Publico na íntegra o e-mail que Augusto, um antigo leitor do blog, me enviou. Na primeira foto o grupo se encontra diante do monumento em homenagem ao escritor francês Marcel Aymé. Na segunda, diante da Sacre Coeur.
Em maio de 2009 voltei a Paris, desta vez com todos os meus três filhos (8, 9 e 19 anos). Aluguei um apartamento no 7eme arrondissement e passamos duas semanas maravilhosas. Um dos destaques de nossa estada foi uma visita guiada por um parisiense voluntário da associação sem fins lucrativos ” Parisien d’un jour, parisien toujours“. Ao pesquisar pela internet o site da prefeitura de Paris ( www.paris.fr ), acessei a seção turismo. Nesta página existe um comentário sobre a associação e um link. A Parisien d’un jour tem o apoio da prefeitura e é formada por voluntários Parisienses, que amam sua cidade, gostam de conhecer pessoas, falam outros idiomas diferentes do francês e desejam mostrar uma Paris não tão turística.
Acessei o site da organização e preenchi um formulário. Perguntam sobre número de pessoas, idade, datas mais propícias e idioma de preferência. Como estava com minhas crianças optei pelo português. Ao final pedem uma doação para a organização via Pay pal. O valor varia de 10 a 30 euros. Paguei 10 euros, mas é debitado um montante um pouco maior para cobrir os custos operacionais. Se soubesse como seria bem atendido teria pago mais.
O voluntário designado para o nosso passeio foi Pierre Lepetit. A organização enviou um e-mail confirmatório com o telefone e e-mail de Pierre. O passeio proposto foi em Montmartre. Encontramo-nos às 9:30 na place des Abbesses. Pierre foi pontual, muito solícito e nos mostrou Montmartre do ponto de vista de um morador. Apesar do sotaque francês, compreende e fala português razoavelmente. Meus filhos adoraram a experiência e nós, adultos, também.
O interessante da experiência é conhecer Paris e também um parisiense. Muitos que viajam não podem desfrutar da companhia de um parisiense seja por barreira de língua ou pelo formato da própria viagem. Ao travar contato com um local, que mostra sua cidade voluntariamente, você pode fazer perguntas sobre a vida cotidiana, curiosidades e tirar dúvidas. Uma oportunidade como esta enriquece sua viagem.
Recomendo a todos que gostam do Conexão Paris uma visita guiada pela Parisien d’un jour Parisien toujours.
Envio duas fotos da família e de Pierre Lepetit.
Abraços
Augusto
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
37 Comentários
Natalia
Nossa, esta dica é muito proveitosa!!!
Conhecer Paris, com os olhos de um parisiense, e ainda praticar o idoma, por um valor simbólico, vale muito a pena!
Será uma dica que guardarei pra retornar um dia nesta linda cité.
zeluiz
Dica sensacional!
Obrigado
zeluiz
Augusto
Lina,
Incrível a quantidade de pessoas legais que acompanham o teu blog. Meu amigo Leandro é fã do Conexão Paris e sempre comenta algum tópico postado. Você também é sempre muito receptiva à colaboração dos leitores, o que torna este espaço democrático e interessante. Obrigado
Lavínia,
alugar um apartamento em Paris é uma experiência maravilhosa, além, do que no meu caso com esposa e três filhos a única alternativa econômica possível. Pelo preço de albergue você aluga apartamento. A Lina tem uma lista com várias opções e com certeza pode dar algumas dicas. Abraços
Lavinia
Muito legal mesmo essa dica.
Viajar sem ser muito turista é uma das melhores coisas. Além deste passeio com um parisiense, eu sou capaz de apostar que o fato de ele ter ficado numa área legal, residencial, num apto … só somou pra viagem ser ainda mais legal.
Leandro Ramos
Muito legal a dica do meu amigo Taka !!! Fã incondicional do Conexão Paris, já me havia falado do “Parisien d’un jour, parisien toujours”. Formidável a iniciativa. Um experiência muito legal nesta maravilhosa cidade dos “flâneurs”. Abçs
Cláudia Oiticica
Muito bom! Nunca tinha ouvido falar desse serviço.
regina
Maria Lina
Em 2008 voltei a Paris na companhia de um casal amigos. Ele já havia morado na cidade. Então nos serviu de guia por arrondissement onde os turistas normalmente não vão ( e não sabem o que perdem ); conhecemos mercados onde os parisienses fazem suas compras e ruas onde somente moradores passeiam. Foi uma outra viagem. Maravilhosa. E eu muito sabida com as informações tiradas do Conexão, tb dei algumas sugestões. Este ano em setembro , vamos repetir a dose. Mas a dica que vc deu Augusto, é muito boa. Anotada. Abraços
Isadora
Ai… Sempre que vejo depoimento de leitores me dá mais vontade ainda de ir a Paris!!!
Emerson
Nossa,,, muito legal !!!
Faço francês e gostaria de praticar um pouco lá. Acho que será uma aportunidade excelente.
Obrigado pela dica.
Emerson
Amélia
Maravilhosa dica!Obrigada!