Olá pessoal.
Me chamo Amélia Laitselart, moro em Paris desde de 2009.
Quando cheguei aqui decidi aprender o idoma em casa com a ajuda do meu marido que é francês.
No começo, acreditei que seria fácil devido a semelhança entre as duas línguas. Até que consegui me virar bem no francês oral. Escrever é uma outra história. Por isso procurei uma escola para aprender a gramática. Passei por algumas e não gostei de nenhuma. Finalmente escolhi a mais reputada delas, a Sorbonne, e estou adorando.
Faço o Curso de Línguas e Civilização Francesa, no prédio do boulevard Raspail, e estou satisfeita com o método e a competência dos professores. Hoje, quando escuto pessoas dizendo que os cursos da Sorbonne são ótimos, concordo plenamente. Sem contar o reconhecimento internacional do diploma.
Em 2012 e 2013 eu fiz o curso noturno, adaptado para aqueles que trabalham durante o dia. São cursos elaborados para alunos que não possuem tempo livre para revisarem em casa. Os professores privilegiam atividades em classe. São três aulas por semana de 2 horas.
O incoveniente do curso da noite é que o diploma nao tem o mesmo peso que o do curso diurno.
Este ano me inscrevi novamente, mas desta vez no curso clássico diurno. Meu objetivo é melhorar o francês escrito e participar do laboratório de fonética. Difícil aprender a pronúncia correta dos “e”, “é”, “an”, “in”.
No curso clássico os estudantes são mais jovem e os professores exigem bem mais. Temos duas horas de aula por dia, de segunda a sexta. E uma hora de fonética a cada quinze dias.
No último mês do curso os estudantes são avaliados com exame escrito e oral. E, duas semanas mais tarde, participamos de uma linda cerimônia de entrega de diplomas no grande anfiteatro da Sorbonne.
Veja abaixo os cursos que a Sorbonne oferece.
Por semestre:
. curso completo – 20 horas por semana (fonética e o curso de civilização). Preço: entre -1820 euros.
. curso classico – 12 horas por semana (fonética em labolatorio). Preço: 1550 euros.
. curso intensivo – 25 horas por semana (fonética em laboratorio e o curso de civilização). Preço: entre – 2980 euros.
. curso da noite – 6 horas por semana (opção curso de civilização). Preço: 870 euros.
Por dois meses:
. curso de inverno – 1550 euros.
. curso de primavera – 1550 euros.
Sorbonne: 214 boulevard Raspail, 75014 Paris ([email protected] / www.ccfs-sorbonne.fr)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
118 Comentários
Marcial Kambala Pewa
Desde ja agradeço a oportunidade em questao! dizer que é um sonho enorme frequentar um curso de frances que compreenmda 12 meses numa universidade francesa. todavia é valido lembrar que o vosso apoio sera determinante no processo de afirmaçao da formaça acima referida…………………..
Nicholas Wahba
Gostaria de fazer um curso de teatro físico um curso básico de francês.
aguardo retorno.
obrigada,
nicholas
celia
Olá,
Parece-me que o servidor está com dificuldade em acessar o conexãoparis .
Gostaria de fazer um curso em Paris ( áreas de cultura: literatura, artes, musica, teatro, história) entre dias 15 e 30/09. Vocês teriam alguma dica?
Sorbonne também teria esses cursos livres?
muito obrigada
Domingas Teca
Olá. Eu quero saber se as aulas são 1 vez por semana ou são todos os dias da semana..
Rodrigo Lavalle
Domingas, como citado no artigo acima, o curso noturno que a Amélia (Curso de Línguas e Civilização Francesa) tem três aulas por semana de 2 horas cada.
valeria
Boa tarde, Rodrigo
Minha filha tem intenção de fazer o curso semestral de francês na Soubornne. Por gentileza, saberia informar se inicia no começo ou meio do ano? Ela tem cidadania italiana. O valor cobrado é o mesmo ?
Ela gostaria tambem de terminar o ultimo ano do ensino médio em Paris em escola pública. Você poderia me orientar?
Muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Valéria, os cursos de primavera começam em fevereiro e os cursos de outono em setembro. Há também os cursos de verão que acontecem de junho a agosto. Não há distinção de preço para quem auem é ou não europeu. Para mais informações e fazer a inscrição acesse o site oficial do curso da Sorbonne, clique aqui.
Para se inscrever em uma escola pública francesa a pessoa tem que estar morando em Paris, o aluno deve frequentar a escola de seu bairro.
Lucidalva oliver
Olá alguém poderia informar algum cursos de informática para iniciantes em Paris?
Rodrigo Lavalle
Lucidalva, você mora em Paris. Se afirmativo uma opção são os cursos municipais ministrados pela prefeitura de Paris. Infelizmente no momento as inscrições estão encerradas, para o ano que vem você deve se inscrever entre os dias 24/01 e 07/02. Veja todas as informações aqui: http://www.paris.fr/cma#consultez-l-offre-de-formations-des-cma_38.
Maria Helena
Gostaria de saber os livros utilizados para o ensino da lingua para iniciantes
Rodrigo Lavalle
Maria Helena, entre em contato com a instituição no email indicado no final do artigo: [email protected].
Abraços.
Monica
Olá, Rodrigo boa tarde. Vc sabe informar se oferecem o curso para iniciantes? Obrigada, Abs!
Rodrigo Lavalle
Mônica, sim. Pesquise no site oficial da Sorbonne: http://bit.ly/1UkNEim.
Abraços.
Regiane Alves Miranda
Olá, pretendo fazer o curso de 4 semanas na Sorbone em setembro de 2016. Estive lendo as regras e não consegui esclarecer uma dúvida, qual a demanda de procura para esse curso uma vez que a inscrição só pode ser feita pessoalmente e começa poucos dias antes do ínicio das aulas. Meu receio é ter tudo programado e não conseguir vaga, além disso, também não sei como providenciar o pagamento uma vez que a cartilha diz que não pode ser em espécie, cartões aceitos em algumas condições e que deve ser feito um cheque a ordem de Fundação Robert de Sorbon. Obrigada pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Regiane, a leitora que escreveu o artigo acima não acompanha o blog. Sugiro que você entre em contato com a Sorbonne ([email protected] ) para sanar suas dúvidas que são bem específicas.
Abraços.
Isabella
Boa tarde, estou indo agora fazer o curso de língua e civilização francesa da Sorbonne, gostaria de saber se a Sorbonne fornece carteirinha de estudante e se ela vale para Restos U de Paris ou será que vou ter que fazer uma carteirinha internacional de estudante? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Isabella, não sconsegui encontrar essa informação. Sugiro que você entre em contato com a Sorbonne. Mesmo não tendo a carteira de estudante ou não sendo estudante é possível frequentar os RUs, nesses casos paga-se em torno de 6€.
Abraços.