Com o TGV – Trem de alta velocidade – a cidade de Strasbourg, a capital da Alsácia, está a 2.20h de Paris. Saindo cedo e voltando tarde você tem tempo suficiente para conhecer uma das mais bonitas cidades do interior da França. Foi o que fez o leitor Luiz Gonzaga. Ele me deu a dica deste artigo nos enviando suas fotos.
A viagem começa bem, o ponto final do TGV é a bela estação ferroviária de Strasbourg.
Você pode conhecer a cidade a pé, de barco, de bicicleta – na frente da estação existe um ponto Velib para alugar bicicletas – e de bonde.
O centro histórico da cidade é classificado pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Strasbourg é a terra do vinho branco e da chucrute.
Esta foto do Luiz, mostrando as torres medievais que serviam para a defesa da cidade, parece um quadro de Veermer.
Não percam uma visita da catedral. Uma coincidência curiosa, recebi no mesmo dia as fotos de Luiz Gonzaga e um texto sobre Strasbourg de L. F. Verissimo, enviado por Sérgio T. Gonçalves. Veríssimo descreve esta catedral imensa, muito maior que a de Paris, com sua flecha vertiginosa.
E descreve também este relógio que se encontra no interior da catedral. Ele indica as horas, os dias da semana, os meses e anos, o tempo solar, as fases da lua . Todos os dias, às 12.30 horas, o relógio oferece um espetáculo com bonecos dos 12 apóstolos desfilando diante de Cristo.
Uma excelente razão para visitar Strasbourg nesta época do ano é a sua Feira de Natal, chamada Christkindelsmarik. Tenho amigos que visitam esta feira todos os anos, dizem que é a feira mais bonita da França. Mais de duzentos pinheiros decorados, muitas animações, concertos na praça, danças, degustação de produtos locais e uma série de atividades para crianças.
Acho que uma ida e volta a Strasbourg seria uma boa opção para festejar o natal. Sobretudo para aqueles que viajam com crianças.
Esta última foto que não pertence a Luiz Gonzaga.
Christkindelsmarik – Place Broglie em torno da catedral – todos os dias de 29 de novembro até 31 de dezembro – sextas e sábados até 21 horas – 24 e 31 de dezembro até 18 horas.
Para o preço da viagem de trem consultem:
Site oficial do mercado de natal
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
144 Comentários
conexaoparis
Vera
Não conheço, mas deve existir.
Vera
Olá Lina! Saudações efusivas. Seu Blog faz parte de minha cota de leitura diária. É o melhor e mais abrangente Blog sobre Paris que existe no planeta. Supera com facilidade até os mais famosos sites conhecidos sobre Paris e a França em geral. Você está de parabéns! POR FAVOR continue com seu trabalho. Nós aqui somos fãs incondicionais da Conexão. Bem. Como estarei em Paris a partir de 28 de Dezembro (minha 16a. visita, amada como se fosse a primeira), pensei em viajar por 1 ou 2 dias até Luxembourg. Poderia ser até em uma excursão, pois muito quanto ao transporte/bagagem etc. Você conhece algum serviço de tour que faça este trajeto? Um abração e antecipadamente grata pela atenção. Vera
Maria das Graças
Eu tenho um sonho de viagem que é visitar Strasburgo e de lá seguir pelo Rio Reno até a Basiléia, na Suíça. Espero realizar este sonho no próximo ano. Pretendo alugar um apartamento em Paris, para servir de base.
Cláudia Oiticica
Lina,também li a crônica do L.F Veríssimo e ele mencionou o fato que a Catedral fica numa praça desproporcional ao seu tamanho.Quando visitei a Catedral há alguns anos ,o que mais me impressionou foi a sua coloração rosácea,diferente das outras.Com o ângulo de visão limitado,não deu para mensurá-la corretamente.A sua verdadeira grandiosidade,eu só descobri assistindo ao programa Des Racines et des Ailes na TV5 ,num documentário maravilhoso com várias tomadas aéreas.
Dé
Ola’ Mariene, a pergunta foi pro Luiz Gonzaga, mas te mando a minha dica também porque fiquei num otimo hotel quando fui para Strasbourg: Hotel de l’Europe.
O hotel fica no centro da cidade, muito bem localizado e da’ para ir a pé para a estação de trem (10 minutos de caminhada). Além disso o prédio é super charmoso, uma construção tipica da região.
Aqui vai o link:
http://www.hotel-europe.com/
KARLA
Que fotos liiindas!!!! Nossa! Nem podia imaginar q essa cidade era tão bonita! Já a incluí no meu roteiro mochileiro de 2010…aliás, Lina, queria te fazer uma pergunta q me veio à mente vendo essa foto da feira de natal: Qual a melhor época para se visitar a Europa? Pensei em abril, maio e junho ou setembro, outubro e novembro. Sei q a primavera deve ser magnífica, mas queria muito ver as luzes de natal….em novembro eu consegueria ver boas decorações? Dúvidas!! S’il vous plaît, aidez-moi!!
beijo gde
Mariene
Olá, gostaria de perguntar para o Luiz Gonzaga se ele tem uma boa referência de hospedagem em Strasbourg.
Um abraço
Junior
Tudo bem
Amigos ja faz um bom tempo que eu leio quase diariamente o seu blog ..alais muito bom … Seguinte estou indo para a França em Março vou para a cidade de Aubagne pois vou me alistar na Legião Estrangeira … Amigos vc ( s ) sabem algo a respeito da legião ..tipo como ele e visto na cidade pelo povo etc … poderiam me dar umas dicas ..estou levando 2,000,00 euros pois caso eu ñ entre na legion ..vou ficar na Europa e vou procurar trabalhar e me manter ..rs
Um abraço a todos JR.Florianopolis SC
Ana
Eu achei muito legal seu blog e gostaria muito de adicioná-lo a
minha lista de blogs favoritos no meu Turista Profissional.
Você tem interesse em trocar links?
Caso queira de me dar o prazer de sua visita o endereço do meu blog
é: http://blogjunto.com/turistaprofissional/
Fico no aguardo de seu contato.
Cordialmente,
Ana
Claudia K
Os mercados de Natal são maravilhosos. Pena que só fazem sentido em climas frios.