus.
Abs
Rodrigo Lavalle
Astrid, obrigado pela informação.
Ivany Bastos
Adorei as dicas de passeios. Adoro visitar castelos. Estarei em Paris a partir do dia 19/12 e só retorno no dia 20/01/2016. Vou aproveitar algumas sugestões do site. Obrigada.
Alberto Porto
Visitei a Catedral de Chartres (fantásticos vitrais e arquitetura gótica) quando fui conhecer o Vale do Loire, mas não sabia da existência deste monumento. É por esta e outras descobertas que a França faz a festa dos turistas de bom gosto. Acrescento que, para quem tem a assinatura da TV5 Monde, na próxima segunda, 31/08/15, às 20:30h, horário de Brasília, será apresentado um capítulo da série Secrets d’Histoire, com a história da vida de Madame de Maintenon. Imperdível!
Rodrigo Lavalle
Alberto, obrigado pela dica.
Abraços.
jorge fortunato
Pena não ter um trem… eu dependo deles, pois não dirijo. As cifras de um tour devem ser bem altas… o jeito é contar com a bondade de um amigo motorizado…
Luciana
Como a França é maravilhosa!!!
Baci,
http://www.luaglialoro.com
Luís Henrique
Lindo o lugar. Uma pena que o acesso seja tão difícil. Se tivesse ao menos ligação por RER.
Alessandra Freitas
Estou na mesma situação da Dillemba. hahahaha Faltando 2 dias para pisar em Paris, me aparece esse castelo lindíssimo. Ai ai… tenho que dar um jeito de ir lá!!!! #desesperototal
Mauricio Christovão
História interessante e belo post!!! Dillemba tem razão: O CP é uma Caixa de Pandora às avessas, só sai coisa boa, e a gente fica tonto com tantas dicas…
Dillemba
Pelo que se sabe de M. Hollande acho que não falta muito para ele começar a apresentar a esposa e a amante.
Agora falando sério: vocês tem que parar de publicar essas dicas ótimas. Quando penso que estou com o roteiro pronto vem mais um artigo e lá fico eu matutando: onde dá para encaixar o circuito das passagens cobertas e galerias? Há como conseguir um dia para visitar o castelo de Maintenon? E o passeio no canal Saint Martin? E a rue du Nil? Estou ficando louca! Rs. Em plena contagem regressiva! À bientôt, se não houver mais nenhum maluco atirando dentro do Thalys.
Luciana
Que lugar lindo! Adorei a sugestão, já incluirei na minha próxima ida a Paris!