Por Michèle, nossa guia degustação de vinhos, queijos e chocolates em Paris. Clique aqui.
Não precisa mais descobrir se é a galinha que faz o ovo ou o ovo que faz a galinha. Está resolvido: é Páscoa. Então é o chocolate que faz tudo: o ovo, a galinha…e também coelhos, peixes e cordeiros! Os grandes chefes entraram num duelo de varinhas mágicas e aqui está o bestiário das últimas criaturas dos deuses do chocolate.
Na minha seleção pessoal, o prêmio da criação mais artística vai para o autodenominado “escultor sobre chocolate”: Patrick Roger. “À tout seigneur tout honneur”.
As suas esculturas gigantes (1m50) estão expostas nas vitrines das suas lojas. A sua varinha mágica tocou todos os símbolos da Páscoa: Ovo, galinha e cordeiro se tornaram obras de arte. Até o peixe de 1o de abril foi esculpido para representar uma brincadeira tradicional na França: além de ser o dia da mentira, nessa data colamos peixes de papel nas costas das pessoas sem que elas percebam.
O prêmio do humor vai, sem dúvida, para Christophe Roussel com sua série de personagens com nomes engraçados:
O “Choco-Sumo” comeu frutas secas cobertas de chocolate para se tornar um verdadeiro lutador de sumo.
O seu amigo “Pâques attack” não ouviu, não viu, não falou nada, mas também comeu as frutas secas cobertas de chocolate.
O “DJ Cocote”, o mais trendy da turma, ouve música popchoc.
Já o “Chiken Punk” está se achando com os seus três Grands Crus: chocolate ao leite de Madagáscar, do Equador e chocolate preto de Gana.
O Croc-Mouton faz referência a outra tradição da Páscoa francesa, que é comer o “Agneau Pascal”, o cordeiro da Páscoa. Esse aí pasta feliz o seu chocolate verde, inconsciente do perigo que o ameaça.
A namorada do Croc-mouton se chama Uggette e foi criada pelo chefe Richard Seve que ganha,
junto com Pierre Marcolini e sua galinha com filhotes, o prêmio “So cute” por ter dado vida às mais fofas criaturas do gênero feminino.
Por fim, o Prêmio Especial do Júri (que é formado por mim mesma) vai para o meu preferido, meu querido Jacques Génin, que nos oferece uma coleção de obras de arte. Veja aqui:
Coleção Murano: peças únicas, pintadas à mão, em colaboração com a artista Corinne Jam.
A coleção “Ovo de arte” tem a colaboração do artista Mark Alsterlind.
A coleção “Ilha de Páscoa” é uma série limitada reproduzindo as famosas cabeças da Ilha.
Se você quiser conhecer essas coleções ao vivo (e até comê-las), Jacques Génin estará abrindo seu atelier excepcionalmente no domingo de Páscoa para os leitores do Conexão Paris – com exclusividade.
Clique aqui para ver os detalhes.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Wagner
Lina.
Tudo bem?
To aqui em Paris agora. Um dica , por favor.
To querendo comprar uns chocolates Lindt para levar de lembrança pra algumas pessoas e pergunto se você conhece alguma loja especializada Lindt aqui em Paris ou se da alguma outra sugestão ?
Muito obrigado.
Lina
Wagner
Em qualquer bom supermercado você encontra os chocolates Lindt. Olhe no Monoprix da avenida Opera.
Paulo R. Filomeno
Muito bonitas as esculturas, dignas de artistas. Mas para quem nem gostava de comer coelhos de chocolate (comuns nas páscoas passadas), não teria nem coragem de encostar nessas pequenas obras de arte.
maria cristina leal boeira
Adoro Conexão Paris….Fomos 3 x à cidade Luz e sempre com as dicas maravilhosas do C.P. os chocolates são lindos e gostosos , as pessoas atenciosas e vamos voltar com certeza!…..grande abraço!!!