Passeio a pé Rivoli da Concorde até Place des Vosges é um circuito criado pelo Conexão Paris. Ele se estende por três quilômetros, da praça Concorde até a rua Sévigné no Marais.
Se citarmos as estações de metrô da rue de Rivoli você compreenderá a importância histórica desta rua e porque sugerimos este tour a pé. Verá também que percorrer a Rivoli é passear por dois dos distritos que marcam a fisionomia da rive droite do rio Sena.
A primeira estação de metrô da Rivoli se chama Concorde, em seguida temos Tuileries, Palais Royal-Musée du Louvre, Louvre-Rivoli, Châtelet, Hôtel de Ville e a última, Saint Paul no Marais.
1ª parte
Vamos começar o passeio pela Concorde, a principal praça da cidade. No seu centro se encontra o obelisco egípcio, uma proeza de Louis Philippe I. E também uma pequena e discreta placa no solo informando que naquele local se encontrava o cadafalso onde foram assassinados Maria Antonieta e seu esposo, Louis XVI.
Aqui começa o nosso tour pela Rivoli. Esta é a parte mais antiga, mais bonita e história da rua.
A rua foi construída, assim como seus imóveis, no início do século XIX. O projeto, desde o início, foi marcado pela vontade do governo de construir uma artéria elegante e dedicada à elite da época. Do lado direito, o jardim Tuileries e logo em seguida o Louvre. Do lado esquerdo, o projeto previu belos prédios de seis andares e construídos com a famosa pedra de Paris. Deste mesmo lado, a calçada é coberta e protegida por arcadas.
Hoje, as lojas do térreo quase que escondem a beleza dos imóveis. Muitas delas vendem lembrancinhas turísticas e invadem a calçada. Mesmo assim nos damos conta do requinte da arquitetura da época. E, em vários momentos, o revestimento da calçada ainda é original, mosaicos feito com pastilhas coloridas.
Um dos primeiros prédios da rua, número 242, é em parte ocupado pelo Cercle Suédois et Norvégien, criado em 1891. Foi aí que Alfred Nobel, um ano antes da sua morte, redigiu seu testamento determinando a criação dos prêmios Nobel.
No número 234, temos a entrada do First, restaurante do Hotel Westin, um 4 estrelas cuja entrada principal se encontra na rua Castiglione.
No 228, o Hotel Meurice, 5 estrelas, um dos mais bonitos e chics hotéis da cidade. O Meurice viveu momentos difíceis quando se tornou uma das sedes da Gestapo em Paris, durante a segunda guerra mundial.
Logo em seguida, provavelmente verá uma fila na porta do 226. Trata-se da casa de chá Angelina, um dos melhores chocolates quentes da cidade. Vale a pena enfrentar a fila? Sim! Endereço histórico que merece ser conhecido.
No 218, outro hotel 4 estrelas bem mais discreto que seus vizinhos: Hotel Brighton.
O 206 é conhecido porque aí viveu Leon Tolstoi em 1857. Leon Tolstoi é o nome afrancesado do escritor russo Lev Nikolaïevitch Tolstoï.
No 202, mais um hotel 4 estrelas: Saint James Albany.
Logo em seguida, a Rivoli corta a rua Pyramides. Preste atenção na escultura dourada de Joana d’Arc, ocupando o centro do cruzamento. Hoje, este personagem da história da França se tornou símbolo da extrema direita.
Vire á direita na Pyramides. Verá a loja de um dos melhores chefs pâtissiers de Paris: Sébastien Gaudard. A entrada é no 1 rue des Pyramides. Sugerimos uma pausa gourmande.
Até aqui, tínhamos do lado direito da Rivoli o jardim Tuileries. A partir deste momento, teremos imóveis dos dois lados.
2ª parte
A começar pelo Museu Louvre e o Museu des Arts Décoratifs, com a entrada no 111, que se encontra no interior do Louvre. Este museu vale a pena ser conhecido. Além do mais, anote, ele possui um excelente restaurante chamado Loulou. O grande segredo do Loulou é sua varanda no Tuileries.
No 99, entrada para o Carrousel do Louvre. Para quem não conhece, o Carrousel é a entrada do centro comercial construído no subsolo do museu. Aí encontramos algumas lojas interessantes (como a Apple), restaurantes, a casa de chá Mariages Frères, a Escola do Louvre e a famosa pirâmide invertida.
E também, uma entrada para o museu. Quer dizer, se a fila da entrada principal, diante da pirâmide, estiver imensa, ou se estiver chovendo, entre pelo 99 rue de Rivoli. A fila normalmente é menor e estamos salvos da chuva.
A partir deste ponto se a Rivoli perde suas colunas e todo sua elegância século 19 ela se prepara para entrar no século 21 com estardalhaço.
3ª parte
Entre a rua Arbre Sec e rua Monnaie, no lugar da antiga loja de departamentos Samaritaine, um projeto titanesco do grupo LVMH transformará completamente as margens do Sena e a Rivoli. Totalmente reinventada, a nova Samaritaine será múltipla: além da loja de departamentos, o novo espaço terá também um hotel de prestígio ligado à marca Cheval Blanc, um restaurante gastronômico, uma brasserie, cafés, escritórios, uma creche de bairro e apartamentos.
Após as obras da Samaritaine, a Rivoli se torna o ponto das compras baratas de Paris (leia aqui) com uma série de lojas de marcas fast fashion. Algumas menos baratas do que outras, de mais qualidade que outras e com mais informação de moda que outras. Além das já conhecidas, Zara, H&M e C&A, existem também Forever 21, Pull & Bear, GAP, Mango, Stradivarius, Jennyfer, Pimkie, Desigual, Naf Naf, Promod, Bershka, Celio* (moda masculina), Aldo (sapatos e bolsas), Footlocker (tênis), Etam (lingerie), Sephora, entre outras.
Após o boulevard Sépastopol temos um pequeno jardim e no seu centro a linda torre Saint Jacques de estilo gótico. Ela está inscrita no Patrimônio Mundial da Unesco como um dos caminhos de Saint Jacques de Compostelle.
Dos números 52 até 64 verá a quarta loja de departamentos de Paris, o BHV. Hoje ele faz parte do grupo Galeries Lafayette. Vale a pena conhecê-lo e subir até o topo para ver a vista.
No 29 a belíssima Prefeitura de Paris. Para quem não sabe, as prefeituras na França são chamadas de Hôtel de Ville. Cada bairro possui a sua. Mas esta construção imponente é o Hôtel de Ville da cidade de Paris.
Agora chegamos no Marais, o quarto distrito de Paris. O Marais é formado por dois arrondissemens: 75003 e 75004. Mas foi aqui que a fama do bairro começou. Foi na rua Archives, Vieille du Temple, Roi de Sicile, Rosiers, Francs Bourgeois que o Marais se tornou uma das áreas mais interessantes de Paris. Se continuar a Rivoli, logo em seguida verá a última estação da rua, Saint Paul. Mas sugerimos que vire a Archives e explore o bairro.
Termine o dia no restaurante e casa de chá Carette, 25 Place des Vosges, com uma coupe de champanhe.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Eliane Correa
Percorri a rue rivoli em Paris, em outubro, das Tulherias até Hotel de Ville, pretendia ir à Placê des Vogues, mas fui no Centre Pompidou, vou deixar para a próxima viagem, espero!
Mariza Freitas
Fiquei no Hotel Saints James Albany, maravilhoso, domingo tem um brunch nos jardins internos até 14hs, com tudo que se tem direito, bem estilo Marie Antoinete. Já faz alguns anos, porém inesquecível!
MônicaSA
Que texto-passeio adorável. Lina sempre nos presenteia com seu olhar apaixonado por Paris.
Samilla Medeiros
Fui a Paris e nunca esqueci de suas dicas incríveis! Vc tem um olhar crítico para cada coisa e muito bom gosto. Valeu demais! Hoje faço seu marketing por aí. Bjo
Rodrigo Lavalle
Samilla, agradecemos os elogios, a confiança e o marketing.
Paulo
Quando fui a Paris em 2015 fiquei hospedado em um apartamento da Rua Sévigné, que saudades! O lugar é adorável e tudo que eu esperava de Paris. Amo a cidade, foi um sonho para mim!
Rodrigo Lavalle
Paulo, volte!
Ana Guimarães
Vcs são demais mesmo, bem disse minha xará Ana Castro.
É o seguinte: após longo e tenebroso inverno que durou 5 anos, finalmente voltarei a Paris, se Deus quiser pela quinta vez (boba!) em abril desse ano. Isso significa que voltarei a estar presente aqui com assiduidade, inclusive já estou lendo todos os posts mais recentes do CP a fim de me atualizar. Obrigada pelo de hoje.
Abraços
Rodrigo Lavalle
Ana, bem vinda de volta!
Rita Gomes silva
Adoro as dicas de voces. Já fiquei hospedada no Saint Jaimes e foi fantastico. A locomoção patindo da Rivoli é facilima.
Cristiane Pereira
Adorei o post, porque adoro a Rivoli! Acho que é uma rua muito parisiense, com uma carga histórica muito grande, como disse o post. Passar ou passear por ela sempre me remete à minha primeira vez em Paris, em 2001, quando, no meu primeiro dia, andei sob os arcos e avistei a roda-gigante na Place de La Concorde. “Peguei amor” pela Rivoli e pela roda-gigante (que, sim, acho que enfeia a praça, mas fazer o quê?)!
Jacqueline
Maravilhoso roteiro para flanar por Paris, que venham mais sugestões desse tipo pois muitas vezes nem imaginamos que estamos pertinho de um endereço interessante e só dobrar a esquina ou olhar mais atentamente para um prédio. Obrigada turma do conexão, as dicas de vocês tornam nossa viagem sempre melhor.
Rodrigo Lavalle
Jacqueline, agradecemos os elogios e a confiança.
Ana Castro
Fui a Paris e outubro passado e fiz este roteiro de vcs. Passei um dia maravilhoso na Rua de Rivoli. Obrigada. Vcs são demais..
Rodrigo Lavalle
Ana, agradecemos os elogios!