Por Michèle, nossa guia degustação de vinhos, queijos e chocolates em Paris. Clique aqui.
Não precisa mais descobrir se é a galinha que faz o ovo ou o ovo que faz a galinha. Está resolvido: é Páscoa. Então é o chocolate que faz tudo: o ovo, a galinha…e também coelhos, peixes e cordeiros! Os grandes chefes entraram num duelo de varinhas mágicas e aqui está o bestiário das últimas criaturas dos deuses do chocolate.
Na minha seleção pessoal, o prêmio da criação mais artística vai para o autodenominado “escultor sobre chocolate”: Patrick Roger. “À tout seigneur tout honneur”.
As suas esculturas gigantes (1m50) estão expostas nas vitrines das suas lojas. A sua varinha mágica tocou todos os símbolos da Páscoa: Ovo, galinha e cordeiro se tornaram obras de arte. Até o peixe de 1o de abril foi esculpido para representar uma brincadeira tradicional na França: além de ser o dia da mentira, nessa data colamos peixes de papel nas costas das pessoas sem que elas percebam.
O prêmio do humor vai, sem dúvida, para Christophe Roussel com sua série de personagens com nomes engraçados:
O “Choco-Sumo” comeu frutas secas cobertas de chocolate para se tornar um verdadeiro lutador de sumo.
O seu amigo “Pâques attack” não ouviu, não viu, não falou nada, mas também comeu as frutas secas cobertas de chocolate.
O “DJ Cocote”, o mais trendy da turma, ouve música popchoc.
Já o “Chiken Punk” está se achando com os seus três Grands Crus: chocolate ao leite de Madagáscar, do Equador e chocolate preto de Gana.
O Croc-Mouton faz referência a outra tradição da Páscoa francesa, que é comer o “Agneau Pascal”, o cordeiro da Páscoa. Esse aí pasta feliz o seu chocolate verde, inconsciente do perigo que o ameaça.
A namorada do Croc-mouton se chama Uggette e foi criada pelo chefe Richard Seve que ganha,
junto com Pierre Marcolini e sua galinha com filhotes, o prêmio “So cute” por ter dado vida às mais fofas criaturas do gênero feminino.
Por fim, o Prêmio Especial do Júri (que é formado por mim mesma) vai para o meu preferido, meu querido Jacques Génin, que nos oferece uma coleção de obras de arte. Veja aqui:
Coleção Murano: peças únicas, pintadas à mão, em colaboração com a artista Corinne Jam.
A coleção “Ovo de arte” tem a colaboração do artista Mark Alsterlind.
A coleção “Ilha de Páscoa” é uma série limitada reproduzindo as famosas cabeças da Ilha.
Se você quiser conhecer essas coleções ao vivo (e até comê-las), Jacques Génin estará abrindo seu atelier excepcionalmente no domingo de Páscoa para os leitores do Conexão Paris – com exclusividade.
Clique aqui para ver os detalhes.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Regina Vasconcelos
Adoro essa epoca do ano! Desde pequena. Esse ano sem ver as vitrines lindas de Paris maia bientot la,
Madá
Sabia que encontraria um comentário da Helena por aqui!!! Muita criatividade! Engraçado que eles não têm mesmo o símbolo do coelho da Páscoa!
Cristiane Pereira
Quantas delícias, quanta criatividade! Amei o post, e adoraria estar em Paris nesta época da Páscoa para me deliciar, em todos os sentidos, com essas gostosuras! Como disse Helena Bäuerlein, as vitrines dos chocolatiers são um colírio!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Que delícia de post! Dá vontade de experimentar um pedacinho de cada para descobrir qual é o melhor…
Daniele
Ai que delícia!
Se já achei maravilhoso para os olhos, imagino para o paladar!!!
Espero aproveitar muito a minha primeira vez em Paris no feriado de Páscoa. 🙂
Katia Becho
Hummmm…. comer chocolates nesse friozinho de Paris é tudo de bom! Só não sei se teria coragem de comer as esculturas. Acho que ficaria só olhando e escolheria aqueles quadradinhos de chocolate pra matar a vontade. Mas, pra mim, a proposta mais apetitosa é essa de conhecer o atelier do Jacques Génin com a Michèle, degustando o que o famoso mestre estiver fazendo na hora e ouvindo ele contar alguns segredinhos de sua técnica. Uma honra e um privilégio. Aliás, essa proposta deveria entrar pra seleção do que é luxo segundo o Conexão Paris, não? 🙂
Nilza Freire
Michèle, que post rico, maravilhoso!
E saber que Jacques Génin mostrará as coleções para os leitores do CP qye estiverem em Paris é simplesmente divino! Uma regalia! Lindas peças, de fazer sonhar mesmo, como crianças…
Jane Curiosa
Michèle
Se os chocolates que você selecionou(na verdade,criou um roteiro de degustação)-são tão saborosos quanto seu texto…virarei chocólatra.
Helena Bäuerlein
São um colírio!
Helena Bäuerlein
Michèle, concordo com sua análise sobre a variedade e qualidade(visual, já que não os degustei) dos ovos, galinhas, moutons, esculturas , coelhos e peixes.
As vitrines dos chocolatiers em Paris na Páscoa é um colírio para os olhos .
Você provou todos?
Que inveja…