Com o TGV – Trem de alta velocidade – a cidade de Strasbourg, a capital da Alsácia, está a 2.20h de Paris. Saindo cedo e voltando tarde você tem tempo suficiente para conhecer uma das mais bonitas cidades do interior da França. Foi o que fez o leitor Luiz Gonzaga. Ele me deu a dica deste artigo nos enviando suas fotos.
A viagem começa bem, o ponto final do TGV é a bela estação ferroviária de Strasbourg.
Você pode conhecer a cidade a pé, de barco, de bicicleta – na frente da estação existe um ponto Velib para alugar bicicletas – e de bonde.
O centro histórico da cidade é classificado pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Strasbourg é a terra do vinho branco e da chucrute.
Esta foto do Luiz, mostrando as torres medievais que serviam para a defesa da cidade, parece um quadro de Veermer.
Não percam uma visita da catedral. Uma coincidência curiosa, recebi no mesmo dia as fotos de Luiz Gonzaga e um texto sobre Strasbourg de L. F. Verissimo, enviado por Sérgio T. Gonçalves. Veríssimo descreve esta catedral imensa, muito maior que a de Paris, com sua flecha vertiginosa.
E descreve também este relógio que se encontra no interior da catedral. Ele indica as horas, os dias da semana, os meses e anos, o tempo solar, as fases da lua . Todos os dias, às 12.30 horas, o relógio oferece um espetáculo com bonecos dos 12 apóstolos desfilando diante de Cristo.
Uma excelente razão para visitar Strasbourg nesta época do ano é a sua Feira de Natal, chamada Christkindelsmarik. Tenho amigos que visitam esta feira todos os anos, dizem que é a feira mais bonita da França. Mais de duzentos pinheiros decorados, muitas animações, concertos na praça, danças, degustação de produtos locais e uma série de atividades para crianças.
Acho que uma ida e volta a Strasbourg seria uma boa opção para festejar o natal. Sobretudo para aqueles que viajam com crianças.
Esta última foto que não pertence a Luiz Gonzaga.
Christkindelsmarik – Place Broglie em torno da catedral – todos os dias de 29 de novembro até 31 de dezembro – sextas e sábados até 21 horas – 24 e 31 de dezembro até 18 horas.
Para o preço da viagem de trem consultem:
Site oficial do mercado de natal
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
144 Comentários
Raphael Veneroso
Estarei em Paris e irei conhecer Strasbourg. Naveguei pelo site Sncf e não consegui combrar biletes. Como ficarei 15 dias em Paris eu consigo comprar na estação Gard du Nord quando chegar?
conexaoparis
Raphael
Claro, sem problemas. Comprei recentemente para Strasbourg com 1 dia de antecedência.
Michelle
oi, nossa!!! seu blog é show !!! tô dando uma olhada aqui.. mas tô com dificuldade de tirar algumas dúvidas. eu pretendo ir a Strasbourg no proximo ano,estou enteressada em fazer um curso de francês,mas com relação a hospedagen eu preferiria alugar um quarto por dois meses pois assim eu acho que vou me sentir mais avontade e até porque eu acho no fim das contas pode ser masi barato que pagar diária.(não tenho muito $$) uma amiga estudante na França,me orientou dessa forma. eu queria saber de você se realmente faz sentido.
por favor me responde.abraço! e parabéns!
conexaoparis
Michelle
com certeza sai mais barato. Mas eu não tenho informações sobre aluguel nesta cidade.
Beth
Katiusce
Para fazer este percurso que vc está planejando bem devagar e aproveitando a paisagem o melhor a fazer é alugar um carro!
Abs.
Katiusce
Ok! Me desculpa!
Só mais uma dúvida! De Strasbourg à Veneza/Mestre, tem trem que não seja “alta velocidade”? Ou vc me aconselha este, em função do percurso grande? Qual a empresa de trem que possui um preço melhor? Agradeço sua atenção e seu maravilhoso blog. Quando retornar, vou colaborar com seu blog.
Abç
conexaoparis
Katiusce
http://www.voyages-sncf.com/billet-train/horaires/resultats?hid=183R
Leia o artigo acima. Faça pesquisas neste site e terá todas as informações.
Katiusce
Olá pessoal! Preciso de um help!!! Estarei em Paris e vou à Strasbourg, porém não queo ir de trem (alta velocidade), por ser caro e tbém porque quero ir conhecendo o caminho. Não tenho pressa, pois vou ficar dois dias em strasbourg e dpois sigo para Veneza. Será que poderei fazer este trajeto de ônibus ou trem mais lento? Desde já agradeço.
conexaoparis
Katiusce
Eu já te respondi em outro artigo.
Pedro
Prezadas Maria das Graças e Beth,
Muito obrigado pelas informações. Minha intuição era que, em termos de movimento, Paris e esse tipo de cidade são simétricas, pelo menos nos fins de semana do alto verão. Ou seja, quando uma está relativamente vazia, a outra está relativamente cheia. Só queria me certificar, porque li relatos de pessoas que viajaram para cidades francesas médias ou pequenas e as encontraram “mortas” aos Domingos. Não se referiam, porém, às cidades que mencionei e, ao que me parece pelas fotos, não foram passeios no verão. Mais uma vez, muito obrigado.
Abraços!
Beth
Pedro
Saint Malô num domingo de agosto é bem mais animado do que Paris que costuma ficar às moscas o mês inteiro…
Já Strasburg é uma cidade animada mesmo no domingo, coisas de beira do Reno durante o verão.
Maria das Graças
Pedro, estou em Paris há 15 dias e pretendo ir a Strasburgo. Pela minha experiência dos domingos aqui em Paris irei em dias de semana. Se aqui o comércio todo fecha e muitos restaurantes também e muitas linhas de ônibus não circulam, eu imagino que aconteca o mesmo em uma cidade como Strasburgo. Alguém já me disse que seu quiser ir a Reims também não devo ir nos finais de semana.
Pedro
Prezada Lina (e leitores),
Passarei 1 mês em Paris este ano. O mês de Agosto. Sei, não é exatamente a melhor época do ano para estar em Paris. Era o único período possível para mim, porém. Pretendo realizar viagens curtas de trem (TGV, quando possível). Para cidades próximas, como Strasbourg e Saint Malô, considero a possibilidade de fazer um bate-e-volta (ir e voltar em um mesmo dia) aos Domingos. E aqui reside minha dúvida. Os Domingos costumam ser “mortos” nesse tipo de cidade francesa? Corro o risco de me deslocar até essas localidades e me deparar com ruas vazias e com restaurantes e atrações (museus, igrejas e etc) fechados?
Abraços!
Diogo Reatto
Fiz o passeio de um dia de Paris a Strasbourg. Peguei o primeiro horário do TGV, 6:20h, e às 7:50 já estava em Strasbourg. Atenção para a identificação da plataforma correta do TGV, a qual não vem identificada na passagem. Dirija-se à tela na qual são visualizados os trens e aguarde a informação de qual será a sua plataforma (somente 20 minutos antes da partida). Depois, não se esqueça de compostar o bilhete.
Quanto à Feira de Natal, encante-se com a decoração perfeita, o cheiro do vinho quente, do suco de laranja quente e com as comidas típicas, pois os enfeites são todos “Made in China”, podendo ser encontrados em qualquer lugar de SP, só que, é claro, custam em euro (3 a 5 euros os mais simples penduricalhos).
Se estiver disposto a meia hora de caminhada, vá ao Parlamento admirando as casas e a vegetação à beira rio (perfeito!!), ou senão, pegue o maravilhoso transporte urbano deles. É só comprar os tickets (com moedas) em cada ponto de parada. Os terminais estão em vários idiomas.
Voltei no TGV das 20 horas e antes das 22 já estava de volta a Paris.
Enfim, perfeito. Pude ver tudo com calma e aproveitar ao máximo o passeio.