Por Maurício Christovão
Sou engenheiro civil e sempre me interessei por obras realizadas pelos meus antecessores de profissão.
O Canal du Midi é uma obra espetacular e foi construído no Século XVII por Pierre-Paul Riquet, por ordem do Rei Luís XIV. O Canal mede 360 km indo de Toulouse até Sète, no Mediterrâneo. Os barcos vêm do Atlântico, entram na foz do Rio Garonne, passam por Bordeaux e navegam até Toulouse e ali há a interligação com o Canal. Esse canal era estratégico para a França pois permitia enviar mercadorias sem passar pelo Estreito de Gibraltar, evitando assim problemas com os corsários da época.
A realização do Canal du Midi exigiu a construção de 328 obras de transposição, como eclusas, pontes e aquedutos para vencer os desníveis do trajeto, regularizar rios e captar água para o Canal funcionar.
Ao longo do seu trajeto, foram plantados milhares de plátanos que preservam as margens e fornecem sombra para a navegação nos meses quentes no Sul da França. Essas árvores estão sendo atacados por um fungo e, infelizmente, ainda não encontraram a solução para o problema.
Entre as principais cidades atravessadas estão Toulouse, Castelnaudary, Carcassonne, Trèbes, Beziers, Narbonne, Agde e Sète. O Canal pode ser acompanhado, na maior parte, por rodovias ou mesmo por roteiros ciclísticos oferecidos por agências de turismo.
Com o advento das ferrovias e estradas de rodagem o Canal du Midi foi perdendo importância como via de transporte e, em 1996, foi considerado (felizmente!) como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O número de embarcações que atravessa o Canal é grande, mais de 50.000 pessoas fazem esse roteiro por ano. Mas não é preciso comprar um barco ou ser um grande marinheiro para percorrer o Canal du Midi. Várias agências alugam as “peniches” que são embarcações com acomodações para várias pessoas e ministram um “curso relâmpago de navegação” para os marinheiros de primeira viagem. A navegação é extremamente lenta para evitar marolas e a erosão das margens e todos os barcos têm as dimensões exatas para passarem pelas eclusas e pontes do caminho.
Não chegamos a tanto pela falta de tempo, preferimos fazer um passeio bem “turistão” num pequeno trecho do Canal em Carcassonne, mas valeu e foi bem interessante. O passeio dura em torno de duas horas e o barco não tem sanitário a bordo, de modo que recomendo resolver esse problema antes da viagem na estação de trem (leve moedas), bem em frente ao Port du Canal, de onde sai o passeio.
Os barcos não podem ser grandes, devidos às restrições do Canal, mas transportam umas 50 pessoas confortavelmente. Nossa guia poliglota descrevia as atrações nas margens em três línguas, menos o português estava em falta. É um passeio muito tranquilo e, devido à ausência de ondas e à baixa velocidade, não há risco de alguém enjoar.
Encontramos várias embarcações estrangeiras, principalmente inglesas. Como disse, eles atravessam o Canal da Mancha, entram na foz do Garonne e em seguida pegam o Canal em Toulouse até o Mediterrâneo. Quase todos os barcos, inclusive as “peniches” de aluguel, tinham bicicletas a bordo para os passeios nos arredores das paradas.
Do barco dá para ver a fortaleza de Carcassonne ao longe. Fomos acompanhados no trajeto por ciclistas, caminhantes e corredores percorrendo as estradinhas laterais, que também são uma boa opção de passeio.
Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Carcassonne.
- Trem: a viagem tem cerca de 2h50 de duração, com baldeação em Montpellier. Os preços podem variar de acordo com a data, hora e dia da semana. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem é mais longa com cerca de 7h20 de duração, um belo passeio pelo centro da França. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
MARCIA
Bom dia pessoal estarei terminando meu tour pelo sul da França em Nice. Restarão 5 dias antes do retorno à Paris. Gostaria de navegar por este canal e tb conhecer a cidade de Carcassone e alguma outra. Qual seria o melhor roteiro? Se puderem ajudar meu muitíssimo obrigada!
regina cerucci
so via agora a pergunta de Luiz Cesar Ribeiro, e acompanho tudo da conexão.
vou procurar o que escrevi e mando par vcs, minha viagem começou em Briare e fui ate Moulin. Mas o melhor roteiro é do canal de midi.
ana célia
Fiz o Canal du Midi de bicleta em julho de 201o. É super legal, e recomendo fazer seja de barco ou de bike. Começamos em Toulouse e terminamos em Sète no mediterrâneo. Foram seis dias fantásticos! Descrevi tudo em ananomundo.com.br
Walter Dantas Rodrigues
Desejo efetuar um cruzeiro pelo Canal du Midi, em setembro próximo.
O percurso ideal será: HOMPS a AGDE, num total de 4 noistes, SEM RETORNO.
Não estou encontrando oferta para este percurso e gostaria de ajuda. (barco com duas cabines,2 casais, com banho privativo cada)
Rodrigo Lavalle
Walter, tente nesses sites: http://www.plan-canal-du-midi.com/ e http://www.locaboat.com/en/.
Abraços.
Mauricio Christovão
Regina Alice: Não entendi muito bem a sua pergunta. Você pede uma sugestão de cidade para o passeio? Nós fizemos apenas o passeio “turistão” básico em Carcassonne, mas pela internet descobri que algumas agências fazem algo mais exclusivo, ou seja, uma “penichette” é alugada para poucos passageiros com um roteiro de meio dia, geralmente com almoço a bordo incluído. Pelo Trip Advisor, vi que as pessoas em geral aprovaram o passeio, mas algumas reclamaram do calor e da falta de uma área abrigada do sol na embarcação. Ou seja: Não faça esse passeio no alto verão, ou vai morrer de calor.
Regina Alice
Onde é melhor começar o passeio numa Peniche?
Regina Alice
Onde é melhor começar o passeio numa Peniche ?Um passeio de meio dia mais ou menos?
Luiz Cesar Ribeiro
Rogério. poderia saber como você contratou este circuito?