Concorde

Concorde

Desde que o maravilhoso Concorde se aposentou em 2003, a empresa Airbus – grupo que engloba Airbus, Airbus Defesa e Airbus Helicópteros – sonha com novos aviões de grande velocidade.

Alguns leitores do blog devem ter conhecido o voo supersônico do Concorde entre Rio e Paris. E, hoje, quem não sonha com novos voos ultra rápidos, com travessias do Atlântico em poucas horas, com um voo New York/Londres em uma hora ou um Paris/São Francisco em três horas?

Semana passada, Airbus apresentou um projeto de construção de um avião com velocidade quatro vezes a velocidade do som, ou seja, duas vezes mais rápido que o Concorde. O avião é descrito como um veículo aéreo ultra-rápido, capaz de atingir Mach 4,5, ou seja quase 5500 km/h. O aparelho disporia de dois sistemas de propulsão distintos: reatores para manobras na pista e decolagem quase vertical e um outro sistema para criar sua velocidade supersônica em trajetória horizontal.

Novo projeto avião ultra-rápido

Novo projeto avião ultra-rápido

Algumas fotos foram publicadas e, parece, que o novo projeto não tem nenhum parentesco com o elegante Concorde. Ele seria menor – capacidade para vinte passageiros – e descrito como um veículo voador.

Airbus acabou de registrar a marca e o projeto junto ao órgão competente americano. Quanto custará uma passagem neste avião de apenas vinte lugares? Quando a travessia do Atlântico em poucas horas não será mais um sonho?

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris