Bruges é uma das mais charmosas e encantadoras cidades da Europa. Publicamos 3 artigos sobre Bruges, todos eles de autoria de Marcello Brito. Os artigos estão ótimos, extremamente bem documentados e as dicas perfeitas.
Esse é primeiro artigo e trata da história da cidade, discute a questão “qual a melhor época para visitar Bruges” e te conta como ir a Bruges saindo de Paris.
O segundo artigo dá dicas de onde ficar em Bruges e o terceiro fala sobre onde comprar chocolates em Bruges.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Bruges – Brugge
Se você pensa em ir a Bruges, Brugge em holandês, a primeira providência a tomar é alugar o filme in Bruges (Na Mira do Chefe) com Colin Farrel e Ralph Finnes. O filme começa como um policial de humor negro e termina como um conto dostoïevskiano. O filme retrata de modo exemplar a aura da cidade medieval perdida no tempo, onírica e soturna.
Bruges floresceu na Idade Média como o principal pólo de manufatura de tecidos da Europa. Cortada por canais com ligação direta ao mar, se tornou uma próspera cidade devido ao comércio direto com Inglaterra e Escandinávia. Sua riqueza era tamanha que foi nesta cidade que surgiu a primeira bolsa de valores do mundo.
Não demora muito para que ela se transforme num dos principais pólos de convergência artística do período: Jan Van EYck (1385-1441) inventa a pintura a óleo e estabelece as bases do que viria a ser a Pintura Flamenga Primitiva.
Não o Seguro Viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo.Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
No começo do Renascimento, Bruges vive seu apogeu econômico e artístico com a chegada da corte mais extravagante da Europa, os Burgundy, Duques de Borgonha. O filho de Isabel de Portugal, Calos, vai se tornar então uma lenda européia. Rico, culto, amante das artes e facínora será conhecido como Carlos, o terrível.
É no estrondoso casamento de Maria de Borgonha, filha de Carlos, que se estabelece o costume ocidental das alianças. O sonho megalomaníaco deste soberano se interrompe quando ele é morto numa Batalha em Nancy. Maria herda o ducado mas falece prematuramente aos 25 anos. Assim como a ascenção, a decadência de Bruges é meteórica e fulminante.
Bruges é varrida da memória dos europeus por quase três séculos e assim permanece até 1892, quando é redescoberta pelos românticos com o livro Bruges La Morte, do poeta simbolista belga Georges Rodenbach.E sessenta anos mais tarde, este livro serve de base para a obra-prima de Alfred Hitchcock, Vertigo (Um Corpo que Cai).
Como as cidades históricas mineiras do ciclo do ouro, o desterro de Bruges no passado é o que faz a sua fama e prosperidade atual. Pelo esquecimento e abandono, conseguiu preservar até os dias atuais sua estrutura medieval mais ou menos intacta.
Hoje os corpos de Carlos, o terrível, e sua filha Maria da Borgonha, repousam lado a lado em vistoso mausoleu na imperdível igreja da Nossa Senhora, Onze Leite Vrouwekerk, no centro de Bruges. Recentes escavações arqueológicas comfirmaram a presença do corpo de Maria, mas lançaram dúvidas sobre a autenticidade dos restos mortais de Carlos.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Bruges, Paris e toda a Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Quando ir a Bruges?
Embora neste caso o clichê represente a mais pura verdade, Bruges é encantadora o ano inteiro, tudo vai depender de quais são as suas expectativas.
Certo é evitar julho e agosto, pelos motivos óbvios de hiper lotação mas, mesmo no verão, sempre se pode escapar para os belíssimos canais inexplorados ao norte da cidade.
De uma maneira geral é consenso que o inverno é a época nobre para se visitar Bruges. O Natal na cidade é um clássico, o que significa ruas e lojas lindamente decoradas, iluminação especial, com sorte neve, hotéis cheios e preços nas alturas.
Se você está em busca de clima enevoado, solitário e frio, projetado mundialmente pelo livro de Rodenbach, dê preferência ao outono. Assim você escapa de temperatura que podem bater a 14 graus negativos, mas ainda curte uma lareira em seu hotel.
Você quer flanar em ruelas e canais em dias claros e alegres e temperatura mais amena? Vá então na primavera! Os canteiros se enchem de tulipas e as relvas de anêmonas.
É também na primavera, no dia da ascenção de Cristo, que acontece a procissão do Sangue Sagrado, The Heilig-Bloedprocessie, quando se carrega pelas ruas da cidades, numa parada solene, mas colorida e comovente, a mais importante relíquia católica da Europa: gotas do sangue de Cristo retiradas de seu corpo por José de Arimathea e mantidas na pequena – mas espetacular – Basílica do Sangue Sagrado, Heiling Bloed Basiliek.
Os melhores dias da semana para visitar Bruges
Como Bruges é um dos destinos mais procurados de final de semana por belgas, ingleses e franceses, os melhores dias para estar na cidade são entre segunda e sexta, quando ela está vazia e hotéis lançam mão de tarifas reduzidas.
Se você é fã da pintura famenga primitiva, saiba que o esplêndido Groeninge Museum, assim como grande parte das outra instituições culturais, fecha às segundas.
Mas o mais importante, o item básico na mala de todo viajante com destino a Bruges será sempre a capa de chuva. A cidade tem um clima instável e um dia lindo de sol, em dois minutos se transforma em manhã cinza e logo depois o sol voltará.
Como ir a Bruges saindo de Paris?
- Excursão de ônibus com empresa de turismo: clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
- Trem: o trem TGV sai de Paris da Gare du Nord e chega em Bruxelas na estação Bruxelles Midi, onde é preciso pegar um trem regional comum até Bruges. No total, a viagem tem cerca de 2h40m de duração (contando o tempo de baldeação em Bruxelas, fique atento para não perder o trem!). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião: a viagem de avião até Bruxelas dura 3 horas com escala em Amsterdã. Clique aqui para pesquisar e comprar passagens aéreas.
- Carro: a viagem até Bruges dura cerca de 3 horas, passando por Lille. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Bruxelas têm cerca de 03h50. Clique aqui e consulte valores, horários e faça a compra da passagem.
Leia mais sobre Bruges:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
185 Comentários
Léa
Oi Rodrigo, gostei muito do seu site, parabéns! Eu tenho uma indagação quanto ao funcionamento da cidade de Bruges na segunda-feira. Li em outro site que alguns museus e bares fecham nas segundas, e no meu roteiro o pit-stop está programado justamente nesse dia da semana. Gostaria de saber também quanto ao resto da Europa, se as atrações costumam diminuir nos domingos ou segundas. Vou passar o mês de setembro viajando entre amsterdam, paris, vale de loire e rota romântica na alemanha, e queria saber se realmente os restaurantes e atrações turísticas fecham. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Léa, no geral em Paris os museus e atrações turísticas fecham na segunda ou terça. Não sei lhe informar se o resto da Europa segue o mesmo padrão. Pesquise nos sites oficiais. Nas pequenas cidades francesas o comércio e alguns restaurantes fecham aos domingos.
Abraços.
MARCIA FERREIRA REZENDE
OLÁ, ESTOU INDO PARA UM CONGRESSO EM LYON, ADOREI SEU POST SOBRE O Q FAZER E ONDE FICAR, QUEREMOS FAZER PASSEIOS NA REDONDEZA, VC ME INDICA ALGUM PASSEIO PARA BOURGOGNE PARTINDO DE LYON? ABRAÇO
Rodrigo Lavalle
Márcia, leia os nossos artigos sobre a Borgonha: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/bourgogne/. Vocês podem ir de carro de Lyon até Dijon (por volta de 2h) passando por Beaune e pelas rotas de vinho. Ou então ir direto de trem sem fazer a rota de vinhos.
Abraços.
ana
Parabens por todas as dicas imperdiveis !
irei em paris final de marco agora. ficarei hospedada na Champs Elysees. Gostaria de ir de trem para Bruges, pode me ajudar ? Trem comum mesmo ok ? obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana, só existe um tipo de trem que faz a ligação entre Paris e Bruges. Esse trem é o TGV que foi citado no artigo acima, você os pega na Gare du Nord em Paris. Pesquise os horários e preços das passagens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/.
Abraços.
Daniele
Nós amamos Brugges. Alugamos um carro de Paris, pois nosso destino era Amsterdã, e Brugges ficava na metade do caminho. Adoramos! A cidade é linda!! Planejamos passar dois dias, mas acho que valia mais!!! Fomos em uma época ótima, em outubro, que é outono. Curtimos um friozinho, mas bem de leve e a cidade estava confortável de movimento (chegamos a reencontrar alguns turistas em outros pontos que fomos! e além de muitos brasileiros! rs)! Ficamos caminhando pelas suas ruelas, tem vários museus e lugarzinhos belos no caminho (surpresas ao longo do trajeto! uma construção linda, uma jardim,etc). É tudo muito mágico! Na hora de comer, fugimos da Praça central, pois os restaurantes nas ruelas batem de mil a zero em charme!! Aproveitem as cervejas belgas, com grande variedade! Para mim é a cidade mais linda e romântica que conheci (e acho dificil não achar isso!! é muito charme!!)! Aproveitem!!!
marcelo
rodrigo, essas meninas com pranchetinhas recolhendo assinaturas, que você fala e alguma tentativa delas de desviar atenção para furtos?
Rodrigo Lavalle
Marcelo, sim. Elas desviam a atenção dos turistas enquanto as companheiras furtam carteiras, dinheiro, passaportes. Passe reto por elas.
Abraços.
marcelo
Rodrigo tudo bem!
Vou a paris em maio vou ficar no hotel íbis perto da torre ir andando no hotel ate a torre é perigoso? dizem que é 15 minutos a pé
Estou pensando passa um dia em brugues pelo pacote de turismo você recomenda é um bom passeio?
Rodrigo Lavalle
Marcelo, não é perigoso. A região é ótima. Só tome cuidado com as meninas com pranchetinhas recolhendo assinaturas. Não dê atenção a elas, siga em frente.
Bruges é uma cidade linda. Leia nossos artigos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/bruges/.
Abraços.
Clarisse Pimenta
Adorei as dicas, porém não citaria o filme Na Mira do Chefe para quem for a Bruges. Só se for para não vê-lo. O filme mostra muito da beleza de Bruges, mas com muitas críticas à cidade e ao país.
Bruges é um lugar maravilhoso. De paz, cultura e beleza impressionante. Lembro muito bem da frase que a dona do nosso hotel falou: “you are in Bruges, you are safe”. Estive lá em setembro e voltei apaixonada.
barbara
Delícia…. Quero muito ir a Bruges… Estive em Bruxelas, por um dia. Foi maravilhoso. Passear pelas ruas cheirando a chocolate e se maravilhar com a Grand Place pela manhã …. conhecer o fofo Manekipin (não lembro como escreve …) e passar a tarde em um bar super tradicional, ao lado do Manekipin (P…….. – inicia com P o nome, não lembro o nome direito rsss) saboreando diferentes cervejas belgas indicadas pelos garçons belgas … ahhhhhhh que saudadessssss …. Ainda posso sentir o cheiro do chocolate, o sabor de uma Cerveja com C maiúsculo e o encantamento da visão da Grand Place …
Valeria
Olá, muito boas essas dicas, parabéns! Gostaria de uma opinião sua para eu montar um roteiro The Flash pela Bélgica (Antuérpia, Ghent, Bruges e Bruxelas) de trem em três dias sanduichados entre uma viagem de Thalys entre Amsterdam e Paris. Estou em dúvida sobre a melhor sequência para visitar essas cidades de forma que eu possa aproveitar o máximo do tempo disponível. Saio de Amsterdam num sábado 9h18 de Thalys em direção à Antuérpia e na terça-feira 10h18 embarco noutro Thalys de Bruxelas para Paris. Isso é o certo, o restante estou tentando decidir para tratar de reservar os hotéis.
Veja só: a idéia é fazer apenas um pit-stop de algumas horas na Antuérpia, deixando as malas na estação central (que é belíssima) enquanto dou uma volta pelo centro histórico.
Dúvida 1: vale mais a pena depois pegar um trem local para Bruxelas (50min), Ghent (50min) ou Bruges (1h20) para aproveitar o resto do dia e a noite, salientando que se trata de um sábado? Essa escolha inicial poderá determinar a sequência que farei para visitar as demais cidades. Como o dia seguinte é domingo, talvez haja algum motivo/atração especial que seja vantajoso aproveitá-lo em uma cidade específica em detrimento das outras. Ou, ao contrário, pode ser que seja totalmente contra-indicado passar o domingo em alguma dessas cidades e eu não faço a menor ideia. O mesmo em relação à segunda-feira, que às vezes pode ser um dia complicado para turistas em determinada cidade porque muitas coisas não funcionam. Por isso preciso de informações sobre como é visitar essas três cidades (Bruxelas, Ghent e Bruges) em pleno sábado, domingo e segunda-feira para poder decidir onde é melhor estar em cada dia…
Dúvida 2: Ao invés de escolher uma única base e fazer bate-voltas, estou pensando em pernoitar uma noite em cada cidade (Bruxelas, Ghent e Bruges) e, assim, ter a experiência de caminhar e curtir as luzes noturnas de cada uma sem me preocupar em pegar trem de volta. Ainda mais que estarei vindo de cinco dias em Amsterdam e depois terei outros sete em Paris, sem função alguma com troca-troca de hotel, abre-fecha de malas etc. Você acha factível dormir uma noite em cada uma das cidades que citei ou o que recomenda? Nesse caso, qual seria na sua opinião a melhor sequência para eu visitar essas cidades saindo da Antuérpia pensando em cada uma delas no sábado, domingo ou segunda? E ainda posso dar uma esticada nos lugares em que eu acordar na manhã de domingo e de segunda antes de partir para o próximo destino… Lembrando que na terça-feira 10h18 embarco no Thalys em Bruxelas para Paris. Bom, é isso, agradeço muito qualquer sugestão!!!
Rodrigo Lavalle
Valéria, infelizmente não conheço a Bélgica e suas cidades o suficiente para te ajudar. Eu não sei o que funciona e o que fecha em cada uma delas no sábado, no domingo e na segunda. O blog é especilazado em Paris, foi um de nossos leitores que escreveu esses artigos sobre Bruges e creio que ele não acompanha os comentários nos posts.
Abraços.
Cristina
Olá Lina. Bom dia..
Em dezembro farei um passeio de 20 dias na França, tendo que terminar em Aix-em-provence, onde minha filha estuda. O que fica mais prático com relação à transporte ( e barato)? Iniciando por Paris, fazer Paris-Londres-Bruges-Amasterdam-Aix, ou Paris-Bruges-amsterdan-Londres-Aix?? O que vc aconselha? obrigada
Rodrigo Lavalle
Cristina, Paris-Londres é um trecho mais direto e simples. Quanto a valores eu não sei te informar o que ficaria mais barato. Pesquise trens, trajetos, horários e preços de passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.